O espaço funerário alto-medieval da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Pedro C.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Umbelino, Cláudia, Brito, André, André, Clara, Costa, Miguel, Tereso, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/44623
Resumo: Apresentam-se os resultados da primeira campanha de escavações efetuada no sítio da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança), durante o verão de 2012, referentes ao seu espaço funerário. A análise será feita de forma integrada, articulando os (novos) dados de natureza arqueológica (cronologia, contexto estratigráfico e materiais associados) e antropológica (antropologia funerária e estudo paleobiológico da amostra exumada), a par de uma breve contextualização histórica do sítio – um dos mais referidos na bibliografia arqueológica de Trásos- Montes, identificado habitualmente como a capital dos Zoelas em época romana. No domínio antropológico serão caracterizados 19 indivíduos, bem como três ossários (um dos quais associado a um enterramento) e duas reduções, ambas com apenas um indivíduo. Os esqueletos recuperados representam quatro não adultos, um adulto jovem e 16 adultos. Destes últimos, seis pertencem ao sexo feminino, sete ao masculino, sendo que em quatro este parâmetro não pôde ser avaliado.
id RCAP_c8d99d1cca60b6feab5e6c2c41bc9eb9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/44623
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O espaço funerário alto-medieval da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança)Arqueologia de Transição: O Mundo FunerárioCastro de Avelãs. Bragança. Espaço Funerário. Alto-medieval. Antropologia Funerária. Perfil Biológico.Apresentam-se os resultados da primeira campanha de escavações efetuada no sítio da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança), durante o verão de 2012, referentes ao seu espaço funerário. A análise será feita de forma integrada, articulando os (novos) dados de natureza arqueológica (cronologia, contexto estratigráfico e materiais associados) e antropológica (antropologia funerária e estudo paleobiológico da amostra exumada), a par de uma breve contextualização histórica do sítio – um dos mais referidos na bibliografia arqueológica de Trásos- Montes, identificado habitualmente como a capital dos Zoelas em época romana. No domínio antropológico serão caracterizados 19 indivíduos, bem como três ossários (um dos quais associado a um enterramento) e duas reduções, ambas com apenas um indivíduo. Os esqueletos recuperados representam quatro não adultos, um adulto jovem e 16 adultos. Destes últimos, seis pertencem ao sexo feminino, sete ao masculino, sendo que em quatro este parâmetro não pôde ser avaliado.Here we present the results of the first campaign of excavations made in the archaeological site of Torre Velha (Castro de Avelãs , Bragança) , during the summer of 2012, in its funerary space. The analysis will be done in an integrated way, articulating the (new) archaeological data (chronology, stratigraphic context and associated material) and anthropological (paleobiological study of the burials and funerary anthropology), along with a brief historical background of the site - one the most reported in the archaeological literature of Trás-os- Montes, usually identified as the capital of the people “Zoela” in Roman times. In the anthropological study, will be characterized 19 individuals and three ossuaries (one associated to a burial). The skeletons recovered represent four children, a young adult and 16 adults. In the group of the adults we have six females, seven males and four individuals that were impossible to determinate the sex.CHAIA- Universidade de Évora2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/44623http://hdl.handle.net/10316/44623por978-989-99083-6-9Carvalho, Pedro C.Umbelino, CláudiaBrito, AndréAndré, ClaraCosta, MiguelTereso, Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-29T10:05:18Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/44623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:42.666306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O espaço funerário alto-medieval da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança)
Arqueologia de Transição: O Mundo Funerário
title O espaço funerário alto-medieval da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança)
spellingShingle O espaço funerário alto-medieval da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança)
Carvalho, Pedro C.
Castro de Avelãs. Bragança. Espaço Funerário. Alto-medieval. Antropologia Funerária. Perfil Biológico.
title_short O espaço funerário alto-medieval da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança)
title_full O espaço funerário alto-medieval da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança)
title_fullStr O espaço funerário alto-medieval da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança)
title_full_unstemmed O espaço funerário alto-medieval da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança)
title_sort O espaço funerário alto-medieval da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança)
author Carvalho, Pedro C.
author_facet Carvalho, Pedro C.
Umbelino, Cláudia
Brito, André
André, Clara
Costa, Miguel
Tereso, Sofia
author_role author
author2 Umbelino, Cláudia
Brito, André
André, Clara
Costa, Miguel
Tereso, Sofia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Pedro C.
Umbelino, Cláudia
Brito, André
André, Clara
Costa, Miguel
Tereso, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Castro de Avelãs. Bragança. Espaço Funerário. Alto-medieval. Antropologia Funerária. Perfil Biológico.
topic Castro de Avelãs. Bragança. Espaço Funerário. Alto-medieval. Antropologia Funerária. Perfil Biológico.
description Apresentam-se os resultados da primeira campanha de escavações efetuada no sítio da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança), durante o verão de 2012, referentes ao seu espaço funerário. A análise será feita de forma integrada, articulando os (novos) dados de natureza arqueológica (cronologia, contexto estratigráfico e materiais associados) e antropológica (antropologia funerária e estudo paleobiológico da amostra exumada), a par de uma breve contextualização histórica do sítio – um dos mais referidos na bibliografia arqueológica de Trásos- Montes, identificado habitualmente como a capital dos Zoelas em época romana. No domínio antropológico serão caracterizados 19 indivíduos, bem como três ossários (um dos quais associado a um enterramento) e duas reduções, ambas com apenas um indivíduo. Os esqueletos recuperados representam quatro não adultos, um adulto jovem e 16 adultos. Destes últimos, seis pertencem ao sexo feminino, sete ao masculino, sendo que em quatro este parâmetro não pôde ser avaliado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/44623
http://hdl.handle.net/10316/44623
url http://hdl.handle.net/10316/44623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-99083-6-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CHAIA- Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv CHAIA- Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133685132296192