A saúde e a doença dos professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Felismina
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1051
Resumo: Este artigo analisa as representações de saúde e doença de um grupo de professores da Universidade de Évora. As dimensões analíticas seleccionadas nesta pesquisa permitem concluir que, nas concepções expressas por estes docentes prevalece uma imagem de saúde construída e estruturada a partir da doença e do tempo. É a doença que delimita todo o processo de valorização da saúde e é o tempo que organiza e orienta todas as decisões que os professores universitários têm que tomar sobre a saúde e a doença. Num quotidiano (quase) exclusivamente preenchido pelos projectos profissionais, é o tempo de que não dispõem e o tempo que sonham vir um dia a poder dispor, que comanda as suas vidas. Para os professores universitários é a espera temporal que medeia todo o processo de tomada de decisões sobre a doença e é também o tempo (a falta dele) que os leva a não se preocuparem com a saúde, a não ser quando já não a têm. A relação com o tempo é eminentemente social na representação de saúde e doença produzida pelos professores universitários.
id RCAP_bbe8bbebe3045a182f08b718519f4bfb
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A saúde e a doença dos professores universitáriosSaúdeDoençaRepresentação socialProfissãoHealthIllnessSocial representationProfessionEste artigo analisa as representações de saúde e doença de um grupo de professores da Universidade de Évora. As dimensões analíticas seleccionadas nesta pesquisa permitem concluir que, nas concepções expressas por estes docentes prevalece uma imagem de saúde construída e estruturada a partir da doença e do tempo. É a doença que delimita todo o processo de valorização da saúde e é o tempo que organiza e orienta todas as decisões que os professores universitários têm que tomar sobre a saúde e a doença. Num quotidiano (quase) exclusivamente preenchido pelos projectos profissionais, é o tempo de que não dispõem e o tempo que sonham vir um dia a poder dispor, que comanda as suas vidas. Para os professores universitários é a espera temporal que medeia todo o processo de tomada de decisões sobre a doença e é também o tempo (a falta dele) que os leva a não se preocuparem com a saúde, a não ser quando já não a têm. A relação com o tempo é eminentemente social na representação de saúde e doença produzida pelos professores universitários.This article probes the representations of health and illness of a teachers" group from the University of Évora. The useness of the analytical dimensions of the research allows us to say that, in the expressed conceptions by these teachers, prevails an image of health, built and structured from the illness itself and time. It is illness, which establishes all the process of health valorisation and it is time (which is not available to them) that organises and guides all the decisions that the university teachers must take about health and illness. In a quotidian (almost) exclusively fulfilled by professional projects are both, the time not available and the time they wonder that may dispose some day, that command their lives. For the university teachers is the temporal delay that mediate the process of reaching a decision about illness and is also the time (for lack of it) that make university teachers to take health easy, unless when they are no more healthy. The relation with time in the representation of health and illness produced by university teachers is eminently a social one.Cet article analyse les représentations de santé et de maladie d"un groupe de professeurs de l"Université de Évora. Les dimensions analytiques choisies dans cet étude ont permis conclure qui, dans les conceptions exprimés par ces enseignants a prévalu une image d santé et de maladie construire et structurée depuis de la maladie et du temps. C"est la maladie qui délimite tout le procès de valorisation de la santé et c"est le temps qui organise et oriente tous les décisions qui les professeurs d"université ont à prendre dans le domaine de la santé et de la maladie. Dans un quotidien (presque) exclusivement rempli par ses projects professionnels, c"est le temps dont ils ne disposent pas et les temps qu"ils rêvent avoir un jour, qui réglent ses vies. Pour les professeurs universitaires c"est l"attente temporal qui médiatise tout le procès de décision sur la maladie et c"est aussi le temps (son absence) qui les menent à ne se soucier pas avec la santé, sauf quand ils ne l"ont plus. La relation avec le temps est éminemment sociale dans la représentation de la santé et de la maladie produite par les professeurs d"université.Este artículo analiza las representaciones de salud y enfermedad de un grupo de profesores de la Universidad de Évora. Las dimensiones analíticas seleccionadas en esta investigación permiten concluir que, en las concepciones expresadas por estos docentes predomina una imagen de salud construida y estructurada a partir de la enfermedad y del tiempo. Es la enfermedad que delimita toda la valorización de la salud y es el tiempo que organiza y orienta todas las decisiones que los profesores universitarios tienen que formar sobre la salud y la enfermedad. En un cotidiano (casi) exclusivamente ocupado por los proyectos profesionales, es el tiempo del que no disponen, que dirige sus vidas. Para los profesores universitarios es la espera temporal que mediatiza todo el proceso de forma de decisiones sobre la enfermedad y es también el tiempo (la falta de él) que los lleva a no preocuparse con la salud, a no ser cuando ya no la tienen. La relación con el tiempo es inminentemente social en la representación de salud y enfermedad producida por los profesores universitarios.CIES-ISCTE / CELTA2008-12-23T11:26:58Z1996-01-01T00:00:00Z1996-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1051por0873-6529Mendes, Felisminainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:35:14ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A saúde e a doença dos professores universitários
title A saúde e a doença dos professores universitários
spellingShingle A saúde e a doença dos professores universitários
Mendes, Felismina
Saúde
Doença
Representação social
Profissão
Health
Illness
Social representation
Profession
title_short A saúde e a doença dos professores universitários
title_full A saúde e a doença dos professores universitários
title_fullStr A saúde e a doença dos professores universitários
title_full_unstemmed A saúde e a doença dos professores universitários
title_sort A saúde e a doença dos professores universitários
author Mendes, Felismina
author_facet Mendes, Felismina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Felismina
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Doença
Representação social
Profissão
Health
Illness
Social representation
Profession
topic Saúde
Doença
Representação social
Profissão
Health
Illness
Social representation
Profession
description Este artigo analisa as representações de saúde e doença de um grupo de professores da Universidade de Évora. As dimensões analíticas seleccionadas nesta pesquisa permitem concluir que, nas concepções expressas por estes docentes prevalece uma imagem de saúde construída e estruturada a partir da doença e do tempo. É a doença que delimita todo o processo de valorização da saúde e é o tempo que organiza e orienta todas as decisões que os professores universitários têm que tomar sobre a saúde e a doença. Num quotidiano (quase) exclusivamente preenchido pelos projectos profissionais, é o tempo de que não dispõem e o tempo que sonham vir um dia a poder dispor, que comanda as suas vidas. Para os professores universitários é a espera temporal que medeia todo o processo de tomada de decisões sobre a doença e é também o tempo (a falta dele) que os leva a não se preocuparem com a saúde, a não ser quando já não a têm. A relação com o tempo é eminentemente social na representação de saúde e doença produzida pelos professores universitários.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01T00:00:00Z
1996-01
2008-12-23T11:26:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1051
url http://hdl.handle.net/10071/1051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303991781163008