A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41230 |
Resumo: | Atualmente, devido principalmente à globalização, torna-se cada vez mais importante que as empresas consigam destacar o seu produto ou serviço em relação aos concorrentes, já que a maioria dos mesmos se encontram nivelados no mercado no que diz respeito à relação qualidade-preço. Os funcionários são o ponto fulcral para uma venda bem-sucedida, pelo que devem estar motivados e satisfeitos no seu local de trabalho, de forma a transparecê-lo para o cliente, já que um funcionário satisfeito trata um cliente de uma forma mais atenciosa do que um funcionário insatisfeito. Com um marketing interno ativo, as organizações conseguem reter talentos e manter a rotatividade baixa, dado que se trata de uma forma de valorizar os seus colaboradores, motivá-los, satisfazer as suas necessidades e fidelizá-los. Assim, por julgarmos ser crucial que os colaboradores se tornem fiéis à organização onde trabalham, elegemos como determinantes da fidelização dos colaboradores a uma organização, o marketing interno, a formação dos colaboradores, as recompensas psicológicas aos colaboradores, a comunicação interna, o trabalho de equipa, a satisfação com a liderança e a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, iremos testar as relações existentes entre a fidelização dos colaboradores a uma organização e os determinantes mencionados. Para isso, foi realizado um inquérito a uma empresa do setor de recursos humanos, obtendo uma amostra de 149 inquiridos, de forma a testar as 8 hipóteses formuladas. Com o recurso à análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla, podemos verificar que as recompensas psicológicas aos colaboradores e a comunicação interna exercem uma influência positiva na satisfação com a liderança. Por seu turno, a satisfação com a liderança e o marketing interno têm um impacto positivo na satisfação dos colaboradores, enquanto a formação dos colaboradores não apresenta um efeito significativo na satisfação dos colaboradores. Por fim, a satisfação dos colaboradores, o marketing interno e o trabalho em equipa influenciam positivamente a fidelização dos colaboradores a uma organização. |
id |
RCAP_be05605bb72247e69a3370fdafeb4180 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41230 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradoresMarketing internoSatisfação dos colaboradoresFidelização dos colaboradores à organizaçãoAtualmente, devido principalmente à globalização, torna-se cada vez mais importante que as empresas consigam destacar o seu produto ou serviço em relação aos concorrentes, já que a maioria dos mesmos se encontram nivelados no mercado no que diz respeito à relação qualidade-preço. Os funcionários são o ponto fulcral para uma venda bem-sucedida, pelo que devem estar motivados e satisfeitos no seu local de trabalho, de forma a transparecê-lo para o cliente, já que um funcionário satisfeito trata um cliente de uma forma mais atenciosa do que um funcionário insatisfeito. Com um marketing interno ativo, as organizações conseguem reter talentos e manter a rotatividade baixa, dado que se trata de uma forma de valorizar os seus colaboradores, motivá-los, satisfazer as suas necessidades e fidelizá-los. Assim, por julgarmos ser crucial que os colaboradores se tornem fiéis à organização onde trabalham, elegemos como determinantes da fidelização dos colaboradores a uma organização, o marketing interno, a formação dos colaboradores, as recompensas psicológicas aos colaboradores, a comunicação interna, o trabalho de equipa, a satisfação com a liderança e a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, iremos testar as relações existentes entre a fidelização dos colaboradores a uma organização e os determinantes mencionados. Para isso, foi realizado um inquérito a uma empresa do setor de recursos humanos, obtendo uma amostra de 149 inquiridos, de forma a testar as 8 hipóteses formuladas. Com o recurso à análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla, podemos verificar que as recompensas psicológicas aos colaboradores e a comunicação interna exercem uma influência positiva na satisfação com a liderança. Por seu turno, a satisfação com a liderança e o marketing interno têm um impacto positivo na satisfação dos colaboradores, enquanto a formação dos colaboradores não apresenta um efeito significativo na satisfação dos colaboradores. Por fim, a satisfação dos colaboradores, o marketing interno e o trabalho em equipa influenciam positivamente a fidelização dos colaboradores a uma organização.Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de FigueiredoRepositório ComumMedina, Patrícia Saltão2022-06-30T11:18:44Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41230203030664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:38.657077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores |
title |
A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores |
spellingShingle |
A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores Medina, Patrícia Saltão Marketing interno Satisfação dos colaboradores Fidelização dos colaboradores à organização |
title_short |
A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores |
title_full |
A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores |
title_fullStr |
A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores |
title_full_unstemmed |
A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores |
title_sort |
A fidelização dos colaboradores a uma organização: especial relevância do marketing interno e da satisfação dos colaboradores |
author |
Medina, Patrícia Saltão |
author_facet |
Medina, Patrícia Saltão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de Figueiredo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medina, Patrícia Saltão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing interno Satisfação dos colaboradores Fidelização dos colaboradores à organização |
topic |
Marketing interno Satisfação dos colaboradores Fidelização dos colaboradores à organização |
description |
Atualmente, devido principalmente à globalização, torna-se cada vez mais importante que as empresas consigam destacar o seu produto ou serviço em relação aos concorrentes, já que a maioria dos mesmos se encontram nivelados no mercado no que diz respeito à relação qualidade-preço. Os funcionários são o ponto fulcral para uma venda bem-sucedida, pelo que devem estar motivados e satisfeitos no seu local de trabalho, de forma a transparecê-lo para o cliente, já que um funcionário satisfeito trata um cliente de uma forma mais atenciosa do que um funcionário insatisfeito. Com um marketing interno ativo, as organizações conseguem reter talentos e manter a rotatividade baixa, dado que se trata de uma forma de valorizar os seus colaboradores, motivá-los, satisfazer as suas necessidades e fidelizá-los. Assim, por julgarmos ser crucial que os colaboradores se tornem fiéis à organização onde trabalham, elegemos como determinantes da fidelização dos colaboradores a uma organização, o marketing interno, a formação dos colaboradores, as recompensas psicológicas aos colaboradores, a comunicação interna, o trabalho de equipa, a satisfação com a liderança e a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, iremos testar as relações existentes entre a fidelização dos colaboradores a uma organização e os determinantes mencionados. Para isso, foi realizado um inquérito a uma empresa do setor de recursos humanos, obtendo uma amostra de 149 inquiridos, de forma a testar as 8 hipóteses formuladas. Com o recurso à análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla, podemos verificar que as recompensas psicológicas aos colaboradores e a comunicação interna exercem uma influência positiva na satisfação com a liderança. Por seu turno, a satisfação com a liderança e o marketing interno têm um impacto positivo na satisfação dos colaboradores, enquanto a formação dos colaboradores não apresenta um efeito significativo na satisfação dos colaboradores. Por fim, a satisfação dos colaboradores, o marketing interno e o trabalho em equipa influenciam positivamente a fidelização dos colaboradores a uma organização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30T11:18:44Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41230 203030664 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41230 |
identifier_str_mv |
203030664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130038648438784 |