Plano de marketing revisitado para o sector segurador em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Nuno Rodrigo Vinhas da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15147
Resumo: O objectivo principal deste Trabalho de Projecto é conceber um Plano de Marketing para o Sector Segurador português. Em termos metodológicos, realizaram-se diversas pesquisas bibliográficas para fazer o levantamento dos temas em estudo e revisitaram-se dezasseis Modelos de Plano de Marketing da literatura da última década. A revisão bibliográfica efectuada mostrou que as empresas que não concebem um Plano de Marketing não desenvolvem tantas actividades de Marketing que lhes possibilitem implementar com sucesso o conceito e alcance do Marketing. Esta pesquisa permitiu elaborar um Modelo de Plano de Marketing aplicável ao Sector Segurador. A Análise SWOT foi efectuada com base numa pesquisa exploratória, com recurso a fontes secundárias e entrevistas semi-estruturadas. Tendo em conta a Estratégia do Sector e a Análise SWOT, foram estabelecidos os Objectivos de Marketing, a Estratégia de Marketing, o Plano de Acção, o Plano de Controlo e o Plano de Contingências para o Sector Segurador que, no seu conjunto, formam o objecto deste Trabalho de Projecto, o Plano de Marketing do Sector Segurador português, com um horizonte temporal de aplicação até Dezembro de 2012; ABSTRACT:The main objective of this Research Work is to devise a Marketing Plan for the Portuguese Insurance Sector. In methodological terms, we start for literature revision in order to study sixteen Models of Marketing Plan from the last decade. According to the literature review, we found that firms which not conceive a Marketing Plan do not develop the Marketing Activities necessary to implement with success the concept and scope of Marketing. With this research we create a Model Marketing Plan applicable to the Insurance Sector. The SWOT Analysis was based on exploratory research, using secondary sources and semi-structured interviews. Given the Sector's strategy and SWOT Analysis, we define the main objectives of Marketing Objectives, the Marketing strategy, the Action Plan, the Control Plan and the Contingency Plan for the Portuguese Insurance Sector which, taken together, form the subject of this Research Work, the Marketing Plan for the Portuguese Insurance Sector, with a time horizon of application until December 2012.
id RCAP_c5c74910d6acb41f840b13f0511bbd6c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing revisitado para o sector segurador em PortugalPlano de marketingMarketing de serviçosSector seguradorMarketing planServices marketingInsurance sectorO objectivo principal deste Trabalho de Projecto é conceber um Plano de Marketing para o Sector Segurador português. Em termos metodológicos, realizaram-se diversas pesquisas bibliográficas para fazer o levantamento dos temas em estudo e revisitaram-se dezasseis Modelos de Plano de Marketing da literatura da última década. A revisão bibliográfica efectuada mostrou que as empresas que não concebem um Plano de Marketing não desenvolvem tantas actividades de Marketing que lhes possibilitem implementar com sucesso o conceito e alcance do Marketing. Esta pesquisa permitiu elaborar um Modelo de Plano de Marketing aplicável ao Sector Segurador. A Análise SWOT foi efectuada com base numa pesquisa exploratória, com recurso a fontes secundárias e entrevistas semi-estruturadas. Tendo em conta a Estratégia do Sector e a Análise SWOT, foram estabelecidos os Objectivos de Marketing, a Estratégia de Marketing, o Plano de Acção, o Plano de Controlo e o Plano de Contingências para o Sector Segurador que, no seu conjunto, formam o objecto deste Trabalho de Projecto, o Plano de Marketing do Sector Segurador português, com um horizonte temporal de aplicação até Dezembro de 2012; ABSTRACT:The main objective of this Research Work is to devise a Marketing Plan for the Portuguese Insurance Sector. In methodological terms, we start for literature revision in order to study sixteen Models of Marketing Plan from the last decade. According to the literature review, we found that firms which not conceive a Marketing Plan do not develop the Marketing Activities necessary to implement with success the concept and scope of Marketing. With this research we create a Model Marketing Plan applicable to the Insurance Sector. The SWOT Analysis was based on exploratory research, using secondary sources and semi-structured