A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medina, Patrícia Saltão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41230
Resumo: Atualmente, devido principalmente à globalização, torna-se cada vez mais importante que as empresas consigam destacar o seu produto ou serviço em relação aos concorrentes, já que a maioria dos mesmos se encontram nivelados no mercado no que diz respeito à relação qualidade-preço. Os funcionários são o ponto fulcral para uma venda bem-sucedida, pelo que devem estar motivados e satisfeitos no seu local de trabalho, de forma a transparecê-lo para o cliente, já que um funcionário satisfeito trata um cliente de uma forma mais atenciosa do que um funcionário insatisfeito. Com um marketing interno ativo, as organizações conseguem reter talentos e manter a rotatividade baixa, dado que se trata de uma forma de valorizar os seus colaboradores, motivá-los, satisfazer as suas necessidades e fidelizá-los. Assim, por julgarmos ser crucial que os colaboradores se tornem fiéis à organização onde trabalham, elegemos como determinantes da fidelização dos colaboradores a uma organização, o marketing interno, a formação dos colaboradores, as recompensas psicológicas aos colaboradores, a comunicação interna, o trabalho de equipa, a satisfação com a liderança e a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, iremos testar as relações existentes entre a fidelização dos colaboradores a uma organização e os determinantes mencionados. Para isso, foi realizado um inquérito a uma empresa do setor de recursos humanos, obtendo uma amostra de 149 inquiridos, de forma a testar as 8 hipóteses formuladas. Com o recurso à análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla, podemos verificar que as recompensas psicológicas aos colaboradores e a comunicação interna exercem uma influência positiva na satisfação com a liderança. Por seu turno, a satisfação com a liderança e o marketing interno têm um impacto positivo na satisfação dos colaboradores, enquanto a formação dos colaboradores não apresenta um efeito significativo na satisfação dos colaboradores. Por fim, a satisfação dos colaboradores, o marketing interno e o trabalho em equipa influenciam positivamente a fidelização dos colaboradores a uma organização.
id RCAP_be05605bb72247e69a3370fdafeb4180
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradoresMarketing internoSatisfação dos colaboradoresFidelização dos colaboradores à organizaçãoAtualmente, devido principalmente à globalização, torna-se cada vez mais importante que as empresas consigam destacar o seu produto ou serviço em relação aos concorrentes, já que a maioria dos mesmos se encontram nivelados no mercado no que diz respeito à relação qualidade-preço. Os funcionários são o ponto fulcral para uma venda bem-sucedida, pelo que devem estar motivados e satisfeitos no seu local de trabalho, de forma a transparecê-lo para o cliente, já que um funcionário satisfeito trata um cliente de uma forma mais atenciosa do que um funcionário insatisfeito. Com um marketing interno ativo, as organizações conseguem reter talentos e manter a rotatividade baixa, dado que se trata de uma forma de valorizar os seus colaboradores, motivá-los, satisfazer as suas necessidades e fidelizá-los. Assim, por julgarmos ser crucial que os colaboradores se tornem fiéis à organização onde trabalham, elegemos como determinantes da fidelização dos colaboradores a uma organização, o marketing interno, a formação dos colaboradores, as recompensas psicológicas aos colaboradores, a comunicação interna, o trabalho de equipa, a satisfação com a liderança e a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, iremos testar as relações existentes entre a fidelização dos colaboradores a uma organização e os determinantes mencionados. Para isso, foi realizado um inquérito a uma empresa do setor de recursos humanos, obtendo uma amostra de 149 inquiridos, de forma a testar as 8 hipóteses formuladas. Com o recurso à análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla, podemos verificar que as recompensas psicológicas aos colaboradores e a comunicação interna exercem uma influência positiva na satisfação com a liderança. Por seu turno, a satisfação com a liderança e o marketing interno têm um impacto positivo na satisfação dos colaboradores, enquanto a formação dos colaboradores não apresenta um efeito significativo na satisfação dos colaboradores. Por fim, a satisfação dos colaboradores, o marketing interno e o trabalho em equipa influenciam positivamente a fidelização dos colaboradores a uma organização.Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de FigueiredoRepositório ComumMedina, Patrícia Saltão2022-06-30T11:18:44Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41230203030664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:38.657077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores
title A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores
spellingShingle A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores
Medina, Patrícia Saltão
Marketing interno
Satisfação dos colaboradores
Fidelização dos colaboradores à organização
title_short A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores
title_full A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores
title_fullStr A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores
title_full_unstemmed A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores
title_sort A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores
author Medina, Patrícia Saltão
author_facet Medina, Patrícia Saltão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de Figueiredo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Medina, Patrícia Saltão
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing interno
Satisfação dos colaboradores
Fidelização dos colaboradores à organização
topic Marketing interno
Satisfação dos colaboradores
Fidelização dos colaboradores à organização
description Atualmente, devido principalmente à globalização, torna-se cada vez mais importante que as empresas consigam destacar o seu produto ou serviço em relação aos concorrentes, já que a maioria dos mesmos se encontram nivelados no mercado no que diz respeito à relação qualidade-preço. Os funcionários são o ponto fulcral para uma venda bem-sucedida, pelo que devem estar motivados e satisfeitos no seu local de trabalho, de forma a transparecê-lo para o cliente, já que um funcionário satisfeito trata um cliente de uma forma mais atenciosa do que um funcionário insatisfeito. Com um marketing interno ativo, as organizações conseguem reter talentos e manter a rotatividade baixa, dado que se trata de uma forma de valorizar os seus colaboradores, motivá-los, satisfazer as suas necessidades e fidelizá-los. Assim, por julgarmos ser crucial que os colaboradores se tornem fiéis à organização onde trabalham, elegemos como determinantes da fidelização dos colaboradores a uma organização, o marketing interno, a formação dos colaboradores, as recompensas psicológicas aos colaboradores, a comunicação interna, o trabalho de equipa, a satisfação com a liderança e a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, iremos testar as relações existentes entre a fidelização dos colaboradores a uma organização e os determinantes mencionados. Para isso, foi realizado um inquérito a uma empresa do setor de recursos humanos, obtendo uma amostra de 149 inquiridos, de forma a testar as 8 hipóteses formuladas. Com o recurso à análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla, podemos verificar que as recompensas psicológicas aos colaboradores e a comunicação interna exercem uma influência positiva na satisfação com a liderança. Por seu turno, a satisfação com a liderança e o marketing interno têm um impacto positivo na satisfação dos colaboradores, enquanto a formação dos colaboradores não apresenta um efeito significativo na satisfação dos colaboradores. Por fim, a satisfação dos colaboradores, o marketing interno e o trabalho em equipa influenciam positivamente a fidelização dos colaboradores a uma organização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30T11:18:44Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41230
203030664
url http://hdl.handle.net/10400.26/41230
identifier_str_mv 203030664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130038648438784