Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Comparação, Perceções e Práticas Educativas Inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Filipa Barros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2471
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tenciona abordar as diferentes perceções dos educadores de infância e professores na inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Como tal, tornou-se necessária a definição de objetivos fundamentais para este relatório. O primeiro objetivo tem como intencionalidade a identificação das perceções dos educadores de infância e professores relativamente às práticas educativas inclusivas. Posteriormente, segue-se a clarificação do processo de inclusão destes dois contextos, através das perceções dos profissionais envolvidos. Para finalizar, será imprescindível a comparação das perceções dos educadores de infância e professores do 1º Ciclo. Esta comparação é tão ou mais importante por se tratar de uma profissionalização num perfil misto. Neste relatório de estágio, com uma metodologia de carácter misto, cujos instrumentos incidiram na observação indireta através do inquérito por questionário e na observação direta pela prática supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo serão identificadas e percecionadas as ideias dos educadores de infância e professores do 1º Ciclo, relativamente à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais
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