Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28959 |
Resumo: | Num mundo marcado por conflitos a vários níveis, é importante voltar a repensar uma educação orientada para a Paz que procure restabelecer a harmonia e o bem-estar de todos. É urgente uma reflexão séria e transparente em ordem ao bem comum, para isso, é necessário reconhecer que a construção da Paz é uma tarefa de todos e para todos: a nível político, social, familiar, religioso. Cada vez mais assistimos a uma profunda crise de valores básicos e fundamentais para uma vivência numa sociedade equilibrada; assistimos a uma sociedade cada vez mais marcada por desequilíbrios, desigualdades, egoísmos, sedes de poder, ausência de Paz. No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada é apresentada uma reflexão aprofundada acerca do tema da Paz, começando pela demonstração daquilo que foi a experiência da Prática de Ensino Supervisionada no núcleo de estágio dos Salesianos de Manique – Escola, onde se reflete sobre os progressos e dificuldades da prática letiva; em seguida, fruto do estágio, apresento uma reflexão acerca da Paz. Esta será desenvolvida através de uma noção geral de Paz, o contributo cristão, bem como a exposição de alguns momentos significativos da contemporaneidade onde se progrediu em favor da Paz; terminando com uma proposta pedagógica onde os alunos, através de um projeto, procuram à luz da poesia fazer a sistematização dos conteúdos da Unidade Letiva, a Paz Universal. Surge assim a possibilidade de os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica trabalharem o tema da Paz através da poesia. |
id |
RCAP_c86f9bf53ab1bec500dac3bb02ec41f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28959 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universalEducação Moral Religiosa Católica (EMRC)PazEducação para a pazValoresContemporaneidadePerspetiva cristãCatholic Moral and Religious Education (EMRC)PeaceValuesContemporaneityChristian perspectiveDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoNum mundo marcado por conflitos a vários níveis, é importante voltar a repensar uma educação orientada para a Paz que procure restabelecer a harmonia e o bem-estar de todos. É urgente uma reflexão séria e transparente em ordem ao bem comum, para isso, é necessário reconhecer que a construção da Paz é uma tarefa de todos e para todos: a nível político, social, familiar, religioso. Cada vez mais assistimos a uma profunda crise de valores básicos e fundamentais para uma vivência numa sociedade equilibrada; assistimos a uma sociedade cada vez mais marcada por desequilíbrios, desigualdades, egoísmos, sedes de poder, ausência de Paz. No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada é apresentada uma reflexão aprofundada acerca do tema da Paz, começando pela demonstração daquilo que foi a experiência da Prática de Ensino Supervisionada no núcleo de estágio dos Salesianos de Manique – Escola, onde se reflete sobre os progressos e dificuldades da prática letiva; em seguida, fruto do estágio, apresento uma reflexão acerca da Paz. Esta será desenvolvida através de uma noção geral de Paz, o contributo cristão, bem como a exposição de alguns momentos significativos da contemporaneidade onde se progrediu em favor da Paz; terminando com uma proposta pedagógica onde os alunos, através de um projeto, procuram à luz da poesia fazer a sistematização dos conteúdos da Unidade Letiva, a Paz Universal. Surge assim a possibilidade de os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica trabalharem o tema da Paz através da poesia.In a troubled world where conflicts happen everywhere, it is important to rethink education, enhancing the importance of Peace in establishing harmony and welfare to everyone. It urges a serious and transparent reflection in order to global welfare, so it is necessary to recognize that implementing peace is a task for each one of us and to all of us: in politics, social life, family and religion. We increasingly assist to a profound crisis in our society values, values which are fundamental for balanced societies. Nowadays, we watch uneven societies, unbalanced and selfish, where thirst for power rules and consequently there is a lack of peace. The Supervised Teaching Practice Final Report investigates upon the assumption of the importance of reflecting on peace. It starts upon the experience of the Supervised Teaching Practice in the Salesianos de Manique School, where progress and difficulties are discussed. On behalf of the supervised teaching practice, it is a reflection on Peace and a general and Christian perspective, briefly approached, as well as a look on significative moments of contemporary history to the progression of the theme. It is concluded with a pedagogical proposal where students through poetry will study the contents of the teaching unity - the universal peace. This study will permit that catholic and religious education students study peace through poetry.Garcia Ambrosio, Juan FranciscoLeite, Rita MendonçaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira2019-12-09T10:13:31Z2019-12-0420192019-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28959TID:202322327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:30ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal |
title |
Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal |
spellingShingle |
Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal Fernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) Paz Educação para a paz Valores Contemporaneidade Perspetiva cristã Catholic Moral and Religious Education (EMRC) Peace Values Contemporaneity Christian perspective Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal |
title_full |
Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal |
title_fullStr |
Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal |
title_full_unstemmed |
Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal |
title_sort |
Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal |
author |
Fernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira |
author_facet |
Fernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia Ambrosio, Juan Francisco Leite, Rita Mendonça Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) Paz Educação para a paz Valores Contemporaneidade Perspetiva cristã Catholic Moral and Religious Education (EMRC) Peace Values Contemporaneity Christian perspective Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) Paz Educação para a paz Valores Contemporaneidade Perspetiva cristã Catholic Moral and Religious Education (EMRC) Peace Values Contemporaneity Christian perspective Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
Num mundo marcado por conflitos a vários níveis, é importante voltar a repensar uma educação orientada para a Paz que procure restabelecer a harmonia e o bem-estar de todos. É urgente uma reflexão séria e transparente em ordem ao bem comum, para isso, é necessário reconhecer que a construção da Paz é uma tarefa de todos e para todos: a nível político, social, familiar, religioso. Cada vez mais assistimos a uma profunda crise de valores básicos e fundamentais para uma vivência numa sociedade equilibrada; assistimos a uma sociedade cada vez mais marcada por desequilíbrios, desigualdades, egoísmos, sedes de poder, ausência de Paz. No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada é apresentada uma reflexão aprofundada acerca do tema da Paz, começando pela demonstração daquilo que foi a experiência da Prática de Ensino Supervisionada no núcleo de estágio dos Salesianos de Manique – Escola, onde se reflete sobre os progressos e dificuldades da prática letiva; em seguida, fruto do estágio, apresento uma reflexão acerca da Paz. Esta será desenvolvida através de uma noção geral de Paz, o contributo cristão, bem como a exposição de alguns momentos significativos da contemporaneidade onde se progrediu em favor da Paz; terminando com uma proposta pedagógica onde os alunos, através de um projeto, procuram à luz da poesia fazer a sistematização dos conteúdos da Unidade Letiva, a Paz Universal. Surge assim a possibilidade de os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica trabalharem o tema da Paz através da poesia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-09T10:13:31Z 2019-12-04 2019 2019-12-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28959 TID:202322327 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28959 |
identifier_str_mv |
TID:202322327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303184081944576 |