O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19977 |
Resumo: | Após uma ausência de mais de uma década, o som foi reintroduzido nos currículos portugueses de Física, passando a fazer parte do programa de Ciências Físico-Químicas do 8º ano de escolaridade (área temática "O Som e a Audição"). O estudo desta área reveste-se de grande importância pois contribui para sensibilizar os alunos para questões como a saúde humana e os problemas ambientais que afectam a biosfera, nomeadamente a poluição sonora. Analisamos a importância atribuída por professores de Ciências Físico-Químicas ao ensino da área "O Som e a Audição" e identificamos alguns constrangimentos a esse ensino. |
id |
RCAP_c0495c6c4c347c0ade817b68bfbe7f39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19977 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?Após uma ausência de mais de uma década, o som foi reintroduzido nos currículos portugueses de Física, passando a fazer parte do programa de Ciências Físico-Químicas do 8º ano de escolaridade (área temática "O Som e a Audição"). O estudo desta área reveste-se de grande importância pois contribui para sensibilizar os alunos para questões como a saúde humana e os problemas ambientais que afectam a biosfera, nomeadamente a poluição sonora. Analisamos a importância atribuída por professores de Ciências Físico-Químicas ao ensino da área "O Som e a Audição" e identificamos alguns constrangimentos a esse ensino.Sociedade Portuguesa de FísicaUniversidade do MinhoAfonso, Ana SofiaLeite, Laurinda19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19977por0367-3561info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:39ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores? |
title |
O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores? |
spellingShingle |
O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores? Afonso, Ana Sofia |
title_short |
O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores? |
title_full |
O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores? |
title_fullStr |
O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores? |
title_full_unstemmed |
O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores? |
title_sort |
O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores? |
author |
Afonso, Ana Sofia |
author_facet |
Afonso, Ana Sofia Leite, Laurinda |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Laurinda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Ana Sofia Leite, Laurinda |
description |
Após uma ausência de mais de uma década, o som foi reintroduzido nos currículos portugueses de Física, passando a fazer parte do programa de Ciências Físico-Químicas do 8º ano de escolaridade (área temática "O Som e a Audição"). O estudo desta área reveste-se de grande importância pois contribui para sensibilizar os alunos para questões como a saúde humana e os problemas ambientais que afectam a biosfera, nomeadamente a poluição sonora. Analisamos a importância atribuída por professores de Ciências Físico-Químicas ao ensino da área "O Som e a Audição" e identificamos alguns constrangimentos a esse ensino. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19977 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0367-3561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303794995953664 |