Galgamento de estruturas portuárias protegidas por um quebra-mar submerso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/12465 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Estruturas |
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Galgamento de estruturas portuárias protegidas por um quebra-mar submersoGalgamentoQuebra-mar submersoModelo numérico IH-2VOFDistância entre o quebra-mar submerso e a estrutura portuáriaCota de coroamentoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil de EstruturasO principal objetivo desta dissertação é estudar o fenómeno do galgamento em estruturas marítimas protegidas por quebra-mares submersos. Em particular, pretende-se otimizar a geometria de um quebra-mar submerso situado a barlamar de uma estrutura portuária na qual se pretende minimizar o galgamento. A estrutura marítima em estudo é o molhe norte do Porto de Leixões, em frente ao qual já existe um quebra-mar submerso na zona da cabeça. Pretende-se estender a zona protegida pelo quebra-mar submerso e para tal é necessário estudar qual a melhor geometria para o quebra-mar submerso. Para estudar a influência da geometria do quebra-mar submerso no galgamento do molhe norte, utilizou-se o modelo numérico IH-2VOF. Para tal, simularam-se três condições de agitação regular que diferem somente na altura de onda. Foram simulados casos para sete geometrias que diferem da configuração original do molhe norte do Porto de Leixões somente em três características geométricas: a distância entre o quebra-mar submerso e a estrutura portuária, a cota de coroamento do quebra-mar submerso e a sua largura de coroamento. A utilização destas três características foi baseada na existência de estudos que concluem que os parâmetros geométricos referidos são os que têm mais influência no galgamento da estrutura marítima. Com a realização deste estudo, para as condições de agitação consideradas, verificou-se que as características geométricas com maior impacto na redução do galgamento no molhe norte do Porto de Leixões são: o aumento da distância entre o quebra-mar submerso e o molhe norte do Porto de Leixões e o aumento da cota de coroamento do quebra-mar submerso. O caudal médio galgado para as condições de agitação em estudo reduziu-se de um valor máximo de 0.71 l/s/m para 0.02 l/s/m em duas das configurações testadas, ou seja, uma redução de 97%.Faculdade de Ciências e TecnologiaNeves, Maria da GraçaReis, Maria TeresaRUNBairrão, Miguel Ribeiro Machado2014-07-15T12:48:14Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:22Zoai:run.unl.pt:10362/12465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:54.841640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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