Reality-show: uma análise de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Samuel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2907
Resumo: Na segunda metade do séc. XX, ocorreu uma mutação no dispositivo enunciativo da televisão de que o reality-show é um dos exemplos maiores ao confiar, não tanto no enunciado quanto na enunciação. Dada a fluidez com que se apresenta e a multiplicidade de influências que o constituem, constatam-se sérias dificuldades em inseri-lo num único género. Procurando inserir-se na reflexão deste problema, o presente artigo coloca o reality-show como um género televisivo independente, dotado de convenções muito particulares que nos permite ensaiar uma definição de género mais precisa. Relevando a centralidade do quotidiano, o movimento escopofílico e a emancipação do espectador, esboça-se uma definição que dá conta da especificidade distintiva do género televisivo “reality-show”.
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