Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Susana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, J. António, Barros, Daniela Melaré Vieira, Soledade, Ana Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11841
Resumo: As atuais sociedades digitais, em rede, são marcadas pela rapidez das mudanças e pela crescente interconectividade de oportunidades e, também, de riscos. A pandemia COVID-19 veio evidenciar exatamente este último aspeto, com efeitos generalizados à escala global. Particularmente na educação, o fecho das instituições educativas e a necessidade de responder remotamente de forma rápida colocou os professores perante desafios urgentes. Nesta fase, os professores tiveram de adaptar práticas pedagógicas aos ambientes educativos digitais sem tempo de preparação. O presente artigo centra-se nos critérios de qualidade na criação de cenários para a educação digital em rede e foca duas dimensões essenciais. A primeira refere-se a um curso de formação para a docência digital em rede para professores do ensino médio e fundamental desenhado seguindo os princípios pedagógicos do microlearning. A segunda dimensão refere-se às conceções pedagógicas presentes nas práticas em transformação destes professores e que irão impactar na educação pós-pandemia. O estudo apresentado situa-se numa estratégia metodológica mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos. Deste modo, analisa-se o desenho pedagógico do curso tendo por base os referentes teóricos do microlearning em articulação com os referenciais europeus para a qualidade em elearning. Paralelamente, analisam-se os trabalhos dos professores que frequentaram o referido curso, assim, como as suas respostas ao questionário de satisfação. Os resultados evidenciam uma oferta formativa que responde aos requisitos de qualidade, assim como às necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos professores no sentido de os preparar para respostas mais adequadas aos desafios da educação na sociedade digital.
id RCAP_c7b16d6df6c50b49a6c64067ede0eabe
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professoresQuality in network digital: inovation and teachers' trainingEducação digital em redeMicrolearningInovaçãoFormação de professoresDesenvolvimento profissional docenteDigital network educationMicrolearningInnovationTeachers’ trainingTeachers’ professional developmentODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesAs atuais sociedades digitais, em rede, são marcadas pela rapidez das mudanças e pela crescente interconectividade de oportunidades e, também, de riscos. A pandemia COVID-19 veio evidenciar exatamente este último aspeto, com efeitos generalizados à escala global. Particularmente na educação, o fecho das instituições educativas e a necessidade de responder remotamente de forma rápida colocou os professores perante desafios urgentes. Nesta fase, os professores tiveram de adaptar práticas pedagógicas aos ambientes educativos digitais sem tempo de preparação. O presente artigo centra-se nos critérios de qualidade na criação de cenários para a educação digital em rede e foca duas dimensões essenciais. A primeira refere-se a um curso de formação para a docência digital em rede para professores do ensino médio e fundamental desenhado seguindo os princípios pedagógicos do microlearning. A segunda dimensão refere-se às conceções pedagógicas presentes nas práticas em transformação destes professores e que irão impactar na educação pós-pandemia. O estudo apresentado situa-se numa estratégia metodológica mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos. Deste modo, analisa-se o desenho pedagógico do curso tendo por base os referentes teóricos do microlearning em articulação com os referenciais europeus para a qualidade em elearning. Paralelamente, analisam-se os trabalhos dos professores que frequentaram o referido curso, assim, como as suas respostas ao questionário de satisfação. Os resultados evidenciam uma oferta formativa que responde aos requisitos de qualidade, assim como às necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos professores no sentido de os preparar para respostas mais adequadas aos desafios da educação na sociedade digital.In nowadays digital, networked societies the speed of changes and growing interconnectedness of opportunities and of risks. The COVID-19 pandemic has highlighted this last aspect, with widespread effects on a global scale. Particularly in education, the schools lockdown and the need to respond remotely and quickly has arisen urgent challenges for teachers. At this stage, teachers had to adapt practices to digital educational environments without preparation or training. This article focuses on quality criteria in scenarios to digital education and focuses on two essential dimensions. The first one refers to a training course in networked digital education for teachers of non-higher education designed following the pedagogical principles of microlearning. The second dimension refers to the pedagogical concepts that are present in the changing practices of these teachers and which will affect postpandemic education. The study presented is based on a mixed-methods strategy, which