Acode: sistema web para avaliação automática de algoritmos Java

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marcos André Moreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8263
Resumo: A avaliação automática de código-fonte pode ser uma ferramenta importante na aprendizagem de conceitos e linguagens de programação uma vez que permite aos alunos obterem feedback automático em relação à solução que apresentam para determinado problema. As ferramentas existentes fazem uso de testes de entrada e saída de parâmetros para avaliar código submetido por alunos. No entanto, para uma avaliação mais completa é necessário acrescentar a esse processo de avaliação automática técnicas mais avançadas como métricas de engenharia de software. Face às limitações dessas abordagens, o trabalho de investigação apresentado na presente dissertação descreve e avalia uma abordagem faseada para a avaliação automática de código-fonte: i) o código-fonte do aluno é primeiramente compilado e é analisado se existe algum erro; ii) o código-fonte compilado é testado através de um conjunto de testes JUnit fornecidos pelo docente; iii) é usado um conjunto de métricas de engenharia de software para comparar a solução do aluno com a solução do docente; iv) e, finalmente, com base nas etapas anteriores, o feedback é fornecido ao aluno para que possa auto-avaliar as suas capacidades e identificar as áreas em que necessita de mais estudo e/ou exercícios. O protótipo baseado nesta abordagem foi implementado num ambiente Web e foi testado recorrendo a alunos do público-alvo e com a utilização de um browser de internet. Os resultados da avaliação comprovam que o uso deste tipo de ferramentas facilita a aprendizagem e aquisição de conhecimentos por parte do aluno devido ao feedback imediato e constante fornecido pelo sistema.
id RCAP_c0519be4f5d0213dbdfa9bcf0fea4dbe
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acode: sistema web para avaliação automática de algoritmos JavaFeedback ao alunoAvaliação automáticaAplicação webCódigo javaStudent feedbackAutomatic evaluationWeb applicationJava codeA avaliação automática de código-fonte pode ser uma ferramenta importante na aprendizagem de conceitos e linguagens de programação uma vez que permite aos alunos obterem feedback automático em relação à solução que apresentam para determinado problema. As ferramentas existentes fazem uso de testes de entrada e saída de parâmetros para avaliar código submetido por alunos. No entanto, para uma avaliação mais completa é necessário acrescentar a esse processo de avaliação automática técnicas mais avançadas como métricas de engenharia de software. Face às limitações dessas abordagens, o trabalho de investigação apresentado na presente dissertação descreve e avalia uma abordagem faseada para a avaliação automática de código-fonte: i) o código-fonte do aluno é primeiramente compilado e é analisado se existe algum erro; ii) o código-fonte compilado é testado através de um conjunto de testes JUnit fornecidos pelo docente; iii) é usado um conjunto de métricas de engenharia de software para comparar a solução do aluno com a solução do docente; iv) e, finalmente, com base nas etapas anteriores, o feedback é fornecido ao aluno para que possa auto-avaliar as suas capacidades e identificar as áreas em que necessita de mais estudo e/ou exercícios. O protótipo baseado nesta abordagem foi implementado num ambiente Web e foi testado recorrendo a alunos do público-alvo e com a utilização de um browser de internet. Os resultados da avaliação comprovam que o uso deste tipo de ferramentas facilita a aprendizagem e aquisição de conhecimentos por parte do aluno devido ao feedback imediato e constante fornecido pelo sistema.The automatic evaluation of source code can be an important tool in the learning of concepts and programming languages since it allows students to obtain immediate feedback on the solutions submitted to a programming problem. The existing tools make use of input/output testing to evaluate the code submitted by students. However, for a more complete evaluation, it is necessary to add more advanced techniques to that process of automatic evaluation, such as software engineering metrics. Given the limitations of these approaches, the research work presented in this dissertation describes and evaluates a phased approach for the automatic evaluation of source code: i) the student's source code is first compiled and checked for any errors; ii) the compiled code is then tested against a set of JUnit tests provided by the teacher; iii) a set of software engineering metrics is used to compare the student's solution against the teacher's solution; iv) and finally, based on the previous stages, feedback is provided to the students so they can self-evaluate and identify the areas in which they need further study and/or exercises. The prototype based on this approach has been implemented in a Web environment and has been tested by the student audience with the use of a web browser. The evaluation results show that the use of these tools improves the learning and the acquisition of knowledge by the student due to the constant and immediate feedback provided by the system.2014-12-30T13:54:40Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8263porPinto, Marcos André Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:13Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:17.020297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acode: sistema web para avaliação automática de algoritmos Java
title Acode: sistema web para avaliação automática de algoritmos Java
spellingShingle Acode: sistema web para avaliação automática de algoritmos Java
Pinto, Marcos André Moreira
Feedback ao aluno
Avaliação automática
Aplicação web
Código java
Student feedback
Automatic evaluation
Web application
Java code
title_short Acode: sistema web para avaliação automática de algoritmos Java
title_full Acode: sistema web para avaliação automática de algoritmos Java
title_fullStr Acode: sistema web para avaliação automática de algoritmos Java
title_full_unstemmed Acode: sistema web para avaliação automática de algoritmos Java
title_sort Acode: sistema web para avaliação automática de algoritmos Java
author Pinto, Marcos André Moreira
author_facet Pinto, Marcos André Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Marcos André Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback ao aluno
Avaliação automática
Aplicação web
Código java
Student feedback
Automatic evaluation
Web application
Java code
topic Feedback ao aluno
Avaliação automática
Aplicação web
Código java
Student feedback
Automatic evaluation
Web application
Java code
description A avaliação automática de código-fonte pode ser uma ferramenta importante na aprendizagem de conceitos e linguagens de programação uma vez que permite aos alunos obterem feedback automático em relação à solução que apresentam para determinado problema. As ferramentas existentes fazem uso de testes de entrada e saída de parâmetros para avaliar código submetido por alunos. No entanto, para uma avaliação mais completa é necessário acrescentar a esse processo de avaliação automática técnicas mais avançadas como métricas de engenharia de software. Face às limitações dessas abordagens, o trabalho de investigação apresentado na presente dissertação descreve e avalia uma abordagem faseada para a avaliação automática de código-fonte: i) o código-fonte do aluno é primeiramente compilado e é analisado se existe algum erro; ii) o código-fonte compilado é testado através de um conjunto de testes JUnit fornecidos pelo docente; iii) é usado um conjunto de métricas de engenharia de software para comparar a solução do aluno com a solução do docente; iv) e, finalmente, com base nas etapas anteriores, o feedback é fornecido ao aluno para que possa auto-avaliar as suas capacidades e identificar as áreas em que necessita de mais estudo e/ou exercícios. O protótipo baseado nesta abordagem foi implementado num ambiente Web e foi testado recorrendo a alunos do público-alvo e com a utilização de um browser de internet. Os resultados da avaliação comprovam que o uso deste tipo de ferramentas facilita a aprendizagem e aquisição de conhecimentos por parte do aluno devido ao feedback imediato e constante fornecido pelo sistema.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-09
2014-12-30T13:54:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/8263
url http://hdl.handle.net/10071/8263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134836051410944