Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28959
Resumo: Num mundo marcado por conflitos a vários níveis, é importante voltar a repensar uma educação orientada para a Paz que procure restabelecer a harmonia e o bem-estar de todos. É urgente uma reflexão séria e transparente em ordem ao bem comum, para isso, é necessário reconhecer que a construção da Paz é uma tarefa de todos e para todos: a nível político, social, familiar, religioso. Cada vez mais assistimos a uma profunda crise de valores básicos e fundamentais para uma vivência numa sociedade equilibrada; assistimos a uma sociedade cada vez mais marcada por desequilíbrios, desigualdades, egoísmos, sedes de poder, ausência de Paz. No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada é apresentada uma reflexão aprofundada acerca do tema da Paz, começando pela demonstração daquilo que foi a experiência da Prática de Ensino Supervisionada no núcleo de estágio dos Salesianos de Manique – Escola, onde se reflete sobre os progressos e dificuldades da prática letiva; em seguida, fruto do estágio, apresento uma reflexão acerca da Paz. Esta será desenvolvida através de uma noção geral de Paz, o contributo cristão, bem como a exposição de alguns momentos significativos da contemporaneidade onde se progrediu em favor da Paz; terminando com uma proposta pedagógica onde os alunos, através de um projeto, procuram à luz da poesia fazer a sistematização dos conteúdos da Unidade Letiva, a Paz Universal. Surge assim a possibilidade de os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica trabalharem o tema da Paz através da poesia.
id RCAP_c86f9bf53ab1bec500dac3bb02ec41f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universalEducação Moral Religiosa Católica (EMRC)PazEducação para a pazValoresContemporaneidadePerspetiva cristãCatholic Moral and Religious Education (EMRC)PeaceValuesContemporaneityChristian perspectiveDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoNum mundo marcado por conflitos a vários níveis, é importante voltar a repensar uma educação orientada para a Paz que procure restabelecer a harmonia e o bem-estar de todos. É urgente uma reflexão séria e transparente em ordem ao bem comum, para isso, é necessário reconhecer que a construção da Paz é uma tarefa de todos e para todos: a nível político, social, familiar, religioso. Cada vez mais assistimos a uma profunda crise de valores básicos e fundamentais para uma vivência numa sociedade equilibrada; assistimos a uma sociedade cada vez mais marcada por desequilíbrios, desigualdades, egoísmos, sedes de poder, ausência de Paz. No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada é apresentada uma reflexão aprofundada acerca do tema da Paz, começando pela demonstração daquilo que foi a experiência da Prática de Ensino Supervisionada no núcleo de estágio dos Salesianos de Manique – Escola, onde se reflete sobre os progressos e dificuldades da prática letiva; em seguida, fruto do estágio, apresento uma reflexão acerca da Paz. Esta será desenvolvida através de uma noção geral de Paz, o contributo cristão, bem como a exposição de alguns momentos significativos da contemporaneidade onde se progrediu em favor da Paz; terminando com uma proposta pedagógica onde os alunos, através de um projeto, procuram à luz da poesia fazer a sistematização dos conteúdos da Unidade Letiva, a Paz Universal. Surge assim a possibilidade de os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica trabalharem o tema da Paz através da poesia.In a troubled world where conflicts happen everywhere, it is important to rethink education, enhancing the importance of Peace in establishing harmony and welfare to everyone. It urges a serious and transparent reflection in order to global welfare, so it is necessary to recognize that implementing peace is a task for each one of us and to all of us: in politics, social life, family and religion. We increasingly assist to a profound crisis in our society values, values which are fundamental for balanced societies. Nowadays, we watch uneven societies, unbalanced and selfish, where thirst for power rules and consequently there is a lack of peace. The Supervised Teaching Practice Final Report investigates upon the assumption of the importance of reflecting on peace. It starts upon the experience of the Supervised Teaching Practice in the Salesianos de Manique School, where progress and difficulties are discussed. On behalf of the supervised teaching practice, it is a reflection on Peace and a general and Christian perspective, briefly approached, as well as a look on significative moments of contemporary history to the progression of the theme. It is concluded with a pedagogical proposal where students through poetry will study the contents of the teaching unity - the universal peace. This study will permit that catholic and religious education students study peace through poetry.Garcia Ambrosio, Juan FranciscoLeite, Rita MendonçaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira2019-12-09T10:13:31Z2019-12-0420192019-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28959TID:202322327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:30ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal
title Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal
spellingShingle Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal
Fernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira
Educação Moral Religiosa Católica (EMRC)
Paz
Educação para a paz
Valores
Contemporaneidade
Perspetiva cristã
Catholic Moral and Religious Education (EMRC)
Peace
Values
Contemporaneity
Christian perspective
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal
title_full Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal
title_fullStr Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal
title_full_unstemmed Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal
title_sort Educar para a paz na sociedade contemporânea : o contributo da unidade letiva 4 do 7º ano para paz universal
author Fernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira
author_facet Fernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia Ambrosio, Juan Francisco
Leite, Rita Mendonça
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Paulo Gilberto Alves Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Moral Religiosa Católica (EMRC)
Paz
Educação para a paz
Valores
Contemporaneidade
Perspetiva cristã
Catholic Moral and Religious Education (EMRC)
Peace
Values
Contemporaneity
Christian perspective
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Educação Moral Religiosa Católica (EMRC)
Paz
Educação para a paz
Valores
Contemporaneidade
Perspetiva cristã
Catholic Moral and Religious Education (EMRC)
Peace
Values
Contemporaneity
Christian perspective
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Num mundo marcado por conflitos a vários níveis, é importante voltar a repensar uma educação orientada para a Paz que procure restabelecer a harmonia e o bem-estar de todos. É urgente uma reflexão séria e transparente em ordem ao bem comum, para isso, é necessário reconhecer que a construção da Paz é uma tarefa de todos e para todos: a nível político, social, familiar, religioso. Cada vez mais assistimos a uma profunda crise de valores básicos e fundamentais para uma vivência numa sociedade equilibrada; assistimos a uma sociedade cada vez mais marcada por desequilíbrios, desigualdades, egoísmos, sedes de poder, ausência de Paz. No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada é apresentada uma reflexão aprofundada acerca do tema da Paz, começando pela demonstração daquilo que foi a experiência da Prática de Ensino Supervisionada no núcleo de estágio dos Salesianos de Manique – Escola, onde se reflete sobre os progressos e dificuldades da prática letiva; em seguida, fruto do estágio, apresento uma reflexão acerca da Paz. Esta será desenvolvida através de uma noção geral de Paz, o contributo cristão, bem como a exposição de alguns momentos significativos da contemporaneidade onde se progrediu em favor da Paz; terminando com uma proposta pedagógica onde os alunos, através de um projeto, procuram à luz da poesia fazer a sistematização dos conteúdos da Unidade Letiva, a Paz Universal. Surge assim a possibilidade de os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica trabalharem o tema da Paz através da poesia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T10:13:31Z
2019-12-04
2019
2019-12-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28959
TID:202322327
url http://hdl.handle.net/10400.14/28959
identifier_str_mv TID:202322327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303184081944576