Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3212 |
Resumo: | Capítulo 1 – ESTÁGIO PEDAGÓGICO O presente relatório foi elaborado com o intuito de reflectir os acontecimentos ocorridos ao longo de um ano lectivo de Estágio Pedagógico, na área de Educação Física, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto. A origem essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos acontecimentos vividos ao longo deste ano lectivo, salientando as actividades desenvolvidas na actividade lectiva, nomeadamente o planeamento, a realização e avaliação e nas actividades de componente não lectiva. Este relatório faz ainda uma breve caracterização das turmas que foram atribuídas ao núcleo de estágio, e que contribuíram para o desenvolvimento da formação dos estagiários. Capítulo 2 – A RELAÇÃO ENTRE OS MOTIVOS QUE LEVAM A ACTIVIDADE DESPORTIVA E AS ATITUDES ADAPTADAS EM CONTEXTO DESPORTIVO – ANÁLISE POR NÍVEL DE ESCOLARIDADE O presente estudo pretende analisar e estabelecer uma relação dos motivos que conduzem os jovens à prática desportiva com as atitudes que estes demonstram em contexto desportivo relacionando-os com o nível de escolaridade. A amostra do estudo foi constituída por 172 alunos (entre o género feminino e masculino), com uma média de idades 14,73±1,36; tendo idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (amostragem não probabilística de conveniência). Os instrumentos utilizados neste estudo foram numa primeira fase o Questionário de Atitudes no Desporto (QAD), adaptado e validado para a língua portuguesa por Chazisarantis, Cruz, Gonçalves, Silva e Lee, e numa segunda fase o Questionário de Motivação para a Actividade Desportiva (QMAD), adaptado para a língua portuguesa por Serpa e Frias. Do cruzamento dos dados recolhidos concluímos que os factores mais relevantes que levam os alunos à prática desportiva são os factores de ordem intrínseca e orientados para a tarefa, motivações que conduzem tendencialmente a adoptar atitudes e valores adequados em contexto desportivo. Verificamos ainda que motivações orientadas para o ego podem levar a concordar com atitudes e valores menos correctos no desporto, como aqueles que se relacionam com a “Batota” e o “Anti-desportivismo”. |
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Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor PintoEducação física - Estágio pedagógicoActividade física - Actividade lectivaActividade física - MotivaçãoActividade física - Comportamento pessoalDesporto escolarCapítulo 1 – ESTÁGIO PEDAGÓGICO O presente relatório foi elaborado com o intuito de reflectir os acontecimentos ocorridos ao longo de um ano lectivo de Estágio Pedagógico, na área de Educação Física, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto. A origem essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos acontecimentos vividos ao longo deste ano lectivo, salientando as actividades desenvolvidas na actividade lectiva, nomeadamente o planeamento, a realização e avaliação e nas actividades de componente não lectiva. Este relatório faz ainda uma breve caracterização das turmas que foram atribuídas ao núcleo de estágio, e que contribuíram para o desenvolvimento da formação dos estagiários. Capítulo 2 – A RELAÇÃO ENTRE OS MOTIVOS QUE LEVAM A ACTIVIDADE DESPORTIVA E AS ATITUDES ADAPTADAS EM CONTEXTO DESPORTIVO – ANÁLISE POR NÍVEL DE ESCOLARIDADE O presente estudo pretende analisar e estabelecer uma relação dos motivos que conduzem os jovens à prática desportiva com as atitudes que estes demonstram em contexto desportivo relacionando-os com o nível de escolaridade. A amostra do estudo foi constituída por 172 alunos (entre o género feminino e masculino), com uma média de idades 14,73±1,36; tendo idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (amostragem não probabilística de conveniência). Os instrumentos utilizados neste estudo foram numa primeira fase o Questionário de Atitudes no Desporto (QAD), adaptado e validado para a língua portuguesa por Chazisarantis, Cruz, Gonçalves, Silva e Lee, e numa segunda fase o Questionário de Motivação para a Actividade Desportiva (QMAD), adaptado para a língua portuguesa por Serpa e Frias. Do cruzamento dos dados recolhidos concluímos que os factores mais relevantes que levam os alunos à prática desportiva são os factores de ordem intrínseca e orientados para a tarefa, motivações que conduzem tendencialmente a adoptar atitudes e valores adequados em contexto desportivo. Verificamos