Metonímias da morte: espacialização do tempo, ruínas e Objetos Rebeldes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Mariana Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/1130
Resumo: Fundamentado na discussão acerca das concepções afetivas contidas na ruína enquanto arquivo-assombro, este artigo explora suas relações diretas com a espacialização do tempo da finitude, suas implicações melancólicas e seu caráter de “metonímia da morte” (Ann Holly, 2013). Neste sentido, ao analisar o filme-ensaio costa-riquenho Objetos rebeldes (2020), de Carolina Arias Ortiz e seguindo a utilização feita pela obra, tanto de arquivos quanto de imagens em ruína, propõe-se o entendimento da mobilização de dados afetos negativos a partir da própria materialidade da imagem. Com isso, foi possível analisar os modos com que a forma fílmica articula o paradoxo melancólico de uma presença-ausente.
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