Reafirmando a autoridade no meio escolar: a importância da qualidade das relações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/20873 |
Resumo: | A temática da autoridade das escolas e dos professores na sociedade actual tem sido alvo de uma crescente atenção por parte dos meios de comunicação social e da opinião pública. Identificado como um problema por parte dos órgãos decisores, a reafirmação da autoridade dos professores assume-se como objectivo a atingir. Partindo da visão de que os professores assumem um papel fundamental no processo de transmissão de conhecimento e respectiva acção educativa, enquanto figuras investidas de autoridade, o presente texto pretende explorar potenciais contributos da psicologia social para a resolução desta problemática. Neste quadro, a pesquisa realizada no domínio do reconhecimento da autoridade dos professores acentua a importância da qualidade do relacionamento entre ambas as partes – docentes e alunos. Especificamente, as evidências disponíveis indicam que a aposta em estratégias de relacionamento que considerem os interesses dos alunos, forneçam opções e minimizem o recurso a estratégias de coerção favorecem a afirmação da autoridade dos professores. |
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