Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5 |
Resumo: | Introdução - A visualização de filmes como recurso pedagógico de formação básica em Enfermagem de saúde mental e psiquiatria pode ser útil para aprender alguns itens do exame mental, para compreender as dificuldades de diagnóstico, para analisar a complexidade da interação entre doentes e terapeutas ou para refletir sobre os contextos culturais e as representações sociais dominantes sobre a doença mental e/ou as instituições psiquiátricas. Objetivos - Avaliar os resultados da implementação de uma metodologia inovadora na aprendizagem de conteúdos específicos de Psiquiatria e saúde mental, desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivo em estudantes da licenciatura em Enfermagem. Metodologia - A visualização de filmes selecionados sobre temas de saúde mental e psiquiatria foi utilizada como estratégia pedagógica em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra durante os anos letivos de 2011/2012 e de 2012/2013. Resultados - A estratégia pedagógica revelou-se bastante motivadora para os estudantes, que articularam, de uma forma ativa e criativa, os referenciais teóricos e conceptuais com as situações patológicas e desenvolvimentais identificadas nas produções cinematográficas utilizadas. Conclusão - A utilização de arte cinematográfica pode ser um excelente contributo na formação básica em enfermagem de saúde mental |
id |
RCAP_c95fe2fae99435e3512fd0b97242236b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:5074 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olharEnfermagemsaúde mentalarte cinematográficaPedagogiaIntrodução - A visualização de filmes como recurso pedagógico de formação básica em Enfermagem de saúde mental e psiquiatria pode ser útil para aprender alguns itens do exame mental, para compreender as dificuldades de diagnóstico, para analisar a complexidade da interação entre doentes e terapeutas ou para refletir sobre os contextos culturais e as representações sociais dominantes sobre a doença mental e/ou as instituições psiquiátricas. Objetivos - Avaliar os resultados da implementação de uma metodologia inovadora na aprendizagem de conteúdos específicos de Psiquiatria e saúde mental, desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivo em estudantes da licenciatura em Enfermagem. Metodologia - A visualização de filmes selecionados sobre temas de saúde mental e psiquiatria foi utilizada como estratégia pedagógica em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra durante os anos letivos de 2011/2012 e de 2012/2013. Resultados - A estratégia pedagógica revelou-se bastante motivadora para os estudantes, que articularam, de uma forma ativa e criativa, os referenciais teóricos e conceptuais com as situações patológicas e desenvolvimentais identificadas nas produções cinematográficas utilizadas. Conclusão - A utilização de arte cinematográfica pode ser um excelente contributo na formação básica em enfermagem de saúde mentalSociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental2015-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5urn:isbn:978-989-96144-5-1Rosa, Amorim Gabriel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2015-04-06T00:00:00ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar |
title |
Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar |
spellingShingle |
Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar Rosa, Amorim Gabriel Santos Enfermagem saúde mental arte cinematográfica Pedagogia |
title_short |
Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar |
title_full |
Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar |
title_fullStr |
Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar |
title_full_unstemmed |
Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar |
title_sort |
Experiências pedagógicas no ensino de Enfermagem de Saúde Mental através do cinema: Arte cinematográfica e saúde mental - um outro olhar |
author |
Rosa, Amorim Gabriel Santos |
author_facet |
Rosa, Amorim Gabriel Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Amorim Gabriel Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem saúde mental arte cinematográfica Pedagogia |
topic |
Enfermagem saúde mental arte cinematográfica Pedagogia |
description |
Introdução - A visualização de filmes como recurso pedagógico de formação básica em Enfermagem de saúde mental e psiquiatria pode ser útil para aprender alguns itens do exame mental, para compreender as dificuldades de diagnóstico, para analisar a complexidade da interação entre doentes e terapeutas ou para refletir sobre os contextos culturais e as representações sociais dominantes sobre a doença mental e/ou as instituições psiquiátricas. Objetivos - Avaliar os resultados da implementação de uma metodologia inovadora na aprendizagem de conteúdos específicos de Psiquiatria e saúde mental, desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivo em estudantes da licenciatura em Enfermagem. Metodologia - A visualização de filmes selecionados sobre temas de saúde mental e psiquiatria foi utilizada como estratégia pedagógica em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra durante os anos letivos de 2011/2012 e de 2012/2013. Resultados - A estratégia pedagógica revelou-se bastante motivadora para os estudantes, que articularam, de uma forma ativa e criativa, os referenciais teóricos e conceptuais com as situações patológicas e desenvolvimentais identificadas nas produções cinematográficas utilizadas. Conclusão - A utilização de arte cinematográfica pode ser um excelente contributo na formação básica em enfermagem de saúde mental |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5 |
url |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=pj5Vaos5 urn:isbn:978-989-96144-5-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301728854540288 |