A importância das histórias no desenvolvimento das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Sónia Maria Formigo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1575
Resumo: Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Ensino de pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico
id RCAP_c5f478f8ada4f8fa442d79108f018f5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1575
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das histórias no desenvolvimento das criançascrechejardim de infância1º ciclo do ensino básicocriançashistóriaschildcarekindergarten1st cicle of basic educationchildrenstoriesRelatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Ensino de pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básicoO presente relatório surge no seguimento da minha prática supervisionada em contexto educativo nas valências de Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico e cujo tema é “A impor Desta forma, o presente relatório intitulado “A importância das histórias no desenvolvimento das crianças” teve como principal objetivo pesquisar a importância do contacto das crianças com as histórias para o seu desenvolvimento e aprendizagens. Mediante o uso do questionário foi possível verificar se os pais, professores do 1º ciclo do ensino básico e educadores de infância têm por hábito ler/contar histórias, qual o espaço das histórias em casa e na sala de aula, qual a perspetiva dos pais e docentes sobre a importância das mesmas e ainda as diferenças entre educadores e professores na sua prática. Através da análise dos dados recolhidos, foi possível chegar a três conclusões, sendo que os educadores de infância usam a história com o objetivo de abordar um determinado tema e com um caráter mais lúdico, os professores de 1º ciclo usam as histórias maioritariamente com o objetivo de trabalhar a língua portuguesa, mais propriamente a educação literária, no que toca aos pais estes contam histórias com um objetivo lúdico e como forma de os filhos terem um contacto com os livros. A primeira parte do relatório diz respeito às intervenções realizadas em contexto de Pré-Escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico e Creche, bem como o meu percurso profissional e a segunda parte corresponde à parte investigativa.This report comes from my Supervised Professional Practice in educational contexto, inthe áreas of Childcare, Kindergarten and 1st Cycle of basic education. Thus, this report entitled “The importance of stories in the development of children" aimed to investigate the importance of the contact of the children with stories for their development and learning. By using the questionnaire was possible to verify if the parents , the 1st cycle primary school teachers and kindergarten teachers have the habit of reading / storytelling , which space the stories at home and in the classroom , which the parents' perspective and teachers about the importance of the same and the differences between educators and teachers in their practice. By analyzing the collected data, it was possible to reach three conclusions, and kindergarten teachers use the story in order to address a specific theme and a more playful character, the 1st cycle teachers use the stories mainly in order working the Portuguese language, more specifically literary education, with regard to these parents tell stories with a playful goal and as a way for children to have a contact with books. The first parto f this report, with respect to work performed on Supervised Teaching Pratice in the contexto Kindergarten, 1st cycle of basic education and Childcare, as well as my professional career, and the second parts refers to the part investigative.Teixeira, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMonteiro, Sónia Maria Formigo2016-09-25T21:22:31Z2016-06-032016-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1575TID:201197804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:30Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:51.325933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das histórias no desenvolvimento das crianças
title A importância das histórias no desenvolvimento das crianças
spellingShingle A importância das histórias no desenvolvimento das crianças
Monteiro, Sónia Maria Formigo
creche
jardim de infância
1º ciclo do ensino básico
crianças
histórias
childcare
kindergarten
1st cicle of basic education
children
stories
title_short A importância das histórias no desenvolvimento das crianças
title_full A importância das histórias no desenvolvimento das crianças
title_fullStr A importância das histórias no desenvolvimento das crianças
title_full_unstemmed A importância das histórias no desenvolvimento das crianças
title_sort A importância das histórias no desenvolvimento das crianças
author Monteiro, Sónia Maria Formigo
author_facet Monteiro, Sónia Maria Formigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Sónia Maria Formigo
dc.subject.por.fl_str_mv creche
jardim de infância
1º ciclo do ensino básico
crianças
histórias
childcare
kindergarten
1st cicle of basic education
children
stories
topic creche
jardim de infância
1º ciclo do ensino básico
crianças
histórias
childcare
kindergarten
1st cicle of basic education
children
stories
description Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Ensino de pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-25T21:22:31Z
2016-06-03
2016-06-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1575
TID:201197804
url http://hdl.handle.net/10400.15/1575
identifier_str_mv TID:201197804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028899602433