A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comprometimento organizacional: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Sofia Batista
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18563
Resumo: O panorama atual da sociedade e das organizações carece de compreender e conhecer se as competências dos colaboradores estão ou não a ser aproveitadas dentro da organização e/ou se as suas necessidades profissionais e pessoais estão a ser valorizadas. O presente estudo pretende evidenciar a importância da gestão das expectativas na motivação e comprometimento organizacional de 152 colaboradores de uma organização do setor farmacêutico português. A análise quantitativa dos dados foi realizada através do software SPSS e a qualitativa através de matrizes de análise de conteúdo. Os resultados mostram quais são as expectativas dos colaboradores desde a sua integração, os fatores que contribuem para os elevados níveis de motivação e comprometimento e como o trabalho desenvolvido pelas chefias comtempla a gestão das expectativas e motivações. Consideramos que as expectativas são um pilar fulcral na gestão das equipas em prol da motivação e do comprometimento; The importance of managing the expectations of employees in increasing the motivation and organizational commitment – Case Study Abstract: The current situation of society and organizations lack the understanding and knowing that the skills of employees are either not being utilized within the organization and / or their professional and personal needs are being valued. This study aims to highlight the importance of managing expectations in motivation and organizational commitment of 152 employees of an organization of the Portuguese pharmaceutical sector. The quantitative data analysis was performed using SPSS software and qualitative matrices through content analysis. The results show what the expectations of employees since its integration, the factors contributing to the high levels of motivation and commitment and how the work done by managers contemplates the management of expectations and motivations. We believe that the expectations are a key pillar in the management of teams for the sake of motivation and commitment.
id RCAP_bac010b4b9064ac8956ded4c07b58144
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comprometimento organizacional: estudo de casoExpectativasMotivaçãoComprometimentoExpectationsMotivationCommitmentO panorama atual da sociedade e das organizações carece de compreender e conhecer se as competências dos colaboradores estão ou não a ser aproveitadas dentro da organização e/ou se as suas necessidades profissionais e pessoais estão a ser valorizadas. O presente estudo pretende evidenciar a importância da gestão das expectativas na motivação e comprometimento organizacional de 152 colaboradores de uma organização do setor farmacêutico português. A análise quantitativa dos dados foi realizada através do software SPSS e a qualitativa através de matrizes de análise de conteúdo. Os resultados mostram quais são as expectativas dos colaboradores desde a sua integração, os fatores que contribuem para os elevados níveis de motivação e comprometimento e como o trabalho desenvolvido pelas chefias comtempla a gestão das expectativas e motivações. Consideramos que as expectativas são um pilar fulcral na gestão das equipas em prol da motivação e do comprometimento; The importance of managing the expectations of employees in increasing the motivation and organizational commitment – Case Study Abstract: The current situation of society and organizations lack the understanding and knowing that the skills of employees are either not being utilized within the organization and / or their professional and personal needs are being valued. This study aims to highlight the importance of managing expectations in motivation and organizational commitment of 152 employees of an organization of the Portuguese pharmaceutical sector. The quantitative data analysis was performed using SPSS software and qualitative matrices through content analysis. The results show what the expectations of employees since its integration, the factors contributing to the high levels of motivation and commitment and how the work done by managers contemplates the management of expectations and motivations. We believe that the expectations are a key pillar in the management of teams for the sake of motivation and commitment.Universidade de Évora2016-06-23T15:02:52Z2016-06-232015-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18563http://hdl.handle.net/10174/18563TID:201244578porDepartamento de Gestãoana.sbmarques@gmail.com256Marques, Ana Sofia Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:27.411831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comprometimento organizacional: estudo de caso
title A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comprometimento organizacional: estudo de caso
spellingShingle A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comprometimento organizacional: estudo de caso
Marques, Ana Sofia Batista
Expectativas
Motivação
Comprometimento
Expectations
Motivation
Commitment
title_short A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comprometimento organizacional: estudo de caso
title_full A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comprometimento organizacional: estudo de caso
title_fullStr A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comprometimento organizacional: estudo de caso
title_full_unstemmed A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comprometimento organizacional: estudo de caso
title_sort A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comprometimento organizacional: estudo de caso
author Marques, Ana Sofia Batista
author_facet Marques, Ana Sofia Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Sofia Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Expectativas
Motivação
Comprometimento
Expectations
Motivation
Commitment
topic Expectativas
Motivação
Comprometimento
Expectations
Motivation
Commitment
description O panorama atual da sociedade e das organizações carece de compreender e conhecer se as competências dos colaboradores estão ou não a ser aproveitadas dentro da organização e/ou se as suas necessidades profissionais e pessoais estão a ser valorizadas. O presente estudo pretende evidenciar a importância da gestão das expectativas na motivação e comprometimento organizacional de 152 colaboradores de uma organização do setor farmacêutico português. A análise quantitativa dos dados foi realizada através do software SPSS e a qualitativa através de matrizes de análise de conteúdo. Os resultados mostram quais são as expectativas dos colaboradores desde a sua integração, os fatores que contribuem para os elevados níveis de motivação e comprometimento e como o trabalho desenvolvido pelas chefias comtempla a gestão das expectativas e motivações. Consideramos que as expectativas são um pilar fulcral na gestão das equipas em prol da motivação e do comprometimento; The importance of managing the expectations of employees in increasing the motivation and organizational commitment – Case Study Abstract: The current situation of society and organizations lack the understanding and knowing that the skills of employees are either not being utilized within the organization and / or their professional and personal needs are being valued. This study aims to highlight the importance of managing expectations in motivation and organizational commitment of 152 employees of an organization of the Portuguese pharmaceutical sector. The quantitative data analysis was performed using SPSS software and qualitative matrices through content analysis. The results show what the expectations of employees since its integration, the factors contributing to the high levels of motivation and commitment and how the work done by managers contemplates the management of expectations and motivations. We believe that the expectations are a key pillar in the management of teams for the sake of motivation and commitment.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-23T00:00:00Z
2016-06-23T15:02:52Z
2016-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18563
http://hdl.handle.net/10174/18563
TID:201244578
url http://hdl.handle.net/10174/18563
identifier_str_mv TID:201244578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
ana.sbmarques@gmail.com
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136586627022848