A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Corte-Real, Nuno, Regueiras, Leonor, Farias, Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12333
Resumo: O processo de desenvolvimento dos jovens tem recebido particular atenção nas últimas décadas. Neste âmbito, um número crescente de investigadores têm-se interessado pelo estudo e implementação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social no contexto específico da educação física. Contudo, a informação acerca do papel de mediação efetuado pelo professor no âmbito de aplicação daquele modelo é muito escassa. Nessa medida, o presente estudo de investigação-ação pretendeu examinar o modo como este modelo foi implementado numa escola inserida num bairro social, especificando as estratégias utilizadas pelo professor ao longo do processo de implementação do modelo, em função das dificuldades e constrangimentos encontrados. no decorrer do processo. Participaram nesta investigação um professor de educação física e 19 crianças em risco de exclusão social com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade de uma escola do norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através de reflexões escritas, notas de campo e entrevistas aos alunos. Os dados foram analisados com recurso a análise temática indutiva. Os resultados sugerem que a criação de uma relação de confiança com as crianças é um requisito importante para avançar para os níveis mais básicos do modelo e que a construção de um clima de empowerment é uma estratégia válida para desenvolver a responsabilidade. Para promover a transferência, o último nível do modelo, recomenda- -se o aumento da duração de programas com esta configuração.
id RCAP_c976f7443c788036838369923d657615
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12333
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.Investigação-açãoEducação físicaDesenvolvimento positivoO processo de desenvolvimento dos jovens tem recebido particular atenção nas últimas décadas. Neste âmbito, um número crescente de investigadores têm-se interessado pelo estudo e implementação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social no contexto específico da educação física. Contudo, a informação acerca do papel de mediação efetuado pelo professor no âmbito de aplicação daquele modelo é muito escassa. Nessa medida, o presente estudo de investigação-ação pretendeu examinar o modo como este modelo foi implementado numa escola inserida num bairro social, especificando as estratégias utilizadas pelo professor ao longo do processo de implementação do modelo, em função das dificuldades e constrangimentos encontrados. no decorrer do processo. Participaram nesta investigação um professor de educação física e 19 crianças em risco de exclusão social com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade de uma escola do norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através de reflexões escritas, notas de campo e entrevistas aos alunos. Os dados foram analisados com recurso a análise temática indutiva. Os resultados sugerem que a criação de uma relação de confiança com as crianças é um requisito importante para avançar para os níveis mais básicos do modelo e que a construção de um clima de empowerment é uma estratégia válida para desenvolver a responsabilidade. Para promover a transferência, o último nível do modelo, recomenda- -se o aumento da duração de programas com esta configuração.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, FernandoCorte-Real, NunoRegueiras, LeonorFarias, Cláudio2018-12-03T09:42:51Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12333porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:41.149835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.
title A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.
spellingShingle A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.
Santos, Fernando
Investigação-ação
Educação física
Desenvolvimento positivo
title_short A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.
title_full A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.
title_fullStr A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.
title_full_unstemmed A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.
title_sort A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.
author Santos, Fernando
author_facet Santos, Fernando
Corte-Real, Nuno
Regueiras, Leonor
Farias, Cláudio
author_role author
author2 Corte-Real, Nuno
Regueiras, Leonor
Farias, Cláudio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernando
Corte-Real, Nuno
Regueiras, Leonor
Farias, Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-ação
Educação física
Desenvolvimento positivo
topic Investigação-ação
Educação física
Desenvolvimento positivo
description O processo de desenvolvimento dos jovens tem recebido particular atenção nas últimas décadas. Neste âmbito, um número crescente de investigadores têm-se interessado pelo estudo e implementação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social no contexto específico da educação física. Contudo, a informação acerca do papel de mediação efetuado pelo professor no âmbito de aplicação daquele modelo é muito escassa. Nessa medida, o presente estudo de investigação-ação pretendeu examinar o modo como este modelo foi implementado numa escola inserida num bairro social, especificando as estratégias utilizadas pelo professor ao longo do processo de implementação do modelo, em função das dificuldades e constrangimentos encontrados. no decorrer do processo. Participaram nesta investigação um professor de educação física e 19 crianças em risco de exclusão social com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade de uma escola do norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através de reflexões escritas, notas de campo e entrevistas aos alunos. Os dados foram analisados com recurso a análise temática indutiva. Os resultados sugerem que a criação de uma relação de confiança com as crianças é um requisito importante para avançar para os níveis mais básicos do modelo e que a construção de um clima de empowerment é uma estratégia válida para desenvolver a responsabilidade. Para promover a transferência, o último nível do modelo, recomenda- -se o aumento da duração de programas com esta configuração.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-12-03T09:42:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12333
url http://hdl.handle.net/10400.22/12333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131419427995648