Book trailers: contributos para o desenvolvimento de vídeos apelativos e persuasivos

Bibliographic Details
Main Author: Jesus, Raquel Francisca Costa
Publication Date: 2019
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10773/28567
Summary: Os book trailers são hoje uma ferramenta de publicidade às obras literárias novas no mercado, com o objetivo de cativar e persuadir à sua compra. Estes são essencialmente divulgados em plataformas digitais como o Youtube, Facebook e Instagram. Para compreender os elementos persuasivos presentes num book trailer é essencial perceber o papel do marketing digital como estratégia de divulgação, as narrativas e o storytelling, os próprios book trailer e o vídeo persuasivo. As tendências atuais indicam que as empresas têm vindo a apostar e a desenvolver a venda e difusão dos seus produtos neste tipo de plataformas, e a indústria livreira não é disso exceção. A conceção e desenvolvimento de publicidade através de book trailers enquadra-se no domínio do marketing digital. O recurso a técnicas como a narrativa e o storytelling é usado para tornar os book trailers um produto atrativo e desejado aos olhos do público. A temática em estudo, os book trailers, ainda é uma área que apresenta uma carência no que toca a estudos de investigação. Isto também se deve ao facto dos book trailers serem um conteúdo audiovisual relativamente recente e ainda pouco explorado pelos autores e editoras. O objetivo principal do presente estudo passa por compreender quais os elementos mais apelativos e persuasivos presentes em book trailers. A metodologia adotada quanto à sua natureza é exploratória e o método utilizado é o de casos múltiplos recorrendo a um focus group e a um questionário como instrumento de recolha de dados. Os participantes foram 9 pessoas que fazem parte de diferentes gerações (X, Y ou Z), tendo sido selecionados por conveniência. Através da análise dos dados podemos identificar os sons, a banda sonora, os efeitos visuais e o recurso a imagens como alguns dos elementos chave que tornam os book trailers mais apelativos e persuasivos.
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