Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11841 |
Resumo: | As atuais sociedades digitais, em rede, são marcadas pela rapidez das mudanças e pela crescente interconectividade de oportunidades e, também, de riscos. A pandemia COVID-19 veio evidenciar exatamente este último aspeto, com efeitos generalizados à escala global. Particularmente na educação, o fecho das instituições educativas e a necessidade de responder remotamente de forma rápida colocou os professores perante desafios urgentes. Nesta fase, os professores tiveram de adaptar práticas pedagógicas aos ambientes educativos digitais sem tempo de preparação. O presente artigo centra-se nos critérios de qualidade na criação de cenários para a educação digital em rede e foca duas dimensões essenciais. A primeira refere-se a um curso de formação para a docência digital em rede para professores do ensino médio e fundamental desenhado seguindo os princípios pedagógicos do microlearning. A segunda dimensão refere-se às conceções pedagógicas presentes nas práticas em transformação destes professores e que irão impactar na educação pós-pandemia. O estudo apresentado situa-se numa estratégia metodológica mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos. Deste modo, analisa-se o desenho pedagógico do curso tendo por base os referentes teóricos do microlearning em articulação com os referenciais europeus para a qualidade em elearning. Paralelamente, analisam-se os trabalhos dos professores que frequentaram o referido curso, assim, como as suas respostas ao questionário de satisfação. Os resultados evidenciam uma oferta formativa que responde aos requisitos de qualidade, assim como às necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos professores no sentido de os preparar para respostas mais adequadas aos desafios da educação na sociedade digital. |
id |
RCAP_c7b16d6df6c50b49a6c64067ede0eabe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professoresQuality in network digital: inovation and teachers' trainingEducação digital em redeMicrolearningInovaçãoFormação de professoresDesenvolvimento profissional docenteDigital network educationMicrolearningInnovationTeachers’ trainingTeachers’ professional developmentODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesAs atuais sociedades digitais, em rede, são marcadas pela rapidez das mudanças e pela crescente interconectividade de oportunidades e, também, de riscos. A pandemia COVID-19 veio evidenciar exatamente este último aspeto, com efeitos generalizados à escala global. Particularmente na educação, o fecho das instituições educativas e a necessidade de responder remotamente de forma rápida colocou os professores perante desafios urgentes. Nesta fase, os professores tiveram de adaptar práticas pedagógicas aos ambientes educativos digitais sem tempo de preparação. O presente artigo centra-se nos critérios de qualidade na criação de cenários para a educação digital em rede e foca duas dimensões essenciais. A primeira refere-se a um curso de formação para a docência digital em rede para professores do ensino médio e fundamental desenhado seguindo os princípios pedagógicos do microlearning. A segunda dimensão refere-se às conceções pedagógicas presentes nas práticas em transformação destes professores e que irão impactar na educação pós-pandemia. O estudo apresentado situa-se numa estratégia metodológica mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos. Deste modo, analisa-se o desenho pedagógico do curso tendo por base os referentes teóricos do microlearning em articulação com os referenciais europeus para a qualidade em elearning. Paralelamente, analisam-se os trabalhos dos professores que frequentaram o referido curso, assim, como as suas respostas ao questionário de satisfação. Os resultados evidenciam uma oferta formativa que responde aos requisitos de qualidade, assim como às necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos professores no sentido de os preparar para respostas mais adequadas aos desafios da educação na sociedade digital.In nowadays digital, networked societies the speed of changes and growing interconnectedness of opportunities and of risks. The COVID-19 pandemic has highlighted this last aspect, with widespread effects on a global scale. Particularly in education, the schools lockdown and the need to respond remotely and quickly has arisen urgent challenges for teachers. At this stage, teachers had to adapt practices to digital educational environments without preparation or training. This article focuses on quality criteria in scenarios to digital education and focuses on two essential dimensions. The first one refers to a training course in networked digital education for teachers of non-higher education designed following the pedagogical principles of microlearning. The second dimension refers to the pedagogical concepts that are present in the changing practices of these teachers and which will affect postpandemic education. The study presented is based on a mixed-methods strategy, which combines qualitative and quantitative methods. Thereby, the pedagogical design of the training course is analysed considering: the theoretical