ainda que motivações orientadas para o ego podem levar a concordar com atitudes e valores menos correctos no desporto, como aqueles que se relacionam com a “Batota” e o “Anti-desportivismo”.Chapter 1 – PEDAGOGIC INTERNSHIP This report was elaborated having in perspective all that has happened in my taining year as a teacher in physical education at Frey Heitor Pinto’s School. The description and analysis of events lived towards this year, uprising lective activity such as planning, realization and evaluation, having in mind all other kinds of non-lective activities is the essence of this report. It also contains a brief characterization of the classes that have been attributed to these trainees group and have contributed to the development of our formation as persons and teachers. Chapter 2.- THE RELATIONSHIP BETWEEN THE MOTIVES THAT DRIVES TO SPORT PARTICIPATION AND THE ATTITUDES ADOPTED IN SPORTS CONTEXT – ANALYSIS BY EDUCATION LEVEL. This study aims to examine and establish a relation of the reasons that lead young people practice sports with the attitudes show in this context relating them to the level of schooling. The study sample consisted in 172 students (between the female and male) with a mean age 14.73 ± 1.36, with ages between 13 and 17 years (non-probability sample of convenience). The instruments used in this study were initially the Attitudes Questionnaire for Spot (AQS), adapted and validated to Portuguese by Chazisarantis, Cruz, Gonçalves, Silva and Lee. The second stage of the Motivation Questionnaire for Sports Activity (MQSA), adapted to Portuguese by Serpa and Frias. By the crossing of data collected we conclude that the most relevant factors that lead students to practice sport was instrinsic and task-oriented factors, that motivations tends to adopt attitudes and values appropriate in the contex of sport. We also showed that self-oriented motivations can lead to agree less with correct attitudes and values in sport, such as those that relate to “cheat” and “anti-sportmanship”.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumEsteves, Ana Filipa Simões2015-04-08T09:56:00Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:39ZPortal AgregadorONG |
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Capítulo 1 – ESTÁGIO PEDAGÓGICO O presente relatório foi elaborado com o intuito de reflectir os acontecimentos ocorridos ao longo de um ano lectivo de Estágio Pedagógico, na área de Educação Física, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto. A origem essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos acontecimentos vividos ao longo deste ano lectivo, salientando as actividades desenvolvidas na actividade lectiva, nomeadamente o planeamento, a realização e avaliação e nas actividades de componente não lectiva. Este relatório faz ainda uma breve caracterização das turmas que foram atribuídas ao núcleo de estágio, e que contribuíram para o desenvolvimento da formação dos estagiários. Capítulo 2 – A RELAÇÃO ENTRE OS MOTIVOS QUE LEVAM A ACTIVIDADE DESPORTIVA E AS ATITUDES ADAPTADAS EM CONTEXTO DESPORTIVO – ANÁLISE POR NÍVEL DE ESCOLARIDADE O presente estudo pretende analisar e estabelecer uma relação dos motivos que conduzem os jovens à prática desportiva com as atitudes que estes demonstram em contexto desportivo relacionando-os com o nível de escolaridade. A amostra do estudo foi constituída por 172 alunos (entre o género feminino e masculino), com uma média de idades 14,73±1,36; tendo idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (amostragem não probabilística de conveniência). Os instrumentos utilizados neste estudo foram numa primeira fase o Questionário de Atitudes no Desporto (QAD), adaptado e validado para a língua portuguesa por Chazisarantis, Cruz, Gonçalves, Silva e Lee, e numa segunda fase o Questionário de Motivação para a Actividade Desportiva (QMAD), adaptado para a língua portuguesa por Serpa e Frias. Do cruzamento dos dados recolhidos concluímos que os factores mais relevantes que levam os alunos à prática desportiva são os factores de ordem intrínseca e orientados para a tarefa, motivações que conduzem tendencialmente a adoptar atitudes e valores adequados em contexto desportivo. Verificamos ainda que motivações orientadas para o ego podem levar a concordar com atitudes e valores menos correctos no desporto, como aqueles que se relacionam com a “Batota” e o “Anti-desportivismo”. |
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