O educador de infância na unidade de neonatologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges, Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3096
Resumo: Este artigo resultou de uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente um estudo de caso, que objetiva potenciar a Intervenção Precoce na Infância (IPI) numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) junto das crianças prematuras com alterações, ou em risco de apresentarem alterações no seu desenvolvimento. A recolha de dados procedeu-se através de entrevistas semiestruturadas, com questões abertas, a oito enfermeiras que exercem funções na UCIN num dos maiores hospitais do norte de Portugal. Dos resultados salienta-se: a indagação acerca da prematuridade e de como esta altera o desenvolvimento normal dos bebés; o aumento da probabilidade de recorrer aos serviços de IPI; a consciencialização da necessidade de formação e aprofundamento de conhecimento relativamente às respostas do Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI) por parte dos profissionais da UCIN; a importância do papel do educador como mediador de caso na referência desses bebés para intervenção precoce, bem como, no apoio às famílias. Para que possa desempenhar este papel na sua plenitude, cabe ao educador de infância delinear e definir estratégias de ação que lhe permita intervir junto dos bebés e das suas famílias ainda durante a estadia na UCIN. Palavras-chave: prematuridade; intervenção precoce em neonatologia; equipa multidisciplinar; educador de infância.
id RCAP_c607754e155c79a22f3ed15a09bb33a7
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O educador de infância na unidade de neonatologiaIntervenção precoce em neonatologiaEducador de InfânciaEste artigo resultou de uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente um estudo de caso, que objetiva potenciar a Intervenção Precoce na Infância (IPI) numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) junto das crianças prematuras com alterações, ou em risco de apresentarem alterações no seu desenvolvimento. A recolha de dados procedeu-se através de entrevistas semiestruturadas, com questões abertas, a oito enfermeiras que exercem funções na UCIN num dos maiores hospitais do norte de Portugal. Dos resultados salienta-se: a indagação acerca da prematuridade e de como esta altera o desenvolvimento normal dos bebés; o aumento da probabilidade de recorrer aos serviços de IPI; a consciencialização da necessidade de formação e aprofundamento de conhecimento relativamente às respostas do Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI) por parte dos profissionais da UCIN; a importância do papel do educador como mediador de caso na referência desses bebés para intervenção precoce, bem como, no apoio às famílias. Para que possa desempenhar este papel na sua plenitude, cabe ao educador de infância delinear e definir estratégias de ação que lhe permita intervir junto dos bebés e das suas famílias ainda durante a estadia na UCIN. Palavras-chave: prematuridade; intervenção precoce em neonatologia; equipa multidisciplinar; educador de infância.2022-03-04T10:05:10Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3096por1647-3531Gomes, Ana PaulaBorges, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:26Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:45.968591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O educador de infância na unidade de neonatologia
title O educador de infância na unidade de neonatologia
spellingShingle O educador de infância na unidade de neonatologia
Gomes, Ana Paula
Intervenção precoce em neonatologia
Educador de Infância
title_short O educador de infância na unidade de neonatologia
title_full O educador de infância na unidade de neonatologia
title_fullStr O educador de infância na unidade de neonatologia
title_full_unstemmed O educador de infância na unidade de neonatologia
title_sort O educador de infância na unidade de neonatologia
author Gomes, Ana Paula
author_facet Gomes, Ana Paula
Borges, Gabriela
author_role author
author2 Borges, Gabriela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Paula
Borges, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção precoce em neonatologia
Educador de Infância
topic Intervenção precoce em neonatologia
Educador de Infância
description Este artigo resultou de uma investigação de natureza qualitativa, mais concretamente um estudo de caso, que objetiva potenciar a Intervenção Precoce na Infância (IPI) numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) junto das crianças prematuras com alterações, ou em risco de apresentarem alterações no seu desenvolvimento. A recolha de dados procedeu-se através de entrevistas semiestruturadas, com questões abertas, a oito enfermeiras que exercem funções na UCIN num dos maiores hospitais do norte de Portugal. Dos resultados salienta-se: a indagação acerca da prematuridade e de como esta altera o desenvolvimento normal dos bebés; o aumento da probabilidade de recorrer aos serviços de IPI; a consciencialização da necessidade de formação e aprofundamento de conhecimento relativamente às respostas do Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI) por parte dos profissionais da UCIN; a importância do papel do educador como mediador de caso na referência desses bebés para intervenção precoce, bem como, no apoio às famílias. Para que possa desempenhar este papel na sua plenitude, cabe ao educador de infância delinear e definir estratégias de ação que lhe permita intervir junto dos bebés e das suas famílias ainda durante a estadia na UCIN. Palavras-chave: prematuridade; intervenção precoce em neonatologia; equipa multidisciplinar; educador de infância.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-03-04T10:05:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3096
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131633130930176