references of microlearning in articulation with the European references for quality in elearning. In parallel, the final works of the teachers who attended the training course are analysed, as well as their responses to the satisfaction questionnaire. The results show a training offer that meets the quality requirements, as well as the teachers’ training and professional development needs. Thus, teachers are being prepared for more adequate responses to the challenges of education in the digital society.Universidade Estadual de GoiásRepositório AbertoHenriques, SusanaMoreira, J. AntónioBarros, Daniela Melaré VieiraSoledade, Ana Filipa2022-03-16T11:31:24Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11841porHenriques, S., Moreira, J. A., Barros, D., Soledade, A. F. (2021). Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores, REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, 13.1984-6576https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:40:35Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:10.303080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores Quality in network digital: inovation and teachers' training |
title |
Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores |
spellingShingle |
Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores Henriques, Susana Educação digital em rede Microlearning Inovação Formação de professores Desenvolvimento profissional docente Digital network education Microlearning Innovation Teachers’ training Teachers’ professional development ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
title_short |
Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores |
title_full |
Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores |
title_fullStr |
Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores |
title_full_unstemmed |
Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores |
title_sort |
Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores |
author |
Henriques, Susana |
author_facet |
Henriques, Susana Moreira, J. António Barros, Daniela Melaré Vieira Soledade, Ana Filipa |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, J. António Barros, Daniela Melaré Vieira Soledade, Ana Filipa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Susana Moreira, J. António Barros, Daniela Melaré Vieira Soledade, Ana Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação digital em rede Microlearning Inovação Formação de professores Desenvolvimento profissional docente Digital network education Microlearning Innovation Teachers’ training Teachers’ professional development ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
topic |
Educação digital em rede Microlearning Inovação Formação de professores Desenvolvimento profissional docente Digital network education Microlearning Innovation Teachers’ training Teachers’ professional development ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
description |
As atuais sociedades digitais, em rede, são marcadas pela rapidez das mudanças e pela crescente interconectividade de oportunidades e, também, de riscos. A pandemia COVID-19 veio evidenciar exatamente este último aspeto, com efeitos generalizados à escala global. Particularmente na educação, o fecho das instituições educativas e a necessidade de responder remotamente de forma rápida colocou os professores perante desafios urgentes. Nesta fase, os professores tiveram de adaptar práticas pedagógicas aos ambientes educativos digitais sem tempo de preparação. O presente artigo centra-se nos critérios de qualidade na criação de cenários para a educação digital em rede e foca duas dimensões essenciais. A primeira refere-se a um curso de formação para a docência digital em rede para professores do ensino médio e fundamental desenhado seguindo os princípios pedagógicos do microlearning. A segunda dimensão refere-se às conceções pedagógicas presentes nas práticas em transformação destes professores e que irão impactar na educação pós-pandemia. O estudo apresentado situa-se numa estratégia metodológica mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos. Deste modo, analisa-se o desenho pedagógico do curso tendo por base os referentes teóricos do microlearning em articulação com os referenciais europeus para a qualidade em elearning. Paralelamente, analisam-se os trabalhos dos professores que frequentaram o referido curso, assim, como as suas respostas ao questionário de satisfação. Os resultados evidenciam uma oferta formativa que responde aos requisitos de qualidade, assim como às necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos professores no sentido de os preparar para respostas mais adequadas aos desafios da educação na sociedade digital. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-03-16T11:31:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11841 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Henriques, S., Moreira, J. A., Barros, D., Soledade, A. F. (2021). Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores, REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, 13. 1984-6576 https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135102036344832 |