Dilemas implicativos e ajustamento psicológico: um estudo com alunos recém-chegados à Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eugénia M.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Maia, Ângela, Meireles, Cláudia, Rios, Sandra, Silva, Daniela, Feixas, Guillem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/2956
Resumo: Neste artigo apresentamos uma investigação focalizada no ajustamento psicológico e na experiência pessoal de alunos recém-chegados à Universidade. O nosso objectivo consistiu, por um lado, em analisar as dificuldades no ajustamento psicológico que estes alunos manifestam, quer através da presença de sintomatologia psicopatológica quer através das dificuldades na resolução de problemas de vida, e por outro, analisar se estas dimensões estão relacionadas com a presença de dilemas implicativos. Participaram neste estudo 48 alunos que frequentavam pela primeira vez a Universidade do Minho. Os dilemas implicativos foram identificados através da grelha de repertório (Kelly, 1955), os sintomas psicopatológicos foram avaliados através do SCL-90-R (Derrogatis,1977) e as dificuldades na resolução de problemas foram identificadas com o Inventário de Resolução de Problemas (Vaz-Serra, 1989). Os resultados indicam uma correlação negativa e altamente significativa entre a presença de sintomatologia psicopatológica e as competências de resolução de problemas. Os resultados sugerem, ainda, que a relação entre a presença de dilemas e a sintomatologia psicopatológica, e a relação entre presença de dilemas e dificuldades na resolução de problemas, embora não significativas, são no sentido esperado. Discutimos as implicações destes resultados para a compreensão dos desafios que a transição para a Universidade pode constituir no ajustamento psicológico dos estudantes.
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spelling Dilemas implicativos e ajustamento psicológico: um estudo com alunos recém-chegados à Universidade do MinhoImplicative dilemmas and psychological adjustment: A study with freshmen of University of MinhoDilemas implicativosPsicopatologiaCompetências de resolução de problemasAjustamento psicológicoEstudo descritivo tranversalImplicative dilemmasPsychopathologyProblem solving skillsPsychological adjustmentDescriptive transversal studyDilemas implicativosPsicopatologíaCompetencias de resolución de problemasAjuste psicológicoEstudio descriptivo transversalSocial SciencesNeste artigo apresentamos uma investigação focalizada no ajustamento psicológico e na experiência pessoal de alunos recém-chegados à Universidade. O nosso objectivo consistiu, por um lado, em analisar as dificuldades no ajustamento psicológico que estes alunos manifestam, quer através da presença de sintomatologia psicopatológica quer através das dificuldades na resolução de problemas de vida, e por outro, analisar se estas dimensões estão relacionadas com a presença de dilemas implicativos. Participaram neste estudo 48 alunos que frequentavam pela primeira vez a Universidade do Minho. Os dilemas implicativos foram identificados através da grelha de repertório (Kelly, 1955), os sintomas psicopatológicos foram avaliados através do SCL-90-R (Derrogatis,1977) e as dificuldades na resolução de problemas foram identificadas com o Inventário de Resolução de Problemas (Vaz-Serra, 1989). Os resultados indicam uma correlação negativa e altamente significativa entre a presença de sintomatologia psicopatológica e as competências de resolução de problemas. Os resultados sugerem, ainda, que a relação entre a presença de dilemas e a sintomatologia psicopatológica, e a relação entre presença de dilemas e dificuldades na resolução de problemas, embora não significativas, são no sentido esperado. Discutimos as implicações destes resultados para a compreensão dos desafios que a transição para a Universidade pode constituir no ajustamento psicológico dos estudantes.This descriptive transversal study presents a research about the psychological adjustment and personal experience of first-year students at the University. The first goal was to analyse if psychological symptoms and difficulties in problem solving skills manifested by these students are related. Secondly we were interested in analysing if these dimensions are, each of them, related to the presence of implicative dilemmas. Forty eight students completed a Kelly Repertory grid technique, the SCL-90-R, and a Problem Solving Inventory. Results showed that difficulties in problems solving skills were associated with highest levels of psychological symptoms. However, associations between implicative dilemmas and sychological symptoms, on one hand, and problem solving skills, on the other, were not significant. Still they were on the expected direction. Implications of these results for understanding the challenges of transition to University in Psychological adjustment of students are discussed.En este artículo se presenta una investigación centrada en el ajuste psicológico y en la experiencia personal de alumnos recién llegados a la Universidad. El objetivo fue, por un lado, analizar las dificultades en el ajuste psiclógico que manifestan estos alumnos, tanto a través de lapresencia de sintomatología psicopatológica como a través de las dificultades en la resolución de problemas vitales y, por otro, analizar asi estas dimensiones se relacionam con la presencia de dilemas implicativos. En este estudio descriptivo transversal participaron 48 alumnos que aistían por primera vez a la Universidad de Minho. Los dilemas implicativos se identificaron por medio de la Regilla de Repertorios de Kelly, los síntomas psicopatógicos se evaluaron con el SCL-90-R y las difiltades en la resolución de problemas se identificaron mediante el Inventario de Resolución de Problemas. Los resultados indican una correlación negativa y altamente significativa entre la presencia de sintomatología psicopatógica y las competencias de resolución de problemas. Admás, los resultados sugieren que la relación entre presencia de dilemas e la sintomatología, así como la relación entre presencia de dilemas y dificultades en la resolución de problemas, a pesar de no ser significativas, muestran la relación esperada. Se discuten las implicaciones de estos resultados para la comprensión delos desafíos que el ingreso en la Universidad supone en el ajuste psicológico de los estudantes.Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho.Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC)Universidade do MinhoFernandes, Eugénia M.Maia, ÂngelaMeireles, CláudiaRios, SandraSilva, DanielaFeixas, Guillem20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/2956por"International Journal of Clinical and Health Psychology". 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