A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nuno Miguel Martins da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1085
Resumo: Nos dias de hoje, assistimos a uma evolução sem precedentes das tecnologias de informação nos mais diversos domínios, nomeadamente organizacional, social e económico. A Web é o principal motor desta evolução, em que passamos de um simples sistema de apresentação de páginas estáticas interligadas, para uma plataforma poderosa de comunicação e de informação em que a interação, o dinamismo e os recursos multimédia são as suas principais características, permitindo caracterizar uma nova geração de ferramentas Web. Com o objetivo de mudar a Internet para uma plataforma, a Web 2.0 compreende um conjunto de regras para obter o sucesso, em que a principal é o desenvolvimento de aplicações que aproveitem os efeitos de rede, tornando-se mais ricas com a alteração de atitude e de comportamento na comunicação entre pessoas, no relacionamento e na participação social. Este comportamento manifesta-se na enorme adesão a redes sociais, em que é classificado e disponibilizado todo o tipo de conteúdo que pode caracterizar o utilizador, desde a uma simples fotografia a um vídeo complexo de um projeto realizado. Neste contexto, as bolsas de empregos tendem a evoluir para a realidade das redes sociais, adicionando às enumeras funcionalidades dos candidatos e instituições (e.g. divulgação de oportunidades de emprego, divulgação de ofertas, a interação com potenciais colaboradores, etc.), grandes melhorias a nível de caracterização, tornando os processos de recrutamento mais orientados aos utilizadores. Este trabalho aborda a utilização da multimédia (com a integração de elementos multimédia como anexo ao formato tradicional do curriculum vitae) nas bolsas de empregos, onde se verifica que é de facto uma mais valia para os seus intervenientes, no entanto é preciso ter em atenção que existem fatores críticos na sua utilização como a ausência de competências para a produção de conteúdo multimédia ou a falta de conteúdo relevante.
id RCAP_bc612db3e8a7f24789482943f6c898d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédiaMultimédiaEmpregoCurrilum VitaeNos dias de hoje, assistimos a uma evolução sem precedentes das tecnologias de informação nos mais diversos domínios, nomeadamente organizacional, social e económico. A Web é o principal motor desta evolução, em que passamos de um simples sistema de apresentação de páginas estáticas interligadas, para uma plataforma poderosa de comunicação e de informação em que a interação, o dinamismo e os recursos multimédia são as suas principais características, permitindo caracterizar uma nova geração de ferramentas Web. Com o objetivo de mudar a Internet para uma plataforma, a Web 2.0 compreende um conjunto de regras para obter o sucesso, em que a principal é o desenvolvimento de aplicações que aproveitem os efeitos de rede, tornando-se mais ricas com a alteração de atitude e de comportamento na comunicação entre pessoas, no relacionamento e na participação social. Este comportamento manifesta-se na enorme adesão a redes sociais, em que é classificado e disponibilizado todo o tipo de conteúdo que pode caracterizar o utilizador, desde a uma simples fotografia a um vídeo complexo de um projeto realizado. Neste contexto, as bolsas de empregos tendem a evoluir para a realidade das redes sociais, adicionando às enumeras funcionalidades dos candidatos e instituições (e.g. divulgação de oportunidades de emprego, divulgação de ofertas, a interação com potenciais colaboradores, etc.), grandes melhorias a nível de caracterização, tornando os processos de recrutamento mais orientados aos utilizadores. Este trabalho aborda a utilização da multimédia (com a integração de elementos multimédia como anexo ao formato tradicional do curriculum vitae) nas bolsas de empregos, onde se verifica que é de facto uma mais valia para os seus intervenientes, no entanto é preciso ter em atenção que existem fatores críticos na sua utilização como a ausência de competências para a produção de conteúdo multimédia ou a falta de conteúdo relevante.Instituto Politécnico de ViseuVilaça, José MiguelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Nuno Miguel Martins da2012-05-17T14:25:50Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:37ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédia
title A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédia
spellingShingle A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédia
Costa, Nuno Miguel Martins da
Multimédia
Emprego
Currilum Vitae
title_short A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédia
title_full A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédia
title_fullStr A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédia
title_full_unstemmed A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédia
title_sort A multimédia na bolsa de emprego: integração de elementos multimédia
author Costa, Nuno Miguel Martins da
author_facet Costa, Nuno Miguel Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilaça, José Miguel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Nuno Miguel Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Multimédia
Emprego
Currilum Vitae
topic Multimédia
Emprego
Currilum Vitae
description Nos dias de hoje, assistimos a uma evolução sem precedentes das tecnologias de informação nos mais diversos domínios, nomeadamente organizacional, social e económico. A Web é o principal motor desta evolução, em que passamos de um simples sistema de apresentação de páginas estáticas interligadas, para uma plataforma poderosa de comunicação e de informação em que a interação, o dinamismo e os recursos multimédia são as suas principais características, permitindo caracterizar uma nova geração de ferramentas Web. Com o objetivo de mudar a Internet para uma plataforma, a Web 2.0 compreende um conjunto de regras para obter o sucesso, em que a principal é o desenvolvimento de aplicações que aproveitem os efeitos de rede, tornando-se mais ricas com a alteração de atitude e de comportamento na comunicação entre pessoas, no relacionamento e na participação social. Este comportamento manifesta-se na enorme adesão a redes sociais, em que é classificado e disponibilizado todo o tipo de conteúdo que pode caracterizar o utilizador, desde a uma simples fotografia a um vídeo complexo de um projeto realizado. Neste contexto, as bolsas de empregos tendem a evoluir para a realidade das redes sociais, adicionando às enumeras funcionalidades dos candidatos e instituições (e.g. divulgação de oportunidades de emprego, divulgação de ofertas, a interação com potenciais colaboradores, etc.), grandes melhorias a nível de caracterização, tornando os processos de recrutamento mais orientados aos utilizadores. Este trabalho aborda a utilização da multimédia (com a integração de elementos multimédia como anexo ao formato tradicional do curriculum vitae) nas bolsas de empregos, onde se verifica que é de facto uma mais valia para os seus intervenientes, no entanto é preciso ter em atenção que existem fatores críticos na sua utilização como a ausência de competências para a produção de conteúdo multimédia ou a falta de conteúdo relevante.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2011-12-01T00:00:00Z
2012-05-17T14:25:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1085
url http://hdl.handle.net/10400.19/1085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301954344517632