Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Amorim Gabriel Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5
Resumo: Introdução - A visualização de filmes como recurso pedagógico de formação básica em Enfermagem de saúde mental e psiquiatria pode ser útil para aprender alguns itens do exame mental, para compreender as dificuldades de diagnóstico, para analisar a complexidade da interação entre doentes e terapeutas ou para refletir sobre os contextos culturais e as representações sociais dominantes sobre a doença mental e/ou as instituições psiquiátricas. Objetivos - Avaliar os resultados da implementação de uma metodologia inovadora na aprendizagem de conteúdos específicos de Psiquiatria e saúde mental, desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivo em estudantes da licenciatura em Enfermagem. Metodologia - A visualização de filmes selecionados sobre temas de saúde mental e psiquiatria foi utilizada como estratégia pedagógica em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra durante os anos letivos de 2011/2012 e de 2012/2013. Resultados - A estratégia pedagógica revelou-se bastante motivadora para os estudantes, que articularam, de uma forma ativa e criativa, os referenciais teóricos e conceptuais com as situações patológicas e desenvolvimentais identificadas nas produções cinematográficas utilizadas. Conclusão - A utilização de arte cinematográfica pode ser um excelente contributo na formação básica em enfermagem de saúde mental
id RCAP_c95fe2fae99435e3512fd0b97242236b
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:5074
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olharEnfermagemsaúde mentalarte cinematográficaPedagogiaIntrodução - A visualização de filmes como recurso pedagógico de formação básica em Enfermagem de saúde mental e psiquiatria pode ser útil para aprender alguns itens do exame mental, para compreender as dificuldades de diagnóstico, para analisar a complexidade da interação entre doentes e terapeutas ou para refletir sobre os contextos culturais e as representações sociais dominantes sobre a doença mental e/ou as instituições psiquiátricas. Objetivos - Avaliar os resultados da implementação de uma metodologia inovadora na aprendizagem de conteúdos específicos de Psiquiatria e saúde mental, desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivo em estudantes da licenciatura em Enfermagem. Metodologia - A visualização de filmes selecionados sobre temas de saúde mental e psiquiatria foi utilizada como estratégia pedagógica em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra durante os anos letivos de 2011/2012 e de 2012/2013. Resultados - A estratégia pedagógica revelou-se bastante motivadora para os estudantes, que articularam, de uma forma ativa e criativa, os referenciais teóricos e conceptuais com as situações patológicas e desenvolvimentais identificadas nas produções cinematográficas utilizadas. Conclusão - A utilização de arte cinematográfica pode ser um excelente contributo na formação básica em enfermagem de saúde mentalSociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental2015-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5urn:isbn:978-989-96144-5-1Rosa, Amorim Gabriel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2015-04-06T00:00:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar
title Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar
spellingShingle Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar
Rosa, Amorim Gabriel Santos
Enfermagem
saúde mental
arte cinematográfica
Pedagogia
title_short Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar
title_full Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar
title_fullStr Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar
title_full_unstemmed Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar
title_sort Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar
author Rosa, Amorim Gabriel Santos
author_facet Rosa, Amorim Gabriel Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Amorim Gabriel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
saúde mental
arte cinematográfica
Pedagogia
topic Enfermagem
saúde mental
arte cinematográfica
Pedagogia
description Introdução - A visualização de filmes como recurso pedagógico de formação básica em Enfermagem de saúde mental e psiquiatria pode ser útil para aprender alguns itens do exame mental, para compreender as dificuldades de diagnóstico, para analisar a complexidade da interação entre doentes e terapeutas ou para refletir sobre os contextos culturais e as representações sociais dominantes sobre a doença mental e/ou as instituições psiquiátricas. Objetivos - Avaliar os resultados da implementação de uma metodologia inovadora na aprendizagem de conteúdos específicos de Psiquiatria e saúde mental, desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivo em estudantes da licenciatura em Enfermagem. Metodologia - A visualização de filmes selecionados sobre temas de saúde mental e psiquiatria foi utilizada como estratégia pedagógica em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra durante os anos letivos de 2011/2012 e de 2012/2013. Resultados - A estratégia pedagógica revelou-se bastante motivadora para os estudantes, que articularam, de uma forma ativa e criativa, os referenciais teóricos e conceptuais com as situações patológicas e desenvolvimentais identificadas nas produções cinematográficas utilizadas. Conclusão - A utilização de arte cinematográfica pode ser um excelente contributo na formação básica em enfermagem de saúde mental
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5
urn:isbn:978-989-96144-5-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301728854540288