Erro e Prática em Educação Médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25754/pjp.1996.5831 |
Resumo: | O A. elabora uma reflexão sobre o erro em Educação Médica, porventura possível de ser identificado como iatrogénico no acto da Educação.Em Educação Médica, o A. considera que o erro está, quase sempre, ligado à planificação e à organização das estratégias. Neste contexto, éclássico saber-se que poucas vezes estão as necessidades de saúde coerentemente cobertas pelos objectivos elaborados em função de um determinadoplano educacional.O A. exemplifica a necessidade de introduzir o ensino-aprendizagem dos valores e atitudes a par da aquisição das competências técnicas.É ainda nesta perspectiva que o A. aponta para a premência do médico estar atento à comunicação com a pessoa e aos primeiros sinais de disfunçãoda comunicação da pessoa, sobretudo quando doente. |
id |
RCAP_bcfdc8479b2e4c13b9c423d2bb26c287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5831 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Erro e Prática em Educação MédicaEducação MédicaO A. elabora uma reflexão sobre o erro em Educação Médica, porventura possível de ser identificado como iatrogénico no acto da Educação.Em Educação Médica, o A. considera que o erro está, quase sempre, ligado à planificação e à organização das estratégias. Neste contexto, éclássico saber-se que poucas vezes estão as necessidades de saúde coerentemente cobertas pelos objectivos elaborados em função de um determinadoplano educacional.O A. exemplifica a necessidade de introduzir o ensino-aprendizagem dos valores e atitudes a par da aquisição das competências técnicas.É ainda nesta perspectiva que o A. aponta para a premência do médico estar atento à comunicação com a pessoa e aos primeiros sinais de disfunçãoda comunicação da pessoa, sobretudo quando doente.Sociedade Portuguesa de Pediatria2014-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25754/pjp.1996.5831por2184-44532184-3333Gomes-Pedro, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:56:49Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:25:12.472671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Erro e Prática em Educação Médica |
title |
Erro e Prática em Educação Médica |
spellingShingle |
Erro e Prática em Educação Médica Gomes-Pedro, João Educação Médica |
title_short |
Erro e Prática em Educação Médica |
title_full |
Erro e Prática em Educação Médica |
title_fullStr |
Erro e Prática em Educação Médica |
title_full_unstemmed |
Erro e Prática em Educação Médica |
title_sort |
Erro e Prática em Educação Médica |
author |
Gomes-Pedro, João |
author_facet |
Gomes-Pedro, João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes-Pedro, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica |
topic |
Educação Médica |
description |
O A. elabora uma reflexão sobre o erro em Educação Médica, porventura possível de ser identificado como iatrogénico no acto da Educação.Em Educação Médica, o A. considera que o erro está, quase sempre, ligado à planificação e à organização das estratégias. Neste contexto, éclássico saber-se que poucas vezes estão as necessidades de saúde coerentemente cobertas pelos objectivos elaborados em função de um determinadoplano educacional.O A. exemplifica a necessidade de introduzir o ensino-aprendizagem dos valores e atitudes a par da aquisição das competências técnicas.É ainda nesta perspectiva que o A. aponta para a premência do médico estar atento à comunicação com a pessoa e aos primeiros sinais de disfunçãoda comunicação da pessoa, sobretudo quando doente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25754/pjp.1996.5831 |
url |
https://doi.org/10.25754/pjp.1996.5831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-4453 2184-3333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Pediatria |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Pediatria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133521878450176 |