(Re)Construir Vidas. Um Projeto de Intervenção Psicossocial em Contexto de Acolhimento Residencial de Jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Eliana Sofia Neves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15272
Resumo: Na ausência de uma retaguarda familiar capaz de se constituir como uma fonte de segurança e apoio ao bem-estar e desenvolvimento integral de jovens com medida de promoção e proteção, o acolhimento residencial ganha maior importância, na medida em que permite promover e assegurar a proteção dos mesmos. Não obstante, a importância de um olhar cuidadoso sobre as variáveis de cariz estrutural, dão-nos pistas relevantes quanto a situações que poderiam ser melhoradas, com vista a proporcionar aos jovens acolhidos práticas mais securizantes, necessárias para quem na vida já se sentiu menos feliz e menos amado. Nesse sentido, e com vista a garantir um caminho centrado no seu projeto de vida que lhes garanta a autonomia e as competências necessárias para uma efetiva inserção social, torna-se crucial criar um ambiente propício ao pleno desenvolvimento físico e emocional dos jovens acolhidos, onde tenham figuras significativas que permitam colmatar a carência de compreensão, humanismo e acompanhamento que por vezes vivenciam. O presente Relatório integra um olhar atento e co construído relativo ao Projeto “(Re)Construir Vidas” orientado pela metodologia de Investigação Ação Participativa e que teve como finalidade “O desenvolvimento integral das jovens através da promoção da sua educação, saúde e bem-estar”. Para tal, investiu-se numa intervenção que potencializasse oportunidades de desenvolvimento moral, aprendizagem de interações mais adequadas e a construção de espaços que permitiram a descoberta de cada uma das jovens, potenciando a sua autoestima e segurança. Ainda que os resultados obtidos tenham sido considerados pertinentes e o Projeto tenha contribuído para condições que permitiram a educação, o bem-estar e o desenvolvimento integral das jovens, com o envolvimento dos profissionais, foi considerado que a continuidade da intervenção poderia alargar outros horizontes, proporcionando às jovens uma maior realização pessoal e social.
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Nesse sentido, e com vista a garantir um caminho centrado no seu projeto de vida que lhes garanta a autonomia e as competências necessárias para uma efetiva inserção social, torna-se crucial criar um ambiente propício ao pleno desenvolvimento físico e emocional dos jovens acolhidos, onde tenham figuras significativas que permitam colmatar a carência de compreensão, humanismo e acompanhamento que por vezes vivenciam. O presente Relatório integra um olhar atento e co construído relativo ao Projeto “(Re)Construir Vidas” orientado pela metodologia de Investigação Ação Participativa e que teve como finalidade “O desenvolvimento integral das jovens através da promoção da sua educação, saúde e bem-estar”. Para tal, investiu-se numa intervenção que potencializasse oportunidades de desenvolvimento moral, aprendizagem de interações mais adequadas e a construção de espaços que permitiram a descoberta de cada uma das jovens, potenciando a sua autoestima e segurança. Ainda que os resultados obtidos tenham sido considerados pertinentes e o Projeto tenha contribuído para condições que permitiram a educação, o bem-estar e o desenvolvimento integral das jovens, com o envolvimento dos profissionais, foi considerado que a continuidade da intervenção poderia alargar outros horizontes, proporcionando às jovens uma maior realização pessoal e social.In the absence of a familiar background that can provide security and support for the well-being and integral development of young people with promotion and protection measures, residential care becomes more important as it promotes and ensures their protection. Nevertheless, the importance of a careful look at the structural variables gives us relevant clues about situations that could be improved, in order to provide to young people more secure practices, necessary for those in life who have already felt less happy and less loved. In this sense, and to ensure a path centered on their life project, that guarantees them the autonomy and skills necessary for an effective social insertion, it is crucial to create an environment conducive to the full physical and emotional development of the sheltered young people, where they have significative figures that allow filling the lack of understanding, humanism, and accompaniment that they sometimes experience. This Report integrates a careful and co-constructed look into the Project "(Re)Construir Vidas”, guided by the Research-Participatory Action methodology and aimed the "Integral development of young women by promoting their education, health, and well-being". For this purpose, it was invested in an intervention that potentiated opportunities for moral development, learning of more adequate interactions and the construction of spaces that allowed the discovery of every young women, enhancing their self-esteem and security. Although the results obtained were considered pertinent and the Project has contributed to conditions that allowed the education, well-being, and full development of young women, with the involvement of the professionals, it was considered that the continuity of the intervention could widen other horizons, providing young women greater personal and social fulfillment.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPessanha, ManuelaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Eliana Sofia Neves2020-01-14T14:51:42Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15272TID:202418251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:01.655579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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