Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12721 |
Resumo: | O presente relatório de investigação trata da temática “A cidadania em contexto de Educação Pré-escolar”. Este estudo realizou-se num jardim-de-infância particular, localizado na cidade de Bragança, no ano letivo de 2014/2015, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar. Teve como objetivo primordial conhecer a importância atribuída à formação para a cidadania, numa sala de crianças com quatro anos de idade. Trata-se de uma investigação composta por uma vertente qualitativa, na ordem de uma investigação interpretativa, que teve como participantes a educadora cooperante e as vinte e cinco crianças presentes na sala. Para a elaboração da presente investigação, procedeu-se à análise documental do Projeto Curricular da Instituição e do Projeto Curricular de Grupo, bem como da prática pedagógica desenvolvida, a fim de conhecer o relevo dado à temática. Realizou-se ainda a análise das notas de campo, realizadas aquando da prática em contexto. Em epílogo, verificou-se que tanto a educadora como a própria instituição tinham uma mesma base de ensino, preparar a criança para o mundo e para a cidadania. Com isso atribuíram-lhe grande parte do papel de aprendizagem com vista ao desenvolvimento da autonomia e criatividade, em concordância com o seu papel na sociedade, tendo sido este ativo e importante, a criança era preparada seguindo uma linha condutora relativamente à área de formação pessoal e social, imperando o papel da cidadania e a educação para a mesma. |
id |
RCAP_c57d2fd52a0312a5d6ad0a4b5ad51eb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12721 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarCidadaniaJardim-de-infânciaProjeto curricular de grupoProjeto curricular da instituiçãoO presente relatório de investigação trata da temática “A cidadania em contexto de Educação Pré-escolar”. Este estudo realizou-se num jardim-de-infância particular, localizado na cidade de Bragança, no ano letivo de 2014/2015, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar. Teve como objetivo primordial conhecer a importância atribuída à formação para a cidadania, numa sala de crianças com quatro anos de idade. Trata-se de uma investigação composta por uma vertente qualitativa, na ordem de uma investigação interpretativa, que teve como participantes a educadora cooperante e as vinte e cinco crianças presentes na sala. Para a elaboração da presente investigação, procedeu-se à análise documental do Projeto Curricular da Instituição e do Projeto Curricular de Grupo, bem como da prática pedagógica desenvolvida, a fim de conhecer o relevo dado à temática. Realizou-se ainda a análise das notas de campo, realizadas aquando da prática em contexto. Em epílogo, verificou-se que tanto a educadora como a própria instituição tinham uma mesma base de ensino, preparar a criança para o mundo e para a cidadania. Com isso atribuíram-lhe grande parte do papel de aprendizagem com vista ao desenvolvimento da autonomia e criatividade, em concordância com o seu papel na sociedade, tendo sido este ativo e importante, a criança era preparada seguindo uma linha condutora relativamente à área de formação pessoal e social, imperando o papel da cidadania e a educação para a mesma.This research report deals with the theme "Citizenship in garden-of-childhood context." This study took place in a garden, for children especially, in the city of Bragança, in the academic year 2014/2015. This developed within the course of Supervised Teaching Practice inserted in Preschool Education Master, and had as main objective to know the importance given to education for citizenship, a four-year room. This is a research consists of a qualitative aspect in the order of an interpretive research, which was attended by the cooperative educator and twenty-five children in the room. For the preparation of this research, we proceeded to the desk review of the institution's educational project and the Curriculum Group Design, in order to know the importance given to the theme. It was held also the analysis of field notes taken during the practice in context. In epilogue, it was found that both the educator and the institution have the same educational base, prepare the child for the world, thus assign him much of the learning role for the development of autonomy and creativity, in agreement its role in society, which is active and importantly, the child is prepared following a conductive line from the area of personal and social education, reigning the role of citizenship and education for it.Castanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBLopes, Tânia Daniela Almeida2016-02-05T16:18:39Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12721TID:201028476porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:58.187745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar Lopes, Tânia Daniela Almeida Cidadania Jardim-de-infância Projeto curricular de grupo Projeto curricular da instituição |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
author |
Lopes, Tânia Daniela Almeida |
author_facet |
Lopes, Tânia Daniela Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanheira, Manuel Luís Pinto Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Tânia Daniela Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Jardim-de-infância Projeto curricular de grupo Projeto curricular da instituição |
topic |
Cidadania Jardim-de-infância Projeto curricular de grupo Projeto curricular da instituição |
description |
O presente relatório de investigação trata da temática “A cidadania em contexto de Educação Pré-escolar”. Este estudo realizou-se num jardim-de-infância particular, localizado na cidade de Bragança, no ano letivo de 2014/2015, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar. Teve como objetivo primordial conhecer a importância atribuída à formação para a cidadania, numa sala de crianças com quatro anos de idade. Trata-se de uma investigação composta por uma vertente qualitativa, na ordem de uma investigação interpretativa, que teve como participantes a educadora cooperante e as vinte e cinco crianças presentes na sala. Para a elaboração da presente investigação, procedeu-se à análise documental do Projeto Curricular da Instituição e do Projeto Curricular de Grupo, bem como da prática pedagógica desenvolvida, a fim de conhecer o relevo dado à temática. Realizou-se ainda a análise das notas de campo, realizadas aquando da prática em contexto. Em epílogo, verificou-se que tanto a educadora como a própria instituição tinham uma mesma base de ensino, preparar a criança para o mundo e para a cidadania. Com isso atribuíram-lhe grande parte do papel de aprendizagem com vista ao desenvolvimento da autonomia e criatividade, em concordância com o seu papel na sociedade, tendo sido este ativo e importante, a criança era preparada seguindo uma linha condutora relativamente à área de formação pessoal e social, imperando o papel da cidadania e a educação para a mesma. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-05T16:18:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/12721 TID:201028476 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/12721 |
identifier_str_mv |
TID:201028476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135270699794432 |