A perspetiva das forças na intervenção do assistente social com as famílias de crianças e jovens em perigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Maria Beatriz Dinis da Silva da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29601
Resumo: A perspetiva das forças rompe com o Serviço Social convencional, promovendo a transição do modelo médico para a perspetiva das forças que privilegia as potencialidades, talentos e interesses pessoais, ao invés das fraquezas (Oliveira, 2016). Esta perspetiva incentiva uma relação igualitária entre as partes, assente na confiança e empatia (Blundo, 2000). A intervenção do Serviço Social com famílias de crianças e jovens em perigo com base na perspetiva das forças centra-se na identificação das potencialidades, descoberta de talentos e desenvolvimento de competências parentais e dinâmicas familiares (Berg & Kelly, 2001, como citado em Roose et al., 2014). Por meio de uma metodologia qualitativa, implementaram-se entrevistas semiestruturadas a 12 assistentes sociais que atuam com famílias de crianças e jovens em perigo, a fim de explorar as suas perceções acerca do recurso à perspetiva das forças e impacto que tal tem nos sujeitos de intervenção. Esta investigação aprofundou o conhecimento sobre a intervenção com estas famílias segundo o quadro teórico da perspetiva das forças. Mais especificamente, clarificou em que fase da intervenção se identifica e desenvolvem as forças das famílias; permitiu perceber se a perspetiva das forças é aplicável a todas as famílias; qual a perceção dos assistentes sociais relativamente às forças das pessoas e se consideram que as famílias as reconhecem ou não; averiguar a opinião dos profissionais sobre a ligação entre a perspetiva das forças e o potencial de mudança das famílias; e por fim, permitiu elencar as oportunidades e desafios sentidos pelo assistente social.
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