Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Margarida Simões de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/31594
Resumo: Relatório Científico-Profissional do mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_c9780dc821b826182888cc7f1e23b7e7
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/31594
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexiaEducação especialNecessidades educativas especiaisDislexiaDificuldades de aprendizagemRelatório Científico-Profissional do mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO presente relatório científico-profissional intitulado “Percurso(s) pela inclusão: A reabilitação na dislexia.” apresenta e explicita de forma sumária o percurso profissional desenvolvido na área da educação, principalmente com crianças e jovens em contexto escolar, nomeadamente através de protocolos de cooperação entre uma instituição e um agrupamento de escolas. Numa perspetiva de inclusão educativa e social, o presente documento aborda a evolução da história, dos conceitos e das práticas no âmbito da educação especial e das necessidades educativas especiais em Portugal. O presente documento pretende, ainda, incidir em dificuldades de aprendizagem específicas, tais como a dislexia, no sentido de refletir acerca das metodologias que se têm mostrado mais eficazes na reabilitação deste tipo de dificuldades: o ensino multissensorial, estruturado e cumulativo, direto e explícito, diagnóstico, sintético e analítico, que visam a automatização das competências aprendidasThis scientific-professional report entitled "Path(s) towards inclusion: Rehabilitation in dyslexia." presents and explains in short the professional path developed in the education area, especially with children and youth in school context, through protocols of cooperation between an institution and a school group. Under an educational and social inclusion perspective, this paper deals with the evolution of History, concepts and practices in the field of special education and special educational needs in Portugal. This document also intends to focus on specific learning difficulties such as dyslexia, in order to reflect on the methodologies that have proven to be most effective in the rehabilitation of this kind of difficulties: the multisensory, structured and cumulative teaching, direct and explicit, diagnosis, synthetic and analytical, that aim the automatization of learned skills2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31594http://hdl.handle.net/10316/31594TID:201442329porAlmeida, Maria Margarida Simões deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:43.317903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia
title Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia
spellingShingle Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia
Almeida, Maria Margarida Simões de
Educação especial
Necessidades educativas especiais
Dislexia
Dificuldades de aprendizagem
title_short Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia
title_full Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia
title_fullStr Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia
title_full_unstemmed Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia
title_sort Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia
author Almeida, Maria Margarida Simões de
author_facet Almeida, Maria Margarida Simões de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Margarida Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Necessidades educativas especiais
Dislexia
Dificuldades de aprendizagem
topic Educação especial
Necessidades educativas especiais
Dislexia
Dificuldades de aprendizagem
description Relatório Científico-Profissional do mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/31594
http://hdl.handle.net/10316/31594
TID:201442329
url http://hdl.handle.net/10316/31594
identifier_str_mv TID:201442329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133777667031040