Contaminação Cruzada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Afonso de Melo Pires
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18332
Resumo: A presente dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Química e Bioquímica foi realizada em estágio na Unidade de Produção da empresa SAPEC Agro Portugal, S.A. no período de 10 de Setembro de 2012 a 10 de Março de 2013. A proposta feita pela empresa centra-se no tema da contaminação cruzada, sendo objectivos do trabalho prevenir e minimizar qualquer ocorrência de contaminação cruzada entre a produção consecutiva nos mesmos equipamentos de produtos constituídos por matérias activas diferentes e reduzir os desperdícios subjacentes a cada operação de limpeza. Nesta vertente procura-se validar e padronizar as operações de limpeza dos diferentes equipamentos existentes nas unidades de produção. A prevenção da contaminação cruzada para qualquer empresa produtora de fitofarmacêuticos é importante para o seu desenvolvimento sustentável e competitivo, assim como a produção e fornecimento de produtos com maior qualidade, cumprimento das normas e regulamentos respeitantes à fitotoxicidade e toxicidade de cada produto. De modo a verificar a conformidade dos produtos foram usados métodos de análise por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e cromatografia gasosa (GC) que permitem identificar e quantificar as matérias activas presentes na operação de limpeza. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de lavagem proposto garante a conformidade do produto formulado seguinte.
id RCAP_c8f1979756060d8db2f2c8bd229e2b2c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Contaminação CruzadaFitofarmacêuticosContaminação cruzadaMatérias activasPadronizarOperações de limpezaDesperdíciosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaA presente dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Química e Bioquímica foi realizada em estágio na Unidade de Produção da empresa SAPEC Agro Portugal, S.A. no período de 10 de Setembro de 2012 a 10 de Março de 2013. A proposta feita pela empresa centra-se no tema da contaminação cruzada, sendo objectivos do trabalho prevenir e minimizar qualquer ocorrência de contaminação cruzada entre a produção consecutiva nos mesmos equipamentos de produtos constituídos por matérias activas diferentes e reduzir os desperdícios subjacentes a cada operação de limpeza. Nesta vertente procura-se validar e padronizar as operações de limpeza dos diferentes equipamentos existentes nas unidades de produção. A prevenção da contaminação cruzada para qualquer empresa produtora de fitofarmacêuticos é importante para o seu desenvolvimento sustentável e competitivo, assim como a produção e fornecimento de produtos com maior qualidade, cumprimento das normas e regulamentos respeitantes à fitotoxicidade e toxicidade de cada produto. De modo a verificar a conformidade dos produtos foram usados métodos de análise por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e cromatografia gasosa (GC) que permitem identificar e quantificar as matérias activas presentes na operação de limpeza. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de lavagem proposto garante a conformidade do produto formulado seguinte.Gomes, MárioCoelhoso, IsabelRUNMartins, Afonso de Melo Pires2016-06-28T10:11:52Z2013-032016-062013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:36:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Contaminação Cruzada
title Contaminação Cruzada
spellingShingle Contaminação Cruzada
Martins, Afonso de Melo Pires
Fitofarmacêuticos
Contaminação cruzada
Matérias activas
Padronizar
Operações de limpeza
Desperdícios
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
title_short Contaminação Cruzada
title_full Contaminação Cruzada
title_fullStr Contaminação Cruzada
title_full_unstemmed Contaminação Cruzada
title_sort Contaminação Cruzada
author Martins, Afonso de Melo Pires
author_facet Martins, Afonso de Melo Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Mário
Coelhoso, Isabel
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Afonso de Melo Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Fitofarmacêuticos
Contaminação cruzada
Matérias activas
Padronizar
Operações de limpeza
Desperdícios
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
topic Fitofarmacêuticos
Contaminação cruzada
Matérias activas
Padronizar
Operações de limpeza
Desperdícios
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
description A presente dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Química e Bioquímica foi realizada em estágio na Unidade de Produção da empresa SAPEC Agro Portugal, S.A. no período de 10 de Setembro de 2012 a 10 de Março de 2013. A proposta feita pela empresa centra-se no tema da contaminação cruzada, sendo objectivos do trabalho prevenir e minimizar qualquer ocorrência de contaminação cruzada entre a produção consecutiva nos mesmos equipamentos de produtos constituídos por matérias activas diferentes e reduzir os desperdícios subjacentes a cada operação de limpeza. Nesta vertente procura-se validar e padronizar as operações de limpeza dos diferentes equipamentos existentes nas unidades de produção. A prevenção da contaminação cruzada para qualquer empresa produtora de fitofarmacêuticos é importante para o seu desenvolvimento sustentável e competitivo, assim como a produção e fornecimento de produtos com maior qualidade, cumprimento das normas e regulamentos respeitantes à fitotoxicidade e toxicidade de cada produto. De modo a verificar a conformidade dos produtos foram usados métodos de análise por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e cromatografia gasosa (GC) que permitem identificar e quantificar as matérias activas presentes na operação de limpeza. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de lavagem proposto garante a conformidade do produto formulado seguinte.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03
2013-03-01T00:00:00Z
2016-06-28T10:11:52Z
2016-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18332
url http://hdl.handle.net/10362/18332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302929133273088