Marketing em tempos de crise : turismo de lifestyle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Filipa Azevedo da Glória Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15400
Resumo: O presente relatório de estágio aparece como fruto do estágio curricular desenvolvido na agência de viagens Sporski- Snow Specialists. Procurando fazer uma ponte com o difícil período pelo qual atravessa a economia nacional, este estudo, direcionado para o marketing de crise, ambiciona identificar algumas das estratégias de marketing que, quando aplicadas ao turismo de nichos, podem contribuir para minimizar e inverter os efeitos negativos de uma crise económica. O estudo de caso, centrado nas empresas Sporski e Takeoff, direcionadas em exclusivo para o nicho do turismo de lifestyle, procura analisar as estratégias levadas a cabo pelas agências de viagem e delinear quais as que mais contribuíram para atenuar a quebra prevista. A metodologia de investigação, tendo por base o método interativo de Maxwell, utiliza o método qualitativo em duas vertentes, observação participante, durante os meses de estágio, e realização de entrevistas semidiretivas. Esta investigação tem os seus alicerces teóricos assentes em três eixos: o marketing de crise, de serviços e de nichos. Entre as principais conclusões contam-se a necessidade de manter, ou aumentar, o investimento em marketing em períodos de crise e de garantir que as empresas são capazes de responder de forma eficaz às necessidades dos clientes a que se dirigem. Em períodos de crise, e na medida em que as empresas contam, na sua maioria, com um menor orçamento disponível, é fundamental que apostem em campanhas de marketing direto, dedicando uma atenção especial às oportunidades do universo online, cada vez mais uma fonte de comunicação com resultados comprovados no esforço de vendas. Apresentamos ainda como conclusão a ideia de que os nichos são, por si só, uma forma de lidar com períodos de crise. Ao negarem uma abordagem indiferenciada e apostarem na especialização, conseguem por vezes tornar-se altamente rentáveis e, com clientes muito fiéis, garantir uma estabilidade que se pode revelar crucial para resistir a momentos conturbados da economia. No fundo, ambicionamos contribuir para um maior conhecimento referente ao marketing de crise e esperamos que novos estudos possam reforçar esta área de investigação, encetando uma discussão académica com uma ligação muito relevante ao universo empresarial.
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A metodologia de investigação, tendo por base o método interativo de Maxwell, utiliza o método qualitativo em duas vertentes, observação participante, durante os meses de estágio, e realização de entrevistas semidiretivas. Esta investigação tem os seus alicerces teóricos assentes em três eixos: o marketing de crise, de serviços e de nichos. Entre as principais conclusões contam-se a necessidade de manter, ou aumentar, o investimento em marketing em períodos de crise e de garantir que as empresas são capazes de responder de forma eficaz às necessidades dos clientes a que se dirigem. Em períodos de crise, e na medida em que as empresas contam, na sua maioria, com um menor orçamento disponível, é fundamental que apostem em campanhas de marketing direto, dedicando uma atenção especial às oportunidades do universo online, cada vez mais uma fonte de comunicação com resultados comprovados no esforço de vendas. Apresentamos ainda como conclusão a ideia de que os nichos são, por si só, uma forma de lidar com períodos de crise. Ao negarem uma abordagem indiferenciada e apostarem na especialização, conseguem por vezes tornar-se altamente rentáveis e, com clientes muito fiéis, garantir uma estabilidade que se pode revelar crucial para resistir a momentos conturbados da economia. No fundo, ambicionamos contribuir para um maior conhecimento referente ao marketing de crise e esperamos que novos estudos possam reforçar esta área de investigação, encetando uma discussão académica com uma ligação muito relevante ao universo empresarial.The current internship report is a result of a curricular internship that took place in the travel agency Sporski – Snow Specialists. Aiming to connect the difficult times of Portugal‘s national economy with strategies of marketing crisis, this report intends to identify marketing strategies that can contribute to minimize and reverse the negative effects of an economic crisis when applied to niche tourism. The Sporski and Takeoff case study aspires to analyze the strategies of both these travel agencies, exclusively focused on the niche of lifestyle tourism, and plans to classify which strategies minimize the predictable sales fall. Following Maxwell‘s interactive method, we choose to use the qualitative method: semidirective interviews as well as participant observation, during the internship period. The present investigation is based on three theory axes: crisis marketing, services marketing and niche marketing. Among our main conclusions, we were able to find a permanent need to maintain or increase the marketing investment in times of economical crisis in order to guarantee the companies‘ ability to respond effectively to clients‘ necessities. In times of economical crisis, when companies count with low budgets, it is fundamental to gamble on direct marketing campaigns. Special attention should be given to online opportunities, even more so knowing that this media is a reliable source in sales efforts. Nevertheless, niches are a way of dealing with difficult times. By denying an undifferentiated approach and betting in specialization, companies can become highly profitable, develop loyalty costumers, and guarantee stability that is ultimately crucial to survive these crisis moments. Furthermore, we aspire to contribute to a better knowledge of crisis marketing and hope that new studies can strengthen this investigation area, promoting an academic discussion deeply connected to the business world.Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMendes, Filipa Azevedo da Glória Dias2015-10-01T00:30:13Z2012-10-0120122012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:37:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:12:50.560900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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