Que características nos vídeos e youtubers influenciam o espectador nos videojogos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, André Jorge Norberto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16910
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
id RCAP_c462a377685c8a26e5be840f1b8c490a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16910
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que características nos vídeos e youtubers influenciam o espectador nos videojogos?YouTubeGamingVideojogosEngagementYoutuberVídeoVideogamesDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.A evolução das tecnologias e das social media, nomeadamente, o YouTube, tem vindo a alterar a forma como os utilizadores comunicam, procuram informação e assistem a conteúdo. O YouTube cresceu e a sua popularidade também, é uma plataforma que fez de várias pessoas normais, estrelas, que produzem conteúdos de vídeo de uma forma que antes não seria possível fazer. Muitas destas novas figuras populares cresceram nesta social media através dos conteúdos de gaming, possibilitando assim, pela primeira vez, a oportunidade de fazerem o que mais gostam, jogar videojogos, e ganhar dinheiro com isso. A melhor forma de alcançar o sucesso no YouTube é dominar o engagement, que no fundo é medido pelo consumo e reação do utilizador aos vídeos, e está muito dependente das características do próprio youtuber e das características dos vídeos produzidos por eles. No entanto, atualmente há ainda poucos estudos e autores que se foquem nestas características, muito menos quando direcionadas ao mercado dos vídeojogos. A presente investigação tem como objetivo aferir quais são as características nos vídeos do YouTube e nos youtubers que influenciam o espectador nos videojogos, perceber quais dessas características pesam mais para o espectador e qual o impacto do vídeo online nos videojogos. Para o fazer, optou-se por uma metodologia mista, através de pesquisa qualitativa, em forma de entrevistas e pesquisa quantitativa, em forma de inquéritos por questionário. Foram realizadas entrevistas estruturadas a três youtubers com conteúdos de gaming, Wuant, Clevoo e Psylocke22, paralelamente, elaborou-se e disponibilizou-se um questionário a utilizadores do YouTube, conseguindo assim o ponto de vista do youtuber e utilizador. Concluiu-se que ambas as características, do youtuber e do vídeo, complementam-se e são importantes para influenciar o espectador nos videojogos, completando assim a experiência de jogo. Por um lado, as características do youtuber tornam-no único, são pessoais e dificilmente replicáveis (simpatia, honestidade, carisma) por outro é difícil assistir a um vídeo em más condições sonoras e visuais.ABSTRACT: The evolution of technologies and social media platforms, like YouTube, has been changing the way users communicate, search for information and watch content. YouTube has grown and so has its popularity, it is a platform that has made stars out of normal people, producing video content in a way that would not have been possible before. Many of these new popular figures grew up on this social media through gaming content, thus providing, for the first time, the opportunity to do what they love most, play video games, and earn money from it. The best way to achieve success on YouTube is to master engagement, which is ultimately measured by the user's consumption and reaction to videos, and is also very dependent on the characteristics of the youtuber and the characteristics of the videos they produce. However, currently there are still few studies and authors that focus on these characteristics, much less when aimed at the video game market. The present investigation aims to determine which characteristics in YouTube videos and youtubers influence the viewer in video games, to understand which of these characteristics weigh more on the viewer and what is the impact of online video on video games. To do this, a mixed methodology was chosen, through qualitative research, in the form of interviews, and quantitative research, in the form of questionnaire surveys. Structured interviews were carried out with three youtubers with gaming content, Wuant, Clevoo and Psylocke22, at the same time, a questionnaire was prepared and made available to YouTube users, thus obtaining the point of view of the youtuber and user. It was concluded that both characteristics, of the youtuber and the video, complement each other and are important to influence the viewer in video games, thus completing the gaming experience. On the one hand, the youtuber's characteristics make him unique, they are personal and difficult to replicate (friendliness, honesty, charisma) on the other hand, it is difficult to watch a video in poor sound and visual conditions.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLSantana, André Jorge Norberto2024-01-19T10:43:39Z2023-11-162023-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16910TID:203467337porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:50.526114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que características nos vídeos e youtubers influenciam o espectador nos videojogos?
title Que características nos vídeos e youtubers influenciam o espectador nos videojogos?
spellingShingle Que características nos vídeos e youtubers influenciam o espectador nos videojogos?
Santana, André Jorge Norberto
YouTube
Gaming
Videojogos
Engagement
Youtuber
Vídeo
Videogames
title_short Que características nos vídeos e youtubers influenciam o espectador nos videojogos?
title_full Que características nos vídeos e youtubers influenciam o espectador nos videojogos?
title_fullStr Que características nos vídeos e youtubers influenciam o espectador nos videojogos?
title_full_unstemmed Que características nos vídeos e youtubers influenciam o espectador nos videojogos?
title_sort Que características nos vídeos e youtubers influenciam o espectador nos videojogos?
author Santana, André Jorge Norberto
author_facet Santana, André Jorge Norberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Sandra Marisa Lopes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, André Jorge Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv YouTube
Gaming
Videojogos
Engagement
Youtuber
Vídeo
Videogames
topic YouTube
Gaming
Videojogos
Engagement
Youtuber
Vídeo
Videogames
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16
2023-11-16T00:00:00Z
2024-01-19T10:43:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16910
TID:203467337
url http://hdl.handle.net/10400.21/16910
identifier_str_mv TID:203467337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137056199278592