PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9081 |
Resumo: | A ansiedade na adolescência tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, trazendo consequências impactantes quando não se intervém de forma adequada e atempada. O presente trabalho pretende criar e implementar um programa de intervenção para prevenção e controlo da ansiedade em adolescentes, compreender as implicações da aplicação desse programa, e averiguar se os participantes consideram ter adquirido competências que possam vir a aplicar no futuro. Recorreuse a uma metodologia de investigação-ação, numa abordagem do tipo quantitativo, através da aplicação de inquéritos por questionário, baseando-se num estudo comparativo, antes e depois da implementação do programa. A amostragem foi feita por conveniência, optando-se por uma intervenção em grupo. O programa desenvolveu-se ao longo de sete sessões. Os resultados obtidos indicam que é possível reduzir os níveis de ansiedade dos adolescentes através do programa de intervenção criado, capacitando-os de estratégias e competências para prevenir e lidar com a ansiedade. As técnicas utilizadas incluem a psicoeducação, para que os participantes reconheçam a ansiedade como algo normal e regulador, atividades de relaxamento, que consigam ser aplicadas no dia a dia, como a respiração diafragmática, as práticas meditativas, o relaxamento muscular e a atividade física, técnicas de regulação emocional, que aumentem a autoestima e a autoconfiança, e estratégias que auxiliem na definição e concretização de objetivos. Este tipo de intervenção poderá ser efetuada de uma forma mais vasta e prolongada no tempo de modo a ampliar os seus resultados, sendo pertinente a sua utilização atendendo ao número crescente de adolescentes com ansiedade. |
id |
RCAP_c50317225ee8948585f2174cd0d6af39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9081 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTESAdolescênciaintervenção socialAnsiedadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA ansiedade na adolescência tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, trazendo consequências impactantes quando não se intervém de forma adequada e atempada. O presente trabalho pretende criar e implementar um programa de intervenção para prevenção e controlo da ansiedade em adolescentes, compreender as implicações da aplicação desse programa, e averiguar se os participantes consideram ter adquirido competências que possam vir a aplicar no futuro. Recorreuse a uma metodologia de investigação-ação, numa abordagem do tipo quantitativo, através da aplicação de inquéritos por questionário, baseando-se num estudo comparativo, antes e depois da implementação do programa. A amostragem foi feita por conveniência, optando-se por uma intervenção em grupo. O programa desenvolveu-se ao longo de sete sessões. Os resultados obtidos indicam que é possível reduzir os níveis de ansiedade dos adolescentes através do programa de intervenção criado, capacitando-os de estratégias e competências para prevenir e lidar com a ansiedade. As técnicas utilizadas incluem a psicoeducação, para que os participantes reconheçam a ansiedade como algo normal e regulador, atividades de relaxamento, que consigam ser aplicadas no dia a dia, como a respiração diafragmática, as práticas meditativas, o relaxamento muscular e a atividade física, técnicas de regulação emocional, que aumentem a autoestima e a autoconfiança, e estratégias que auxiliem na definição e concretização de objetivos. Este tipo de intervenção poderá ser efetuada de uma forma mais vasta e prolongada no tempo de modo a ampliar os seus resultados, sendo pertinente a sua utilização atendendo ao número crescente de adolescentes com ansiedade.Fonseca, Marta Sofia Abreu daIC-OnlinePereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes2023-12-12T16:12:21Z2023-10-172023-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9081TID:203419022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:51Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:41.333456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES |
title |
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES |
spellingShingle |
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES Pereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes Adolescência intervenção social Ansiedade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES |
title_full |
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES |
title_fullStr |
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES |
title_full_unstemmed |
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES |
title_sort |
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES |
author |
Pereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes |
author_facet |
Pereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Marta Sofia Abreu da IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência intervenção social Ansiedade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Adolescência intervenção social Ansiedade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A ansiedade na adolescência tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, trazendo consequências impactantes quando não se intervém de forma adequada e atempada. O presente trabalho pretende criar e implementar um programa de intervenção para prevenção e controlo da ansiedade em adolescentes, compreender as implicações da aplicação desse programa, e averiguar se os participantes consideram ter adquirido competências que possam vir a aplicar no futuro. Recorreuse a uma metodologia de investigação-ação, numa abordagem do tipo quantitativo, através da aplicação de inquéritos por questionário, baseando-se num estudo comparativo, antes e depois da implementação do programa. A amostragem foi feita por conveniência, optando-se por uma intervenção em grupo. O programa desenvolveu-se ao longo de sete sessões. Os resultados obtidos indicam que é possível reduzir os níveis de ansiedade dos adolescentes através do programa de intervenção criado, capacitando-os de estratégias e competências para prevenir e lidar com a ansiedade. As técnicas utilizadas incluem a psicoeducação, para que os participantes reconheçam a ansiedade como algo normal e regulador, atividades de relaxamento, que consigam ser aplicadas no dia a dia, como a respiração diafragmática, as práticas meditativas, o relaxamento muscular e a atividade física, técnicas de regulação emocional, que aumentem a autoestima e a autoconfiança, e estratégias que auxiliem na definição e concretização de objetivos. Este tipo de intervenção poderá ser efetuada de uma forma mais vasta e prolongada no tempo de modo a ampliar os seus resultados, sendo pertinente a sua utilização atendendo ao número crescente de adolescentes com ansiedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12T16:12:21Z 2023-10-17 2023-10-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/9081 TID:203419022 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/9081 |
identifier_str_mv |
TID:203419022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137008070688768 |