A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fábio Alves de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8746
Resumo: Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música
id RCAP_c4ed59713c32fe591bbb6b456a9d9229
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivoEnsino da músicaJazzImprovisaçãoInstrumento saxofoneCurso profissionalOferta complementarMusic educationImprovisationInstrumentSaxophoneTraining courseRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da MúsicaO principal objetivo deste relatório prende‐se com a elaboração de um documento reflexivo das aprendizagens e experiências vividas durante o processo de contacto com a prática profissional. Este mesmo será dividido em três capítulos: O primeiro contextualizará o meio, a escola e o registo de ensino abordado (Curso Profissional); o segundo irá expor a minha prática e reflexões como docente de Instrumento-Saxofone do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do CMJ, e por fim, a última evidenciará o Projeto de Intervenção respectivo a todo o trabalho de um ano, na criação e implementação de uma nova disciplina intitulada “Laboratório de Improvisação” como oferta complementar para alunos do regime articulado e supletivo do 6ºgrau no ensino clássico do CRMVR, assim como referentes reflexões sobre problemáticas na sua criação, assim como outras descobertas durante o ano lectivo. Partindo de um design metodológico de abordagem de investigacao‐ação, em articulação com o contributo didático da nova disciplina “Laboratório de Improvisação”, para além da análise de conteúdo da revisão bibliográfica, foi incluído um estudo de índole qualitativa, a partir da aplicação da técnica de inquérito questionário aos alunos. Para compreender melhor o impacto desta disciplina no aluno, para perceber quais as vantagens que este obteve nesta introdução à improvisação, e paralelamente, para fazer um balanço geral sobre aspectos positivos desta disciplina e do meu desempenho docente, foi proposto aos alunos responder a um questionário de uma forma anónima, com perguntas de resposta direta, para confrontação de posições extremas, e perguntas de resposta de desenvolvimento, para análise de universos subjetivos. As conclusões revelaram que o balanço anual foi positivo, uma vez que improvisação mudou a maneira de ouvir música da maior parte dos alunos e que a vontade da maior parte dos alunos seria ter acesso a esta disciplina mais cedo no seu percurso académico musical.The main objective of this report is the formulation of a document that reflects learnings and experiences during the professional practice process. This document will be divided into three chapters: The first will contextualize the school village and it´s social and geography context, then the school and the typology of education; the second will expose my practice and reflections as a Jazz Saxophone educator at “Jazz Player Training Course” at CMJ, and finally, the latest will highlight the Intervention Project, a full year´s work on the creation and implementation of a new discipline entitled "Improvisation Laboratory" as additional offer for classical music students at CRMVR, as well as reflections on some related problematic facts. Starting from an approach based on a methodological action design, in conjunction with the educational contribution of the new discipline "Improvisation Laboratory", in addition to some literature review, a qualitative nature study has been included from the application of a questionnaire to students to better understand the impact of this discipline at a student level, in order to also understand what are the advantages that they had obtained with the introduction to improvisation. In parallel, to make a general report on positive aspects of this discipline, and my teaching performance, it was proposed that the students responded to a questionnaire in an anonymous form, containing direct response questions to confront extreme positions, and in parallel, open questions to analyze subjective universes. The conclusions showed that the annual review was positive, improvisation has changed the way students listen to music and the majority of them would want to have access to this discipline earlier in their academic life.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daMartins, JoãoSantos, MárioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlmeida, Fábio Alves de2016-12-12T11:35:59Z2015-07-092015-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8746TID:201337444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:26.268065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo
title A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo
spellingShingle A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo
Almeida, Fábio Alves de
Ensino da música
Jazz
Improvisação
Instrumento saxofone
Curso profissional
Oferta complementar
Music education
Improvisation
Instrument
Saxophone
Training course
title_short A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo
title_full A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo
title_fullStr A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo
title_full_unstemmed A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo
title_sort A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo
author Almeida, Fábio Alves de
author_facet Almeida, Fábio Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Martins, João
Santos, Mário
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fábio Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Jazz
Improvisação
Instrumento saxofone
Curso profissional
Oferta complementar
Music education
Improvisation
Instrument
Saxophone
Training course
topic Ensino da música
Jazz
Improvisação
Instrumento saxofone
Curso profissional
Oferta complementar
Music education
Improvisation
Instrument
Saxophone
Training course
description Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
2015-07-09T00:00:00Z
2016-12-12T11:35:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8746
TID:201337444
url http://hdl.handle.net/10400.22/8746
identifier_str_mv TID:201337444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473421271040