O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Ana Sofia
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Leite, Laurinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19977
Resumo: Após uma ausência de mais de uma década, o som foi reintroduzido nos currículos portugueses de Física, passando a fazer parte do programa de Ciências Físico-Químicas do 8º ano de escolaridade (área temática "O Som e a Audição"). O estudo desta área reveste-se de grande importância pois contribui para sensibilizar os alunos para questões como a saúde humana e os problemas ambientais que afectam a biosfera, nomeadamente a poluição sonora. Analisamos a importância atribuída por professores de Ciências Físico-Químicas ao ensino da área "O Som e a Audição" e identificamos alguns constrangimentos a esse ensino.
id RCAP_c0495c6c4c347c0ade817b68bfbe7f39
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19977
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?Após uma ausência de mais de uma década, o som foi reintroduzido nos currículos portugueses de Física, passando a fazer parte do programa de Ciências Físico-Químicas do 8º ano de escolaridade (área temática "O Som e a Audição"). O estudo desta área reveste-se de grande importância pois contribui para sensibilizar os alunos para questões como a saúde humana e os problemas ambientais que afectam a biosfera, nomeadamente a poluição sonora. Analisamos a importância atribuída por professores de Ciências Físico-Químicas ao ensino da área "O Som e a Audição" e identificamos alguns constrangimentos a esse ensino.Sociedade Portuguesa de FísicaUniversidade do MinhoAfonso, Ana SofiaLeite, Laurinda19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19977por0367-3561info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:39ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?
title O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?
spellingShingle O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?
Afonso, Ana Sofia
title_short O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?
title_full O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?
title_fullStr O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?
title_full_unstemmed O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?
title_sort O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?
author Afonso, Ana Sofia
author_facet Afonso, Ana Sofia
Leite, Laurinda
author_role author
author2 Leite, Laurinda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Ana Sofia
Leite, Laurinda
description Após uma ausência de mais de uma década, o som foi reintroduzido nos currículos portugueses de Física, passando a fazer parte do programa de Ciências Físico-Químicas do 8º ano de escolaridade (área temática "O Som e a Audição"). O estudo desta área reveste-se de grande importância pois contribui para sensibilizar os alunos para questões como a saúde humana e os problemas ambientais que afectam a biosfera, nomeadamente a poluição sonora. Analisamos a importância atribuída por professores de Ciências Físico-Químicas ao ensino da área "O Som e a Audição" e identificamos alguns constrangimentos a esse ensino.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19977
url http://hdl.handle.net/1822/19977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0367-3561
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303794995953664