Quadros-vivos : vi(ver) o museu na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Bruna Filipa Costa
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/49140
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_c5e488e1f2b7594bf79140799a192a27
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/49140
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quadros-vivos : vi(ver) o museu na escolaInterdisciplinaridadeHistória da culturaArte - HistóriaDesenhoExpressão dramáticaCultura visualRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório descreve o Projeto Educativo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, intitulado: QUADROS-VIVOS: Vi(ver) o Museu na Escola, numa turma do 11º Ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, da Escola Secundária Vergílio Ferreira, escola sede do Agrupamento com o mesmo nome, situada na freguesia de Carnide, concelho de Lisboa, no ano letivo 2019-2020. Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de ver a obra de arte dos alunos e respondendo a uma necessidade evidenciada pela turma: a falta de viver a obra de arte (isto é, de experiências artísticas no contexto da frequência de museus e outras instituições por ausência ou carência de hábitos culturais) que se traduzia numa enorme dificuldade em identificar imagens; procurou-se fomentar e ampliar os interesses artísticos dos alunos através da cultura visual, o que veio a materializar-se através da implementação de um projeto interdisciplinar, entre as disciplinas de História da Cultura e das Arte e Desenho A, aliadas à iniciação da expressão dramática enquanto domínio promotor de mecanismos facilitadores da fruição da obra de arte. Os alunos desenvolveram um estudo intensivo de cinco obras pictóricas do programa do 11º ano de História da Cultura e das Artes (HCA), pertencentes a diferentes movimentos artísticos, desde o Barroco ao Cubismo. A investigação de cada pintura, contexto histórico e artista decorreram ao longo das aulas de História da Cultura e das Artes. Na disciplina de Desenho, o estudo das obras decorreu através da (de)composição e processos de síntese (simplificação). Por fim, ambas as disciplinas cooperaram na criação performativa das obras de arte para que, de forma reflexiva e crítica, veiculada por uma leitura atual, os alunos procedessem à recriação dos “quadros”, cujas personagens ganham vida pelos seus corpos e ações. Este processo requer um grau elevado de proximidade para com os alunos que havia começado a estreitar-se, desde logo, com o estudo aprofundado da obra de arte nas duas disciplinas. No final, foi possível constatar que, embora os alunos demonstrassem algum receio perante a exposição pessoal ao público, a proposta educativa, assim como a sua realização, permitiram aos alunos um envolvimento maior com a obra, bem como a possibilidade de integrar novas abordagens artísticas e de educação artística, confirmando o sucesso da interdisciplinaridade através da cooperação das disciplinas de História da Cultura e das Artes e Desenho A. Os resultados demonstraram melhorias significativas, não só ao nível da motivação dos alunos perante propostas pedagógicas e didáticas de caráter interdisciplinar, mas também do interesse e empenho manifestados quando aplicadas metodologias de ensino cooperativo.The present report describes the Educational Project carried out within the scope of Supervised Teaching Practice entitled: QUADROS-VIVOS: Vi(ver) o Museu na Escola, which was implemented in a 11th year class of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts, in Escola Secundária Vergílio Ferreira, headquarters school of the group with the same name, located in Carnide parish, municipality of Lisbon, in the academic year 2019-2020. In order to contribute to the development of the ability to see students' artwork and responding to a need evidenced by the class: the lack of living the work of art (that is, experiencing artistic experiences in the context of attending museums and other institutions due to the absence or lack of cultural habits) which translated into an enormous difficulty in identifying images. The aim was to foster and expand the artistic interests of students through visual culture, materialized through the implementation of an interdisciplinary project, between the subjects of History of Culture and Art and Drawing A, combined with the initiation of dramatic expression as a promoter of mechanisms that facilitate the enjoyment of the work of art. The students developed an intensive study of five pictorial works from the 11th year program of History of Culture and Arts (HCA), belonging to different artistic movements, from Baroque to Cubism. The investigation of each painting, historical context and artist took place during the History of Culture and Arts classes. In the discipline of Drawing, the study of works took place through (de)composition and synthesis processes (simplification). Finally, both subjects cooperated in the performative creation of works of art so that, in a reflective and critical way, conveyed by a current reading, students proceeded to recreate the “pictures”, whose characters come to life through their bodies and actions. This process required a high degree of closeness to the students who had started to narrow down, with the in-depth study of the artwork in both disciplines. In the end, it was possible to verify that, although the students showed some fear regarding the personal exposure to the public, the educational proposal, as well as its realization, allowed the students a greater involvement with the work, as well as the possibility of integrating new artistic approaches and artistic education, confirming the success of interdisciplinarity through the cooperation of the subjects of History of Culture and Arts and Drawing A. The results showed significant improvements, not only in terms of students' motivation in the face of interdisciplinary pedagogical and didactic proposals, but also of the interest and commitment shown when applying cooperative teaching methodologies.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Bruna Filipa Costa2021-07-27T09:11:38Z20002020-12-082000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:51.427928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quadros-vivos : vi(ver) o museu na escola
title Quadros-vivos : vi(ver) o museu na escola
spellingShingle Quadros-vivos : vi(ver) o museu na escola
Mendes, Bruna Filipa Costa
Interdisciplinaridade
História da cultura
Arte - História
Desenho
Expressão dramática
Cultura visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Quadros-vivos : vi(ver) o museu na escola
title_full Quadros-vivos : vi(ver) o museu na escola
title_fullStr Quadros-vivos : vi(ver) o museu na escola
title_full_unstemmed Quadros-vivos : vi(ver) o museu na escola
title_sort Quadros-vivos : vi(ver) o museu na escola
author Mendes, Bruna Filipa Costa
author_facet Mendes, Bruna Filipa Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Bruna Filipa Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
História da cultura
Arte - História
Desenho
Expressão dramática
Cultura visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Interdisciplinaridade
História da cultura
Arte - História
Desenho
Expressão dramática
Cultura visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
2020-12-08
2021-07-27T09:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/49140
url http://hdl.handle.net/10451/49140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134556484272128