interviews. Given the Sector's strategy and SWOT Analysis, we define the main objectives of Marketing Objectives, the Marketing strategy, the Action Plan, the Control Plan and the Contingency Plan for the Portuguese Insurance Sector which, taken together, form the subject of this Research Work, the Marketing Plan for the Portuguese Insurance Sector, with a time horizon of application until December 2012.Universidade de Évora2015-09-01T09:40:14Z2015-09-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15147http://hdl.handle.net/10174/15147porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt256Gomes, Nuno Rodrigo Vinhas da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:51.931970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing revisitado para o sector segurador em Portugal
title Plano de marketing revisitado para o sector segurador em Portugal
spellingShingle Plano de marketing revisitado para o sector segurador em Portugal
Gomes, Nuno Rodrigo Vinhas da Costa
Plano de marketing
Marketing de serviços
Sector segurador
Marketing plan
Services marketing
Insurance sector
title_short Plano de marketing revisitado para o sector segurador em Portugal
title_full Plano de marketing revisitado para o sector segurador em Portugal
title_fullStr Plano de marketing revisitado para o sector segurador em Portugal
title_full_unstemmed Plano de marketing revisitado para o sector segurador em Portugal
title_sort Plano de marketing revisitado para o sector segurador em Portugal
author Gomes, Nuno Rodrigo Vinhas da Costa
author_facet Gomes, Nuno Rodrigo Vinhas da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Nuno Rodrigo Vinhas da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Marketing de serviços
Sector segurador
Marketing plan
Services marketing
Insurance sector
topic Plano de marketing
Marketing de serviços
Sector segurador
Marketing plan
Services marketing
Insurance sector
description O objectivo principal deste Trabalho de Projecto é conceber um Plano de Marketing para o Sector Segurador português. Em termos metodológicos, realizaram-se diversas pesquisas bibliográficas para fazer o levantamento dos temas em estudo e revisitaram-se dezasseis Modelos de Plano de Marketing da literatura da última década. A revisão bibliográfica efectuada mostrou que as empresas que não concebem um Plano de Marketing não desenvolvem tantas actividades de Marketing que lhes possibilitem implementar com sucesso o conceito e alcance do Marketing. Esta pesquisa permitiu elaborar um Modelo de Plano de Marketing aplicável ao Sector Segurador. A Análise SWOT foi efectuada com base numa pesquisa exploratória, com recurso a fontes secundárias e entrevistas semi-estruturadas. Tendo em conta a Estratégia do Sector e a Análise SWOT, foram estabelecidos os Objectivos de Marketing, a Estratégia de Marketing, o Plano de Acção, o Plano de Controlo e o Plano de Contingências para o Sector Segurador que, no seu conjunto, formam o objecto deste Trabalho de Projecto, o Plano de Marketing do Sector Segurador português, com um horizonte temporal de aplicação até Dezembro de 2012; ABSTRACT:The main objective of this Research Work is to devise a Marketing Plan for the Portuguese Insurance Sector. In methodological terms, we start for literature revision in order to study sixteen Models of Marketing Plan from the last decade. According to the literature review, we found that firms which not conceive a Marketing Plan do not develop the Marketing Activities necessary to implement with success the concept and scope of Marketing. With this research we create a Model Marketing Plan applicable to the Insurance Sector. The SWOT Analysis was based on exploratory research, using secondary sources and semi-structured interviews. Given the Sector's strategy and SWOT Analysis, we define the main objectives of Marketing Objectives, the Marketing strategy, the Action Plan, the Control Plan and the Contingency Plan for the Portuguese Insurance Sector which, taken together, form the subject of this Research Work, the Marketing Plan for the Portuguese Insurance Sector, with a time horizon of application until December 2012.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T09:40:14Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15147
http://hdl.handle.net/10174/15147
url http://hdl.handle.net/10174/15147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
teses@bib.uevora.pt
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136553283354624