combines qualitative and quantitative methods. Thereby, the pedagogical design of the training course is analysed considering: the theoretical references of microlearning in articulation with the European references for quality in elearning. In parallel, the final works of the teachers who attended the training course are analysed, as well as their responses to the satisfaction questionnaire. The results show a training offer that meets the quality requirements, as well as the teachers’ training and professional development needs. Thus, teachers are being prepared for more adequate responses to the challenges of education in the digital society.Universidade Estadual de GoiásRepositório AbertoHenriques, SusanaMoreira, J. AntónioBarros, Daniela Melaré VieiraSoledade, Ana Filipa2022-03-16T11:31:24Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11841porHenriques, S., Moreira, J. A., Barros, D., Soledade, A. F. (2021). Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores, REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, 13.1984-6576https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:40:35Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:10.303080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores
Quality in network digital: inovation and teachers' training
title Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores
spellingShingle Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores
Henriques, Susana
Educação digital em rede
Microlearning
Inovação
Formação de professores
Desenvolvimento profissional docente
Digital network education
Microlearning
Innovation
Teachers’ training
Teachers’ professional development
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores
title_full Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores
title_fullStr Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores
title_full_unstemmed Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores
title_sort Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores
author Henriques, Susana
author_facet Henriques, Susana
Moreira, J. António
Barros, Daniela Melaré Vieira
Soledade, Ana Filipa
author_role author
author2 Moreira, J. António
Barros, Daniela Melaré Vieira
Soledade, Ana Filipa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Susana
Moreira, J. António
Barros, Daniela Melaré Vieira
Soledade, Ana Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação digital em rede
Microlearning
Inovação
Formação de professores
Desenvolvimento profissional docente
Digital network education
Microlearning
Innovation
Teachers’ training
Teachers’ professional development
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Educação digital em rede
Microlearning
Inovação
Formação de professores
Desenvolvimento profissional docente
Digital network education
Microlearning
Innovation
Teachers’ training
Teachers’ professional development
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description As atuais sociedades digitais, em rede, são marcadas pela rapidez das mudanças e pela crescente interconectividade de oportunidades e, também, de riscos. A pandemia COVID-19 veio evidenciar exatamente este último aspeto, com efeitos generalizados à escala global. Particularmente na educação, o fecho das instituições educativas e a necessidade de responder remotamente de forma rápida colocou os professores perante desafios urgentes. Nesta fase, os professores tiveram de adaptar práticas pedagógicas aos ambientes educativos digitais sem tempo de preparação. O presente artigo centra-se nos critérios de qualidade na criação de cenários para a educação digital em rede e foca duas dimensões essenciais. A primeira refere-se a um curso de formação para a docência digital em rede para professores do ensino médio e fundamental desenhado seguindo os princípios pedagógicos do microlearning. A segunda dimensão refere-se às conceções pedagógicas presentes nas práticas em transformação destes professores e que irão impactar na educação pós-pandemia. O estudo apresentado situa-se numa estratégia metodológica mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos. Deste modo, analisa-se o desenho pedagógico do curso tendo por base os referentes teóricos do microlearning em articulação com os referenciais europeus para a qualidade em elearning. Paralelamente, analisam-se os trabalhos dos professores que frequentaram o referido curso, assim, como as suas respostas ao questionário de satisfação. Os resultados evidenciam uma oferta formativa que responde aos requisitos de qualidade, assim como às necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos professores no sentido de os preparar para respostas mais adequadas aos desafios da educação na sociedade digital.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-03-16T11:31:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11841
url http://hdl.handle.net/10400.2/11841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Henriques, S., Moreira, J. A., Barros, D., Soledade, A. F. (2021). Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores, REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, 13.
1984-6576
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135102036344832