Brutalismo as found: fragmentos de contiguidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/80768 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura Construção |
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Brutalismo as found: fragmentos de contiguidadesBrutalism as found: fragments of contiguitiesAlison e Peter SmithsonBrutalismoContemporaneidadeReyner BanhamVerdade dos materiaisBrutalismContemporaneityMaterial HonestyReyner BanhamHumanidades::ArtesDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura ConstruçãoO Brutalismo foi um movimento arquitetónico que surgiu entre as décadas de 1950 e 1970, no Reino Unido. A sua definição permanece, ao longo dos anos, incerta e ambígua. Contudo, uma primeira abordagem ao tema encaminha-nos para uma definição generalizada, com base numa determinada estética, fruto da narrativa principal do crítico e historiador Reyner Banham e das obras dos Arquitetos Alison e Peter Smithson. Atualmente, a perceção do movimento e as premissas que o constituem revelam-se diferentes das do passado, levando-nos a questionar sobre a então, aparente definição do movimento, perpetuada ao longo do tempo, que será também questionada no trabalho. Neste sentido, é proposto numa primeira fase da dissertação, a análise do Brutalismo enquanto movimento arquitetónico tendo em conta os diferentes pontos de vista de Alison e Peter Smithson e de Reyner Banham. De ressaltar que não é a intenção procurar uma definição ‘correta’ do Brutalismo, mas antes incentivar à discussão dos valores que o integram, permitindo avaliar a sua herança e possível presença num contexto contemporâneo. Como método de abordagem ao tema, são analisados individualmente os pontos de vista em cima mencionados, perante duas linhas cronológicas paralelas: a do casal de Arquitetos Alison e Peter Smithson, numa vertente mais tradicional e humanista, cujo o programa abrangia um conjunto de valores éticos atento às necessidades do usuário; e a de Reyner Banham, numa vertente mais tecnológica e artística, através da qual o autor entende o movimento como associado a uma linguagem formal, relacionada com a arte do pós-guerra, através do seu novo conceito de “Imagem” Esta aproximação ao tema tem, como finalidade, o desenvolvimento de uma posição crítica preparatória da última parte da dissertação. Nesta, que visa precisamente questionar possíveis formas de interpretar o movimento nos dias de hoje, uma vez que, aparentemente, a definição do movimento permanece em aberto, são analisadas quatro obras, e respetivos conceitos, de quatro arquitetos contemporâneos, à luz de premissas observadas no Brutalismo original: Anne Haltrop, Lacaton & Vassal, Peter Märkli e Diébédo Francis Kéré.Brutalism is an architectural movement that emerged between the 1950s and 1970s in the United Kingdom. Its definition remains, over the years, uncertain and ambiguous. In a first attempt to approach to the theme, it leads us to a general definition, based on its aesthetic, consequence of the main narrative between the critic and historian Reyner Banham and the works of the Architects Alison and Peter Smithson, which shows us only one side of the history of Brutalism. Currently, the perception of the movement and the principles of it, reveal themselves to be different from the ones in the past, making us question about the, given as certain, apparent finished designation of the movement, perpetuated over time, and that will be too, questioned in this work. In this sense, it is proposed, in a first phase of this dissertation, the analysis of the Brutalism as an architectural movement, taking into consideration the various and most important points of view and opinions, in this case, the ones of Alison and Peter Smithson and of Reyner Banham. It is relevant to mention that the intention of this work does not seek a definition for the theme, but to encourage a discussion of its values, allowing us to evaluate its heritage and its presence in the contemporary context. As a method of approaching the theme, the points of view mentioned above will be analyzed, as in two parallel chronological lines: the one about the Architects Alison and Peter Smithson, in a more traditional and humanist strand, in which their agenda consisted, entirely, in a unique set of ethical values attentive to the user's needs, breaking the modernist tradition, considered by them to be obsolete; and the one of Reyner Banham, in a more technological and artistic aspect, where the author considers the movement as a formal language, associated with post-war art, through his new concept of “Image”, capable of being reproduced through principles elaborate by him. This approach to the theme aims to elucidate the reader of the events of the movement and its stereotype, allowing them to obtain a critical position, needed for the last part of the work ,which aims, precisely, on questioning the various ways of interpreting the movement nowadays, since, apparently, the definition of it, remains open.Castro, Nuno Maria Pinto Cruz SampaioUniversidade do MinhoBarroso, Rui Miguel Cardoso2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80768por203048407info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:39ZPortal AgregadorONG |
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