Erro e Prática em Educação Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes-Pedro, João
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.1996.5831
Resumo: O A. elabora uma reflexão sobre o erro em Educação Médica, porventura possível de ser identificado como iatrogénico no acto da Educação.Em Educação Médica, o A. considera que o erro está, quase sempre, ligado à planificação e à organização das estratégias. Neste contexto, éclássico saber-se que poucas vezes estão as necessidades de saúde coerentemente cobertas pelos objectivos elaborados em função de um determinadoplano educacional.O A. exemplifica a necessidade de introduzir o ensino-aprendizagem dos valores e atitudes a par da aquisição das competências técnicas.É ainda nesta perspectiva que o A. aponta para a premência do médico estar atento à comunicação com a pessoa e aos primeiros sinais de disfunçãoda comunicação da pessoa, sobretudo quando doente.
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