Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, A.
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Reto, L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-38707
http://hdl.handle.net/10071/14360
Resumo: Este trabalho assume-se à partida como uma reflexão sobre uma prática prolongada em formação profissional e de intervenção nas organizações. Não tem portanto um carácter de investigação sobre modelos. O seu objectivo central é antes o de propor uma leitura crítica que permite intervir de uma forma mais eficaz neste domínio. A abordagem que aqui desenvolvemos está estruturada em três momentos. – Num primeiro tempo comparam-se os modelos escolares dominantes nos países industrializados; - Em seguida procura-se elucidar as práticas de avaliação da formação a partir das Metáforas escolar do poder e da qualidade. – por fim, descreve-se um caso concreto de formação profissional estruturado a partir da metáfora da qualidade.
id RCAP_bb7d22db97e3ecfbe0ce2924161a6e8e
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantesModelos escolaresFormação profissionalEducação profissionalSistema de formaçãoPráticas de avaliação de formaçãoQualidade profissionalEste trabalho assume-se à partida como uma reflexão sobre uma prática prolongada em formação profissional e de intervenção nas organizações. Não tem portanto um carácter de investigação sobre modelos. O seu objectivo central é antes o de propor uma leitura crítica que permite intervir de uma forma mais eficaz neste domínio. A abordagem que aqui desenvolvemos está estruturada em três momentos. – Num primeiro tempo comparam-se os modelos escolares dominantes nos países industrializados; - Em seguida procura-se elucidar as práticas de avaliação da formação a partir das Metáforas escolar do poder e da qualidade. – por fim, descreve-se um caso concreto de formação profissional estruturado a partir da metáfora da qualidade.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)/Edições Colibri2017-09-05T15:19:58Z1994-01-01T00:00:00Z19942017-09-05T15:17:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-38707http://hdl.handle.net/10071/14360por0874-204910.17575/rpsicol.v9i3.700Lopes, A.Reto, L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:26:12ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
title Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
spellingShingle Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
Lopes, A.
Modelos escolares
Formação profissional
Educação profissional
Sistema de formação
Práticas de avaliação de formação
Qualidade profissional
title_short Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
title_full Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
title_fullStr Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
title_full_unstemmed Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
title_sort Formação profissional. Avaliação da eficácia e metáforas dominantes
author Lopes, A.
author_facet Lopes, A.
Reto, L.
author_role author
author2 Reto, L.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, A.
Reto, L.
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos escolares
Formação profissional
Educação profissional
Sistema de formação
Práticas de avaliação de formação
Qualidade profissional
topic Modelos escolares
Formação profissional
Educação profissional
Sistema de formação
Práticas de avaliação de formação
Qualidade profissional
description Este trabalho assume-se à partida como uma reflexão sobre uma prática prolongada em formação profissional e de intervenção nas organizações. Não tem portanto um carácter de investigação sobre modelos. O seu objectivo central é antes o de propor uma leitura crítica que permite intervir de uma forma mais eficaz neste domínio. A abordagem que aqui desenvolvemos está estruturada em três momentos. – Num primeiro tempo comparam-se os modelos escolares dominantes nos países industrializados; - Em seguida procura-se elucidar as práticas de avaliação da formação a partir das Metáforas escolar do poder e da qualidade. – por fim, descreve-se um caso concreto de formação profissional estruturado a partir da metáfora da qualidade.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-01-01T00:00:00Z
1994
2017-09-05T15:19:58Z
2017-09-05T15:17:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-38707
http://hdl.handle.net/10071/14360
url https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-38707
http://hdl.handle.net/10071/14360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-2049
10.17575/rpsicol.v9i3.700
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)/Edições Colibri
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)/Edições Colibri
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303952868507648