Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Teresa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reis, Joana, Ramos, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22928
Resumo: RESUMO: A vertebroplastia percutânea (VP) é um procedimento minimamente invasivo realizado frequentemente em medicina humana para tratamento de fracturas vertebrais, através da injecção de um cimento ósseo. O teste de novos biomateriais depende de modelos animais adequados. O objectivo deste estudo foi desenvolver um modelo de vertebroplastia em ovinos que fosse reprodutível e seguro. No estudo ex vivo a vertebroplastia foi realizada através de um acesso parapedicular bilateral modificado em 24 vértebras lombares de ovino, divididas em 4 grupos. O cimento utilizado num grupo de controlo foi o Cerament™ (Bone Support, Lund, Sweden). No grupo experimental foi testado um novo compósito – Spine-Ghost – que consiste numa matriz de sulfato de cálcio enriquecida com partículas micrométricas de um vidro bioactivo mesoporoso. Todas as vértebras foram analisadas por micro-TAC e submetidas a testes mecânicos de compressão. Para o estudo in vivo, 16 ovelhas foram aleatoriamente divididas em dois grupos – controlo e experimental – e submetidas a VP, utilizando os mesmos cimentos do ex vivo. Todas as vértebras foram analisadas post-mortem por micro-TAC e histologia.
id RCAP_bc9cf9d7078b690c358caf97264296f0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutâneavertebroplastiapercutâneaparapedicularovinoin vivoex vivoRESUMO: A vertebroplastia percutânea (VP) é um procedimento minimamente invasivo realizado frequentemente em medicina humana para tratamento de fracturas vertebrais, através da injecção de um cimento ósseo. O teste de novos biomateriais depende de modelos animais adequados. O objectivo deste estudo foi desenvolver um modelo de vertebroplastia em ovinos que fosse reprodutível e seguro. No estudo ex vivo a vertebroplastia foi realizada através de um acesso parapedicular bilateral modificado em 24 vértebras lombares de ovino, divididas em 4 grupos. O cimento utilizado num grupo de controlo foi o Cerament™ (Bone Support, Lund, Sweden). No grupo experimental foi testado um novo compósito – Spine-Ghost – que consiste numa matriz de sulfato de cálcio enriquecida com partículas micrométricas de um vidro bioactivo mesoporoso. Todas as vértebras foram analisadas por micro-TAC e submetidas a testes mecânicos de compressão. Para o estudo in vivo, 16 ovelhas foram aleatoriamente divididas em dois grupos – controlo e experimental – e submetidas a VP, utilizando os mesmos cimentos do ex vivo. Todas as vértebras foram analisadas post-mortem por micro-TAC e histologia.Universidade do Minho2018-03-12T17:47:08Z2018-03-122017-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22928http://hdl.handle.net/10174/22928porOliveira, M. T., Potes, J. C., Queiroga, M. C., Rehman, S., Dalgarno, K., Ramos, A., & Reis, J. (2017). Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutânea [resumo]. In P. Flores et al.(Eds.), Atas do 7º Congresso Nacional de Biomecânica, Guimarães, Portugal, 10-11 de fevereiro de 2017, 19-20, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Minho, Guimarães, Portugal.mtalves@uevora.ptjmfcr@uevora.pta.ramos@ua.pt206Oliveira, Maria TeresaReis, JoanaRamos, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:49.297889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutânea
title Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutânea
spellingShingle Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutânea
Oliveira, Maria Teresa
vertebroplastia
percutânea
parapedicular
ovino
in vivo
ex vivo
title_short Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutânea
title_full Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutânea
title_fullStr Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutânea
title_full_unstemmed Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutânea
title_sort Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutânea
author Oliveira, Maria Teresa
author_facet Oliveira, Maria Teresa
Reis, Joana
Ramos, António
author_role author
author2 Reis, Joana
Ramos, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Teresa
Reis, Joana
Ramos, António
dc.subject.por.fl_str_mv vertebroplastia
percutânea
parapedicular
ovino
in vivo
ex vivo
topic vertebroplastia
percutânea
parapedicular
ovino
in vivo
ex vivo
description RESUMO: A vertebroplastia percutânea (VP) é um procedimento minimamente invasivo realizado frequentemente em medicina humana para tratamento de fracturas vertebrais, através da injecção de um cimento ósseo. O teste de novos biomateriais depende de modelos animais adequados. O objectivo deste estudo foi desenvolver um modelo de vertebroplastia em ovinos que fosse reprodutível e seguro. No estudo ex vivo a vertebroplastia foi realizada através de um acesso parapedicular bilateral modificado em 24 vértebras lombares de ovino, divididas em 4 grupos. O cimento utilizado num grupo de controlo foi o Cerament™ (Bone Support, Lund, Sweden). No grupo experimental foi testado um novo compósito – Spine-Ghost – que consiste numa matriz de sulfato de cálcio enriquecida com partículas micrométricas de um vidro bioactivo mesoporoso. Todas as vértebras foram analisadas por micro-TAC e submetidas a testes mecânicos de compressão. Para o estudo in vivo, 16 ovelhas foram aleatoriamente divididas em dois grupos – controlo e experimental – e submetidas a VP, utilizando os mesmos cimentos do ex vivo. Todas as vértebras foram analisadas post-mortem por micro-TAC e histologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-11T00:00:00Z
2018-03-12T17:47:08Z
2018-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22928
http://hdl.handle.net/10174/22928
url http://hdl.handle.net/10174/22928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, M. T., Potes, J. C., Queiroga, M. C., Rehman, S., Dalgarno, K., Ramos, A., & Reis, J. (2017). Desenvolvimento de modelo animal in vivo para vertebroplastia percutânea [resumo]. In P. Flores et al.(Eds.), Atas do 7º Congresso Nacional de Biomecânica, Guimarães, Portugal, 10-11 de fevereiro de 2017, 19-20, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Minho, Guimarães, Portugal.
mtalves@uevora.pt
jmfcr@uevora.pt
a.ramos@ua.pt
206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136620204523520