PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9081
Resumo: A ansiedade na adolescência tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, trazendo consequências impactantes quando não se intervém de forma adequada e atempada. O presente trabalho pretende criar e implementar um programa de intervenção para prevenção e controlo da ansiedade em adolescentes, compreender as implicações da aplicação desse programa, e averiguar se os participantes consideram ter adquirido competências que possam vir a aplicar no futuro. Recorreuse a uma metodologia de investigação-ação, numa abordagem do tipo quantitativo, através da aplicação de inquéritos por questionário, baseando-se num estudo comparativo, antes e depois da implementação do programa. A amostragem foi feita por conveniência, optando-se por uma intervenção em grupo. O programa desenvolveu-se ao longo de sete sessões. Os resultados obtidos indicam que é possível reduzir os níveis de ansiedade dos adolescentes através do programa de intervenção criado, capacitando-os de estratégias e competências para prevenir e lidar com a ansiedade. As técnicas utilizadas incluem a psicoeducação, para que os participantes reconheçam a ansiedade como algo normal e regulador, atividades de relaxamento, que consigam ser aplicadas no dia a dia, como a respiração diafragmática, as práticas meditativas, o relaxamento muscular e a atividade física, técnicas de regulação emocional, que aumentem a autoestima e a autoconfiança, e estratégias que auxiliem na definição e concretização de objetivos. Este tipo de intervenção poderá ser efetuada de uma forma mais vasta e prolongada no tempo de modo a ampliar os seus resultados, sendo pertinente a sua utilização atendendo ao número crescente de adolescentes com ansiedade.
id RCAP_c50317225ee8948585f2174cd0d6af39
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTESAdolescênciaintervenção socialAnsiedadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA ansiedade na adolescência tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, trazendo consequências impactantes quando não se intervém de forma adequada e atempada. O presente trabalho pretende criar e implementar um programa de intervenção para prevenção e controlo da ansiedade em adolescentes, compreender as implicações da aplicação desse programa, e averiguar se os participantes consideram ter adquirido competências que possam vir a aplicar no futuro. Recorreuse a uma metodologia de investigação-ação, numa abordagem do tipo quantitativo, através da aplicação de inquéritos por questionário, baseando-se num estudo comparativo, antes e depois da implementação do programa. A amostragem foi feita por conveniência, optando-se por uma intervenção em grupo. O programa desenvolveu-se ao longo de sete sessões. Os resultados obtidos indicam que é possível reduzir os níveis de ansiedade dos adolescentes através do programa de intervenção criado, capacitando-os de estratégias e competências para prevenir e lidar com a ansiedade. As técnicas utilizadas incluem a psicoeducação, para que os participantes reconheçam a ansiedade como algo normal e regulador, atividades de relaxamento, que consigam ser aplicadas no dia a dia, como a respiração diafragmática, as práticas meditativas, o relaxamento muscular e a atividade física, técnicas de regulação emocional, que aumentem a autoestima e a autoconfiança, e estratégias que auxiliem na definição e concretização de objetivos. Este tipo de intervenção poderá ser efetuada de uma forma mais vasta e prolongada no tempo de modo a ampliar os seus resultados, sendo pertinente a sua utilização atendendo ao número crescente de adolescentes com ansiedade.Fonseca, Marta Sofia Abreu daIC-OnlinePereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes2023-12-12T16:12:21Z2023-10-172023-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9081TID:203419022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:51Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:41.333456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES
title PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES
spellingShingle PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES
Pereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes
Adolescência
intervenção social
Ansiedade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES
title_full PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES
title_fullStr PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES
title_full_unstemmed PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES
title_sort PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTES
author Pereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes
author_facet Pereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Marta Sofia Abreu da
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
intervenção social
Ansiedade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Adolescência
intervenção social
Ansiedade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A ansiedade na adolescência tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, trazendo consequências impactantes quando não se intervém de forma adequada e atempada. O presente trabalho pretende criar e implementar um programa de intervenção para prevenção e controlo da ansiedade em adolescentes, compreender as implicações da aplicação desse programa, e averiguar se os participantes consideram ter adquirido competências que possam vir a aplicar no futuro. Recorreuse a uma metodologia de investigação-ação, numa abordagem do tipo quantitativo, através da aplicação de inquéritos por questionário, baseando-se num estudo comparativo, antes e depois da implementação do programa. A amostragem foi feita por conveniência, optando-se por uma intervenção em grupo. O programa desenvolveu-se ao longo de sete sessões. Os resultados obtidos indicam que é possível reduzir os níveis de ansiedade dos adolescentes através do programa de intervenção criado, capacitando-os de estratégias e competências para prevenir e lidar com a ansiedade. As técnicas utilizadas incluem a psicoeducação, para que os participantes reconheçam a ansiedade como algo normal e regulador, atividades de relaxamento, que consigam ser aplicadas no dia a dia, como a respiração diafragmática, as práticas meditativas, o relaxamento muscular e a atividade física, técnicas de regulação emocional, que aumentem a autoestima e a autoconfiança, e estratégias que auxiliem na definição e concretização de objetivos. Este tipo de intervenção poderá ser efetuada de uma forma mais vasta e prolongada no tempo de modo a ampliar os seus resultados, sendo pertinente a sua utilização atendendo ao número crescente de adolescentes com ansiedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T16:12:21Z
2023-10-17
2023-10-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9081
TID:203419022
url http://hdl.handle.net/10400.8/9081
identifier_str_mv TID:203419022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137008070688768