Internacionalização das empresas turísticas. Fatores críticos de sucesso na internacionalização de grupos hoteleiros portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paula Cristina da Silva Severino Galvão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/6935
Resumo: Dissertação de mestrado, Marketing Turístico, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2013
id RCAP_c956ed2ff1b5ed16e83844a31cacc35a
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Internacionalização das empresas turísticas. Fatores críticos de sucesso na internacionalização de grupos hoteleiros portuguesesTurismoMarketingInternacionalizaçãoNovos mercadosIndústria hoteleiraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado, Marketing Turístico, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2013A internacionalização não é um tema novo mas contínua a despertar o interesse por parte dos pesquisadores e estudiosos académicos. Na década de setenta, o processo de internacionalização efetuava-se essencialmente na indústria manufatureira. Atualmente atinge todos os setores e a indústria hoteleira não é exceção, pois tem sido favorecida com os investimentos efetuados pelas grandes cadeias hoteleiras internacionais. Estes investimentos têm mudado de rumo, pois no final do século XX a tendência caía para os países desenvolvidos, já no início deste século o investimento internacional está focado para os mercados emergentes. É neste âmbito que surge a presente pesquisa que tem como objetivo analisar e identificar os fatores críticos de sucesso que estão na base do processo de internacionalização da indústria hoteleira portuguesa. Por se tratar de um estudo empírico optamos pelo estudo de casos múltiplos por permitir a utilização de múltiplas fontes e facultar a triangulação das mesmas. Foi realizado um levantamento de todas as empresas hoteleiras portuguesas a atuar no exterior e foram obtidos dados através das entrevistas exploratórias, do questionário por inquérito e entrevistas estruturas. Os resultados da pesquisa demonstraram que os principais fatores de sucesso foram a capacidade de crescimento dos mercados emergentes e os recursos naturais. Já a opção pelos PALOP tem por base a pouca concorrência dos grandes players da hotelaria mundial, facultando os elevados investimentos efetuados pelas empresas portuguesas que têm escolhido os países com base não na proximidade geográfica mas linguística e cultural. Além destes pontos, verificamos que os investimentos estão focados para os mercados emergentes e para a base da pirâmide, motivo pelo qual os produtos e / ou serviços são adequados a cada região / país.Carrasqueira, Hélder Manuel BritoSapientiaGarcia, Paula Cristina da Silva Severino Galvão2015-10-26T10:49:10Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/6935TID:202366308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:06ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização das empresas turísticas. Fatores críticos de sucesso na internacionalização de grupos hoteleiros portugueses
title Internacionalização das empresas turísticas. Fatores críticos de sucesso na internacionalização de grupos hoteleiros portugueses
spellingShingle Internacionalização das empresas turísticas. Fatores críticos de sucesso na internacionalização de grupos hoteleiros portugueses
Garcia, Paula Cristina da Silva Severino Galvão
Turismo
Marketing
Internacionalização
Novos mercados
Indústria hoteleira
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Internacionalização das empresas turísticas. Fatores críticos de sucesso na internacionalização de grupos hoteleiros portugueses
title_full Internacionalização das empresas turísticas. Fatores críticos de sucesso na internacionalização de grupos hoteleiros portugueses
title_fullStr Internacionalização das empresas turísticas. Fatores críticos de sucesso na internacionalização de grupos hoteleiros portugueses
title_full_unstemmed Internacionalização das empresas turísticas. Fatores críticos de sucesso na internacionalização de grupos hoteleiros portugueses
title_sort Internacionalização das empresas turísticas. Fatores críticos de sucesso na internacionalização de grupos hoteleiros portugueses
author Garcia, Paula Cristina da Silva Severino Galvão
author_facet Garcia, Paula Cristina da Silva Severino Galvão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrasqueira, Hélder Manuel Brito
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paula Cristina da Silva Severino Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing
Internacionalização
Novos mercados
Indústria hoteleira
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Turismo
Marketing
Internacionalização
Novos mercados
Indústria hoteleira
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado, Marketing Turístico, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-26T10:49:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/6935
TID:202366308
url http://hdl.handle.net/10400.1/6935
identifier_str_mv TID:202366308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303894202777600