O cumprimento das directrizes da IFLA/UNESCO nas bibliotecas escolares do Concelho de Braga : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Amélia Dias da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8528
Resumo: A Biblioteca Escolar (BE) é parte integrante da Escola e pode mesmo ser considerada o núcleo do processo de ensino-aprendizagem. Para que esta afirmação se torne efectiva é necessário um trabalho cooperativo e colaborativo entre professores e professores bibliotecários. Deseja-se que a Biblioteca Escolar seja reconhecida como um organismo de informação educacional que procura capacitar os seus utilizadores e aprendizes para a apropriação de princípios e práticas para a busca, uso e avaliação da informação de modo adequado. Torna-se assim necessário que a BE cumpra e reúna todos os princípios, directrizes e requisitos propostos pela IFLA/UNESCO. O presente projecto de investigação pretende averiguar se o investimento implementado nas bibliotecas escolares possibilitou a sua transformação ou não em espaços pedagógicos privilegiados para a integração do currículo escolar, cumprindo as directrizes emanadas das instituições internacionais acima citadas. Para tal, optou-se pelo método de estudo de caso. Aplicaram-se três inquéritos destinados aos coordenadores de Bibliotecas, directores de Escola/Agrupamento e coordenadores de Departamento para recolher informação sobre o estado de cumprimento dos princípios da IFLA/UNESCO. Os resultados obtidos no estudo empírico incidiram nas bibliotecas escolares do Concelho de Braga, para obter informação da realidade específica, recorrendo para o efeito a uma metodologia de índole quantitativa. Estes tornaram visível que algumas bibliotecas escolares ainda não cumprem na íntegra os princípios apontados pela IFLA/UNESCO.
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spelling O cumprimento das directrizes da IFLA/UNESCO nas bibliotecas escolares do Concelho de Braga : estudo de casoDirectrizes da IFLA/UNESCOBiblioteca escolarRede de bibliotecas escolaresBraga (Concelho)Guidelines IFLA / UNESCO School LibrarySchool library networkBraga (County)Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Biblioteca Escolar (BE) é parte integrante da Escola e pode mesmo ser considerada o núcleo do processo de ensino-aprendizagem. Para que esta afirmação se torne efectiva é necessário um trabalho cooperativo e colaborativo entre professores e professores bibliotecários. Deseja-se que a Biblioteca Escolar seja reconhecida como um organismo de informação educacional que procura capacitar os seus utilizadores e aprendizes para a apropriação de princípios e práticas para a busca, uso e avaliação da informação de modo adequado. Torna-se assim necessário que a BE cumpra e reúna todos os princípios, directrizes e requisitos propostos pela IFLA/UNESCO. O presente projecto de investigação pretende averiguar se o investimento implementado nas bibliotecas escolares possibilitou a sua transformação ou não em espaços pedagógicos privilegiados para a integração do currículo escolar, cumprindo as directrizes emanadas das instituições internacionais acima citadas. Para tal, optou-se pelo método de estudo de caso. Aplicaram-se três inquéritos destinados aos coordenadores de Bibliotecas, directores de Escola/Agrupamento e coordenadores de Departamento para recolher informação sobre o estado de cumprimento dos princípios da IFLA/UNESCO. Os resultados obtidos no estudo empírico incidiram nas bibliotecas escolares do Concelho de Braga, para obter informação da realidade específica, recorrendo para o efeito a uma metodologia de índole quantitativa. Estes tornaram visível que algumas bibliotecas escolares ainda não cumprem na íntegra os princípios apontados pela IFLA/UNESCO.The Library School (BE) is part of the school and can even be considered the core of the teaching-learning process. For this statement becomes effective we need a cooperative and collaborative work among teachers and teacher librarians. It is hoped that the Library School is recognized as an educational information center that seeks to empower its users and learners to appropriate principles and practices for the search, use and evaluation of information in an appropriate manner. It is therefore necessary to comply with BE and gather all the principles, guidelines and requirements proposed by the IFLA / UNESCO. This research project seeks to determine whether the investment in school libraries implemented, enabling its transformation or not privileged pedagogical spaces for the integration of curriculum, meeting the guidelines issued by international institutions mentioned above. To this end, we chose the case study method. Three surveys were applied for the coordinators of libraries, school directors / coordinators and Grouping Department to collect information on the status of compliance with the principles of the IFLA / UNESCO. The results obtained in empirical studies focused on school libraries in the municipality of Braga, for information specific to reality, using for this purpose a methodology of quantitative nature. These became apparent that some libraries have yet fully meet the principles stated by IFLA/UNESCONunes, Manuela BarretoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Maria Amélia Dias da2012-06-06T08:17:17Z2012-01-0120112012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8528TID:201677385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T01:34:58ZPortal AgregadorONG
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