Perceções da língua em uso e da gramática normativa no contexto escolar e social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Waléria C S
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3801
Resumo: As primeiras comunicações escritas (desenhos) de que há notícias são das inscrições nas cavernas 8.000 anos a. C.. Desde então, compreendeu-se que a comunicação é uma atividade essencial para a vida em sociedade, pois através dela os seres em geral partilham diferentes informações e experiências. Este processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem. A mensagem pode ser em formato variado: podem ser gestos, sons, uma língua natural (português, inglês, espanhol, etc.), e transportada até o destinatário através de um canal de comunicação. Para que a mensagem alcance o seu destinatário são necessários alguns elementos: emissor, receptor, código, mensagem, canal e referente. Em se tratando da comunicação verbal, quer seja oral ou escrita, há que se respeitar as regras gramaticais estabelecidas por uma língua materna. Para isso, justifica-se a realização deste Projeto de Pesquisa, que é composto de três capítulos. No primeiro, destaca-se a cidade de São Luís, onde localiza-se a escola na qual realizei minha prática de ensino. No segundo capítulo fazse a descrição do processo de prática de ensino supervisionada. No terceiro capítulo consta a pesquisa realizada acerca da linguagem popular e da gramática normativa. A pesquisa levanta a hipótese de que a linguagem informal deve ser valorizada dentro do processo da comunicação. Em contrapartida, há que se explorar largamente o domínio da gramática normativa, através dos variados objetos culturais, a fim de que ludicamente suas regras sejam assimiladas e tornem-se parte do vocabulário natural dos usuários.
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