O lugar da memória educativa: Estudo exploratório e proposta de modelo para constituição, organização e preservação de um fundo local institucional na biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia de Almeida Monteiro da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/24
Resumo: Tendo em conta a importância do fundo local das bibliotecas públicas e a grande quantidade de património documental das escolas que se encontra desorganizado ou desaproveitado, este estudo académico reflete e explora a ideia de constituição, organização e preservação de um Fundo Local Institucional, com consequente proposta de um modelo teórico a implementar em qualquer biblioteca escolar dos ensinos básico e secundário. Para tal, foi investigado o referencial bibliográfico relativo ao fundo local, à memória e identidade social, ao património e à preservação documental, com apoio da experiência profissional e reflexão pessoal da autora. Assim, encontram-se explanados e teoricamente fundamentados todos os passos relevantes para a constituição, a organização e a preservação de uma coleção patrimonial, com orientações e sugestões de procedimentos simples, claras, exequíveis e ajustáveis a qualquer instituição do género. No modelo proposto, a criação de parcerias e o interesse da comunidade educativa revelam-se cruciais, nomeadamente o empenho da equipa da biblioteca escolar e do professor responsável pelo Fundo Local Institucional, verdadeiros agentes e mediadores da memória. Com este estudo, conclui-se que a constituição, organização e preservação do Fundo Local Institucional é viável e que, após a sua implementação, este pode assumir- se como a identidade e a memória educativa da comunidade escolar e como uma (re)afirmação do papel patrimonial e cultural da escola. Given the importance of local collection in the public libraries and the large amount of documentary heritage of schools that is disorganized or unexploited, this academic study reflects and explores the idea of establishing, organizing and preserving an Institutional Local Collection, with the consequent proposal of a heoretical model to be implemented in any primary and senior school library. To this end, bibliographic reference for local collection, memory and social identity, heritage and documentary preservation was investigated, supported on professional experience and personal reflection. Therefore, each step for the establishment, organization and preservation of a heritage collection has been laid out with simple, clear, achievable and adjustable directions for any institution of its kind. In the proposed model, the creation of partnerships and the interest of the educational community are crucial, namely the commitment of the school library team and the teacher responsible for Institutional Local Collection, real agents and mediators of memory. With this study, it is concluded that the establishment, organization and preservation of an Institutional Local Collection is viable and that, upon mplementation, it can be assumed as the identity and memory of the educational community and as a (re)affirmation of the heritage and cultural role of the school.
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