Avaliação do desempenho de misturas betuminosas recicladas temperadas com emulsão betuminosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Fátima Andreia Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3499
Resumo: À CEPSA Portuguesa, pelo fornecimento da emulsão betuminosa e do betume. À CEPSA-PROAS Betumes, pela disponibilidade para a analisar o material fresado proveniente da EN346.
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spelling Avaliação do desempenho de misturas betuminosas recicladas temperadas com emulsão betuminosaReciclagem de pavimentosMisturas betuminosas temperadasMisturas betuminosas recicladasMisturas betuminosas - Comportamento mecânicoMisturas betuminosas - Avaliação de desempenhoMisturas betuminosas - Aspectos legislativosÀ CEPSA Portuguesa, pelo fornecimento da emulsão betuminosa e do betume. À CEPSA-PROAS Betumes, pela disponibilidade para a analisar o material fresado proveniente da EN346.Os pavimentos rodoviários são o suporte do desenvolvimento de qualquer país, sendo necessário fazer intervenções de conservação ou reabilitação mesmo antes de atingirem o final do período de vida para o qual foram projetados ou construídos. Estando concluída grande parte da rede rodoviária nacional planeada, tem surgido uma enorme preocupação com o número elevado de estradas em serviço que necessitam de ser reabilitadas. A construção de pavimentos consome energia, recursos naturais e produz gazes com efeito de estufa em elevada quantidade, sendo a diminuição destes um grande desafio da sociedade atual. No entanto, para colmatar estes efeitos, houve necessidade de adotar novas medidas que sejam benéficas numa perspetiva de sustentabilidade técnico-económica-ambiental. Neste contexto, surgiram as misturas betuminosas recicladas temperadas, estas são fabricadas a temperaturas mais reduzidas que o fabrico de misturas a quente e consistem no aproveitamento até 100% das matérias-primas existentes no pavimento degradado, reduzindo ainda mais os gastos energéticos e o recurso de agregados naturais no fabrico da nova mistura. Esta constitui uma técnica inovadora, ainda pouco utilizada, pelo que o presente trabalho constitui um contributo para a sua maior viabilidade em relação ao comportamento mecânico e desempenho em serviço, para que possa incentivar a sua aplicação, visto que traz inúmeros benefícios à sociedade, à economia e ao ambiente. O objetivo principal deste trabalho é realizar uma análise comparativa do desempenho de uma mistura betuminosa a quente (mistura convencional) com misturas betuminosas recicladas temperadas, com incorporação de material fresado proveniente de duas estradas distintas (EN346 e A23). Assim, produziu-se em laboratório uma mistura betuminosa a quente (mistura de referência) com agregados novos e 5% de betume 35/50, duas misturas betuminosas temperadas com 100% de material fresado (EN346 e A23), uma mistura com 80% de material fresado (EN346) e 20% de agregados novos, e uma mistura com 90% da material fresado (A23) e 10% de agregados novos. As misturas betuminosas recicladas temperadas produziram-se com 2%,3% e 4% de emulsão betuminosa Reciemul 90, sendo posteriormente submetidos ao ensaio de rigidez de tração em compressão diametral para se obter o teor ótimo de emulsão. Assim, produziram-se lajetas com 3% de emulsão, de forma a validar o desempenho mecânico das misturas betuminosas recicladas temperadas. Concluiu-se que as misturas betuminosas recicladas temperadas têm um desempenho semelhante ao das misturas convencionais a quente, embora careçam de um cuidado acrescido na sua temperatura de produção e compactação.The road pavements are the support to the development of any country, being necessary to intervene for the preservation or rehabilitation just before reaching the end of the life for which they were designed or constructed. Being completed much of the planned road network, has emerged a huge concern about the high number of roads under service that need to be rehabilitated. The pavements construction consumes energy, natural resources and produces high amounts of greenhouse gases, being the reduction of such effects a major challenge for today's society. However, to offset these effects, there was a need to adopt new measures that are beneficial from the perspective of sustainability techno-economic-environmental. In this context emerged the warm mixtures recycled asphalt, they are fabricated at temperatures lower than the manufacture of the hot mixtures and consist up to 100% of the recovery of raw materials occurring in degraded floor, further reducing energy costs and the use of natural aggregates to the manufacture of the new mixture. This is an innovative technique , yet little used, so this work is a contribution to their greater viability compared to the mechanical behavior and performance in service, to encourage its implementation, since it brings numerous benefits to society, economy and environment. The main objective of this work is to perform a comparative analysis of the performance of a hot bituminous mixture (conventional mixture) with warm mixtures recycled asphalt incorporating milled material from two separate roads (A23 and EN346). Thus was produced in the laboratory a hot bituminous mixture (reference mixture) with new aggregates and 5% of bitumen 35/50, two tempered bituminous mixtures with 100% milled material (EN346 and A23), a mixture with 80% of milled material (EN346) and 20% of new aggregates, and a mixture of 90% of the milled material (A23) and 10% of new aggregates. The warm mixtures recycled asphalt were produced with 2%, 3% and 4% bitumen emulsion Reciemul 90, and then subjected to the test for tensile stiffness in the diametrical compression to obtain the optimum emulsion content. Were produced slabs great for an optimum content of 3% emulsion in order to validate the mechanical performance of the warm mixtures recycled asphalt. It was concluded that the warm mixtures recycled asphalt have a performance similar to conventional hot mixtures, although they need a greater care in their temperature of production and compaction.Almeida, Marisa Sofia Fernandes Dinis deuBibliorumBispo, Fátima Andreia Gomes2015-06-08T08:51:27Z2013-0620132013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:54.296462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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