e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durão, Conceição Maria Assoreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1600
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia
id RCAP_bb45943921b908c2a90ee97e2fe1f4ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1600
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridostutore-tutore-moderadortutoriaaprendizagem em ambientes híbridose-moderatingtutoringhybrid learning environmentsRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação MultimédiaO presente projeto, e-Tutor: Papel e Intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos, foi realizado na plataforma “e-Raízes.Redes”, criada e desenvolvida pela equipa de e-Learning do Instituto Politécnico de Santarém (IPS) e teve por finalidade observar e analisar as diferentes formas de tutoria realizadas pelos tutores convidados, para percebermos o papel e competências necessárias a um e-tutor em ambientes híbridos de ensino-aprendizagem. Tentámos também verificar se o e-tutor foi dinamizador do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade de aprendizagem; e, se a sua intervenção facilitou ou impulsionou os e-estudantes para aprendizagens mais significativas, ajudando-os a atingir os objetivos e a desenvolver as competências previstas para a Unidade Curricular (UC) de Seminário I, dinamizada em formato on-line. Este estudo foi desenvolvido ao longo do 2º ano do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, envolvendo os mestrandos da 3ª Edição inscritos na Unidade Curricular de Seminário: Análise, conceção e produção de relatórios de estágio I, que decorreu num formato e-learning. O ambiente de estudo tentou ainda responder ao contrato de confiança firmado entre o Governo e o Sistema de Ensino Superior Português, em 11 janeiro de 2010.This project, e-Tutor: Role and Intervention in collaborative learning environments in hybrids, was performed on the platform "e-Raízes.Redes", created and developed by a team of e-Learning at the Institution of Higher Education of Santarém (IPS) and aimed to observe and analyze the different forms of mentoring made by tutors invited to perceive the role and skills needed for an e-tutor in hybrid environments for teaching and learning. We also found that the tutor was the facilitator of the teaching-learning process, contributing to the development of a learning community, and if the tutor’s intervention facilitated or stimulated students to e-learning more meaningful, helping them to achieve goals and develop the skills provided for the Course Unit - Seminar I, developed in online format. This study was developed during the 2nd year of Master in Multimedia Education and Communication, involving the masters of the 3rd edition subscribers in the Course of Seminar: Analysis, design and production of reports for training I, which took place in a format e-learning. The study environment still tried to answer to the agreement signed between the Government and the Portuguese Higher Education System on 11 January 2010.Barbas, MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDurão, Conceição Maria Assoreira2016-10-11T21:07:29Z2011-06-212011-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:51.898781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos
title e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos
spellingShingle e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos
Durão, Conceição Maria Assoreira
tutor
e-tutor
e-moderador
tutoria
aprendizagem em ambientes híbridos
e-moderating
tutoring
hybrid learning environments
title_short e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos
title_full e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos
title_fullStr e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos
title_full_unstemmed e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos
title_sort e-Tutor : papel e intervenção na aprendizagem colaborativa em ambientes híbridos
author Durão, Conceição Maria Assoreira
author_facet Durão, Conceição Maria Assoreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbas, Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Durão, Conceição Maria Assoreira
dc.subject.por.fl_str_mv tutor
e-tutor
e-moderador
tutoria
aprendizagem em ambientes híbridos
e-moderating
tutoring
hybrid learning environments
topic tutor
e-tutor
e-moderador
tutoria
aprendizagem em ambientes híbridos
e-moderating
tutoring
hybrid learning environments
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-21
2011-06-21T00:00:00Z
2016-10-11T21:07:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1600
url http://hdl.handle.net/10400.15/1600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028920573952