Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Tânia Daniela Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12721
Resumo: O presente relatório de investigação trata da temática “A cidadania em contexto de Educação Pré-escolar”. Este estudo realizou-se num jardim-de-infância particular, localizado na cidade de Bragança, no ano letivo de 2014/2015, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar. Teve como objetivo primordial conhecer a importância atribuída à formação para a cidadania, numa sala de crianças com quatro anos de idade. Trata-se de uma investigação composta por uma vertente qualitativa, na ordem de uma investigação interpretativa, que teve como participantes a educadora cooperante e as vinte e cinco crianças presentes na sala. Para a elaboração da presente investigação, procedeu-se à análise documental do Projeto Curricular da Instituição e do Projeto Curricular de Grupo, bem como da prática pedagógica desenvolvida, a fim de conhecer o relevo dado à temática. Realizou-se ainda a análise das notas de campo, realizadas aquando da prática em contexto. Em epílogo, verificou-se que tanto a educadora como a própria instituição tinham uma mesma base de ensino, preparar a criança para o mundo e para a cidadania. Com isso atribuíram-lhe grande parte do papel de aprendizagem com vista ao desenvolvimento da autonomia e criatividade, em concordância com o seu papel na sociedade, tendo sido este ativo e importante, a criança era preparada seguindo uma linha condutora relativamente à área de formação pessoal e social, imperando o papel da cidadania e a educação para a mesma.
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