O posicionamento social das marcas Chanel e Dior e o feminismo: em busca da ligação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Catarina Sofia Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6379
Resumo: O feminismo em coerência com a moda incentivou as mudanças sociais fossem alcançadas. As saias foram substituídas por calças, permitindo a liberdade das mulheres e o mundo masculino foi abrindo portas para a participação das mulheres na política. As marcas de moda renomeadas, como a Chanel e a Dior, têm um papel relevante nas contribuições sociais, uma vez que a sua representatividade e alcance são bastante amplos. Nesta linha de pensamento é possível assumir que a história de ambas as marcas e as conquistas das mulheres encontram-se interligadas. Consequentemente, as convicções destas marcas, ao irem de encontro com o feminismo, permitem que a relação entre o poder e as mulheres seja maior. Esta visão futurista é fundamentada no posicionamento social da Chanel e Dior e nas duas diretoras criativas das marcas, uma vez que o mundo da moda é, ainda, controlado por homens. Assim sendo, este estudo visa estabelecer a ligação entre o feminismo e o posicionamento social de ambas as marcas e as suas possíveis contribuições sociais. Para tal, a metodologia que melhor se adapta é a pesquisa qualitativa com cariz exploratório, tendo em atenção a análise documental, uma vez que capacita a recolha e interpretação de documentos, com o intuito de clarificar a ligação de mútua influência de ambos os conceitos.
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