A música e o vínculo afectivo : intervenção musicoterapêutica num centro de acolhimento para crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Anabela Vieira, 1985-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/353
Resumo: O presente relatório pretende descrever o estágio curricular, referente ao segundo ano lectivo do Mestrado em Musicoterapia, realizado no Centro de Acolhimento Temporário de Tercena entre Outubro de 2010 a Junho de 2011. Esta intervenção musicoterapêutica pretendeu promover as actividades de grupo em contexto de lar, com vista ao desenvolvimento de competências sociais e à implementação de dinâmicas de grupo reparadoras para os residentes. Pretendeu também organizar actividades de ocupação em contexto de lar que proporcionassem uma melhor articulação entre a intervenção educativa e uma oferecesse uma abordagem terapêutica aos utentes. Por fim, pretendeu utilizar a música como veículo de reparação de laços afectivos, no sentido de facilitar a aproximação da criança ou adolescente às suas figuras de referência, ajudando a estabelecer novas relações de proximidade através de padrões de relacionamento mais adaptativos e satisfatórios ao seu desenvolvimento pessoal. O relatório começa por incluir a descrição do Centro de Acolhimento Temporário de Tercena e as características dos utentes que residem nesta instituição. Seguindo com a apresentação de uma revisão de literatura referente à aplicação da musicoterapia com crianças e adolescentes institucionalizados, sendo discutido o tema da vinculação e o potencial terapêutico da música no domínio da relação interpessoal, mais propriamente na reparação de relações de vinculação. No bloco metodológico são apresentados os procedimentos, a amostra da população-alvo, as técnicas e materiais utilizados nesta intervenção musicoterapêutica, sendo ainda descritas as intervenções terapêuticas realizadas no âmbito deste estágio curricular, com a apresentação de dois estudos de caso de forma pormenorizada. Para monitorizar e avaliar os resultados foi utilizado o ”Psychiatric Music Therapy Questionaire’s” (PMTQ) para crianças e adolescentes, aplicado no início e no fim da intervenção musicoterapêutica e as reflexões realizadas ao longo das sessões. (Anabela Vieira Ramos)
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