Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-38707 http://hdl.handle.net/10071/14360 |
Resumo: | Este trabalho assume-se à partida como uma reflexão sobre uma prática prolongada em formação profissional e de intervenção nas organizações. Não tem portanto um carácter de investigação sobre modelos. O seu objectivo central é antes o de propor uma leitura crítica que permite intervir de uma forma mais eficaz neste domínio. A abordagem que aqui desenvolvemos está estruturada em três momentos. – Num primeiro tempo comparam-se os modelos escolares dominantes nos países industrializados; - Em seguida procura-se elucidar as práticas de avaliação da formação a partir das Metáforas escolar do poder e da qualidade. – por fim, descreve-se um caso concreto de formação profissional estruturado a partir da metáfora da qualidade. |
id |
RCAP_bb7d22db97e3ecfbe0ce2924161a6e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14360 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantesModelos escolaresFormação profissionalEducação profissionalSistema de formaçãoPráticas de avaliação de formaçãoQualidade profissionalEste trabalho assume-se à partida como uma reflexão sobre uma prática prolongada em formação profissional e de intervenção nas organizações. Não tem portanto um carácter de investigação sobre modelos. O seu objectivo central é antes o de propor uma leitura crítica que permite intervir de uma forma mais eficaz neste domínio. A abordagem que aqui desenvolvemos está estruturada em três momentos. – Num primeiro tempo comparam-se os modelos escolares dominantes nos países industrializados; - Em seguida procura-se elucidar as práticas de avaliação da formação a partir das Metáforas escolar do poder e da qualidade. – por fim, descreve-se um caso concreto de formação profissional estruturado a partir da metáfora da qualidade.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)/Edições Colibri2017-09-05T15:19:58Z1994-01-01T00:00:00Z19942017-09-05T15:17:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-38707http://hdl.handle.net/10071/14360por0874-204910.17575/rpsicol.v9i3.700Lopes, A.Reto, L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:26:12ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
title |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
spellingShingle |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes Lopes, A. Modelos escolares Formação profissional Educação profissional Sistema de formação Práticas de avaliação de formação Qualidade profissional |
title_short |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
title_full |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
title_fullStr |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
title_full_unstemmed |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
title_sort |
Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes |
author |
Lopes, A. |
author_facet |
Lopes, A. Reto, L. |
author_role |
author |
author2 |
Reto, L. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, A. Reto, L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos escolares Formação profissional Educação profissional Sistema de formação Práticas de avaliação de formação Qualidade profissional |
topic |
Modelos escolares Formação profissional Educação profissional Sistema de formação Práticas de avaliação de formação Qualidade profissional |
description |
Este trabalho assume-se à partida como uma reflexão sobre uma prática prolongada em formação profissional e de intervenção nas organizações. Não tem portanto um carácter de investigação sobre modelos. O seu objectivo central é antes o de propor uma leitura crítica que permite intervir de uma forma mais eficaz neste domínio. A abordagem que aqui desenvolvemos está estruturada em três momentos. – Num primeiro tempo comparam-se os modelos escolares dominantes nos países industrializados; - Em seguida procura-se elucidar as práticas de avaliação da formação a partir das Metáforas escolar do poder e da qualidade. – por fim, descreve-se um caso concreto de formação profissional estruturado a partir da metáfora da qualidade. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-01-01T00:00:00Z 1994 2017-09-05T15:19:58Z 2017-09-05T15:17:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-38707 http://hdl.handle.net/10071/14360 |
url |
https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-38707 http://hdl.handle.net/10071/14360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0874-2049 10.17575/rpsicol.v9i3.700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP)/Edições Colibri |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP)/Edições Colibri |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303952868507648 |