As potencialidades e os benefícios ambientais da Linha do Oeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Couto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/8347
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Ordenamento do Território e Impactes Ambientais
id RCAP_bce5fb5509e745e8603bfa9057749a6a
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/8347
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As potencialidades e os benefícios ambientais da Linha do OesteTransporte ferroviárioLinha do OesteTransporte públicoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Ordenamento do Território e Impactes AmbientaisA Linha do Oeste faz parte da rede ferroviária portuguesa. Apresenta-se situada entre a Figueira da Foz e o Cacém, atravessando todo o litoral oeste, embora também possua serviços entre Coimbra e Lisboa. É um serviço público vítima de má gestão ao longo dos últimos anos, o que conduziu a uma diminuição do número de passageiros neste tipo de transporte. Neste momento, a linha encontra-se em vias de ver encerrado parte do seu serviço de passageiros, deixando o troço a norte das Caldas da Rainha sem este tipo de serviço. A revisão de literatura publicada apresenta uma base sólida das vantagens da aposta no transporte ferroviário. Tendo em conta esta base de estudo, foi criada uma metodologia que engloba inquéritos a passageiros da Linha do Oeste, entre as Caldas da Rainha e Lisboa, inquéritos para a caracterização de indústrias que possuam e utilizem ramais privados, uma análise das emissões entre o transporte ferroviário e transporte individual rodoviário e uma avaliação estratégica das propostas apresentadas. As emissões de poluentes no transporte individual são superiores que no transporte ferroviário. No conjunto dos percursos simulados, as emissões de CO2 são superiores no transporte individual, verificando-se uma redução de cerca de 12 kg de CO2 por passageiro por viagem quando se opta pela viagem na Linha do Oeste. São apresentadas propostas de baixo custo para solucionar diversos problemas identificados na Linha do Oeste, tais como o ajuste dos horários e a melhoria do serviço de bordo. Também são apresentadas propostas para o futuro da Linha do Oeste, com custos mais elevados, tais como a transição para a sinalização electrónica, electrificação da linha, mudança de bitola ibérica para bitola europeia e alterações de traçado. Tais medidas apresentam investimentos elevados, mas com retorno ambiental, social e económico bastante positivo.Faculdade de Ciências e TecnologiaZúquete, EduardoMelo, JoãoRUNPereira, Pedro Couto2012-12-11T14:50:57Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:27:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades e os benefícios ambientais da Linha do Oeste
title As potencialidades e os benefícios ambientais da Linha do Oeste
spellingShingle As potencialidades e os benefícios ambientais da Linha do Oeste
Pereira, Pedro Couto
Transporte ferroviário
Linha do Oeste
Transporte público
title_short As potencialidades e os benefícios ambientais da Linha do Oeste
title_full As potencialidades e os benefícios ambientais da Linha do Oeste
title_fullStr As potencialidades e os benefícios ambientais da Linha do Oeste
title_full_unstemmed As potencialidades e os benefícios ambientais da Linha do Oeste
title_sort As potencialidades e os benefícios ambientais da Linha do Oeste
author Pereira, Pedro Couto
author_facet Pereira, Pedro Couto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zúquete, Eduardo
Melo, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Pedro Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte ferroviário
Linha do Oeste
Transporte público
topic Transporte ferroviário
Linha do Oeste
Transporte público
description Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Ordenamento do Território e Impactes Ambientais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11T14:50:57Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/8347
url http://hdl.handle.net/10362/8347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302889160507392