Relatório de estágio, incluindo uma investigação sobre a atitude dos alunos de uma escola pública perante o estudo autónomo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/13157 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia |
id |
RCAP_ca0bb3b0b844282adf919b6df2eb515a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/13157 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio, incluindo uma investigação sobre a atitude dos alunos de uma escola pública perante o estudo autónomoEstágio pedagógicoIniciação à prática profissionalEstudo autónomoEmpenho no estudoLocal de estudoMotivaçãoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Biologia e GeologiaA primeira parte deste documento corresponde à unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional, do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia, que decorreu durante o ano letivo de 2013/2014, na Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires (ESMA), localizada em Agualva, Cacém. Esta parte consiste no relatório da atividade desenvolvida neste estágio pedagógico e inclui uma caracterização da escola, assim como a descrição e avaliação das atividades realizadas, quer ao nível da lecionação de aulas, quer na conceção e implementação de atividades de divulgação científica. São ainda referidos outros eventos nos quais a estagiária participou ao longo do ano letivo. A segunda parte deste documento corresponde à concretização do projeto elaborado na unidade curricular de Investigação Educacional, projeto esse subordinado ao tema "Atitudes dos alunos de uma escola pública perante o estudo autónomo", que teve como objetivo conhecer e compreender as atitudes dos alunos da mesma escola perante as tarefas de estudo autónomo, bem como a utilização que os alunos fazem dos espaços de estudo da escola (Mediateca Escolar e Sala de Estudo). A investigação seguiu a estratégia de survey e envolveu a aplicação de um inquérito por questionário a 313 alunos da escola, assim como a realização de observações não participantes. Os resultados revelam que a maioria dos alunos estuda pouco, mesmo se consideram que deveriam estudar mais. De acordo com os alunos, os motivos parecem passar, entre outros possíveis, pela escassez de tempo disponível e por sentimentos negativos associados ao ato de estudar. Observaram-se associações significativas entre a atitude perante o estudo e algumas características dos alunos, principalmente a origem étnica e o género. No final produzem-se algumas sugestões para a escola poder fazer face ao cenário constatado, ajudando os alunos a melhorarem os seus hábitos de estudo.Faculdade de Ciências e TecnologiaFreitas, João Correia deSobral, GraçaCastro, LígiaPessoa, Maria FernandaRUNSousa, Inês Pereira de2014-09-30T10:52:06Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:56Zoai:run.unl.pt:10362/13157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:07.381634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio, incluindo uma investigação sobre a atitude dos alunos de uma escola pública perante o estudo autónomo |
title |
Relatório de estágio, incluindo uma investigação sobre a atitude dos alunos de uma escola pública perante o estudo autónomo |
spellingShingle |
Relatório de estágio, incluindo uma investigação sobre a atitude dos alunos de uma escola pública perante o estudo autónomo Sousa, Inês Pereira de Estágio pedagógico Iniciação à prática profissional Estudo autónomo Empenho no estudo Local de estudo Motivação |
title_short |
Relatório de estágio, incluindo uma investigação sobre a atitude dos alunos de uma escola pública perante o estudo autónomo |
title_full |
Relatório de estágio, incluindo uma investigação sobre a atitude dos alunos de uma escola pública perante o estudo autónomo |
title_fullStr |
Relatório de estágio, incluindo uma investigação sobre a atitude dos alunos de uma escola pública perante o estudo autónomo |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio, incluindo uma investigação sobre a atitude dos alunos de uma escola pública perante o estudo autónomo |
title_sort |
Relatório de estágio, incluindo uma investigação sobre a atitude dos alunos de uma escola pública perante o estudo autónomo |
author |
Sousa, Inês Pereira de |
author_facet |
Sousa, Inês Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, João Correia de Sobral, Graça Castro, Lígia Pessoa, Maria Fernanda RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Inês Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Iniciação à prática profissional Estudo autónomo Empenho no estudo Local de estudo Motivação |
topic |
Estágio pedagógico Iniciação à prática profissional Estudo autónomo Empenho no estudo Local de estudo Motivação |
description |
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-30T10:52:06Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/13157 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/13157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137852050636800 |