Características que podem influenciar a revisitação a um canal do YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Brito dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/14358
Resumo: Atualmente, encontramo-nos numa Era em que a internet se está a transformar numa ferramenta cada vez mais essencial no nosso dia-a-dia. A internet, mais especificamente, as redes sociais apareceram para que o consumidor esteja em permanente conexão com o mundo, à distância de um clique. Nesta investigação, o YouTube foi a rede social escolhida para o estudo e o objetivo principal é perceber quais as características que um canal no YouTube deve ter para que os consumidores tenham intenção de o revisitar. Na metodologia adaptou-se um modelo que avalia a qualidade de websites, o modelo WebQual. Foi elaborado um questionário online, sendo as perguntas adaptadas para um canal de YouTube. Para analisar as hipóteses do estudo, foi feita uma regressão linear múltipla. Foi então possível concluir que os constructos Utilidade, Facilidade de Uso, Entretenimento e Relação Complementar, influenciam a Intenção de Revisitar logo, pode-se dizer que o canal do YouTube estudado apresenta qualidade aos olhos dos consumidores.
id RCAP_caea272dad98af30843967f7e4b3722f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Características que podem influenciar a revisitação a um canal do YouTubeo caso de “A Maria Vaidosa”InternetRedes sociaisYouTubeQualidadeWebQualIntenção de revisitarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente, encontramo-nos numa Era em que a internet se está a transformar numa ferramenta cada vez mais essencial no nosso dia-a-dia. A internet, mais especificamente, as redes sociais apareceram para que o consumidor esteja em permanente conexão com o mundo, à distância de um clique. Nesta investigação, o YouTube foi a rede social escolhida para o estudo e o objetivo principal é perceber quais as características que um canal no YouTube deve ter para que os consumidores tenham intenção de o revisitar. Na metodologia adaptou-se um modelo que avalia a qualidade de websites, o modelo WebQual. Foi elaborado um questionário online, sendo as perguntas adaptadas para um canal de YouTube. Para analisar as hipóteses do estudo, foi feita uma regressão linear múltipla. Foi então possível concluir que os constructos Utilidade, Facilidade de Uso, Entretenimento e Relação Complementar, influenciam a Intenção de Revisitar logo, pode-se dizer que o canal do YouTube estudado apresenta qualidade aos olhos dos consumidores.Currently, we are in an Era where the internet is becoming increasingly an essential tool in our daily lives. The internet, more specifically, social networks appeared for the consumer to be in permanent connection with the world, with just one click. In this investigation, YouTube was the social network of choice for the study and the main objective is to understand which characteristics a YouTube channel must have so that consumers have the intention to revisit it. In the methodology there was adapted a model that evaluates the quality of websites, the WebQual model. An online questionnaire was developed, being questions adapted to a YouTube channel. To analyse the hypothesis of the study, a multiple linear regression was made. It was then possible to conclude that the constructs Usefulness, Ease of Use, Entertainment and Complementary Relationship, influence Intention to Revisit therefore, it can be said that the YouTube channel studied presents quality in the eyes of consumers.Cruz, RuiRepositório ComumSantos, Joana Brito dos2016-07-25T14:55:58Z2016-07-192016-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14358TID:201215462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:00.602164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Características que podem influenciar a revisitação a um canal do YouTube
o caso de “A Maria Vaidosa”
title Características que podem influenciar a revisitação a um canal do YouTube
spellingShingle Características que podem influenciar a revisitação a um canal do YouTube
Santos, Joana Brito dos
Internet
Redes sociais
YouTube
Qualidade
WebQual
Intenção de revisitar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Características que podem influenciar a revisitação a um canal do YouTube
title_full Características que podem influenciar a revisitação a um canal do YouTube
title_fullStr Características que podem influenciar a revisitação a um canal do YouTube
title_full_unstemmed Características que podem influenciar a revisitação a um canal do YouTube
title_sort Características que podem influenciar a revisitação a um canal do YouTube
author Santos, Joana Brito dos
author_facet Santos, Joana Brito dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Rui
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Brito dos
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Redes sociais
YouTube
Qualidade
WebQual
Intenção de revisitar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Internet
Redes sociais
YouTube
Qualidade
WebQual
Intenção de revisitar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Atualmente, encontramo-nos numa Era em que a internet se está a transformar numa ferramenta cada vez mais essencial no nosso dia-a-dia. A internet, mais especificamente, as redes sociais apareceram para que o consumidor esteja em permanente conexão com o mundo, à distância de um clique. Nesta investigação, o YouTube foi a rede social escolhida para o estudo e o objetivo principal é perceber quais as características que um canal no YouTube deve ter para que os consumidores tenham intenção de o revisitar. Na metodologia adaptou-se um modelo que avalia a qualidade de websites, o modelo WebQual. Foi elaborado um questionário online, sendo as perguntas adaptadas para um canal de YouTube. Para analisar as hipóteses do estudo, foi feita uma regressão linear múltipla. Foi então possível concluir que os constructos Utilidade, Facilidade de Uso, Entretenimento e Relação Complementar, influenciam a Intenção de Revisitar logo, pode-se dizer que o canal do YouTube estudado apresenta qualidade aos olhos dos consumidores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25T14:55:58Z
2016-07-19
2016-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/14358
TID:201215462
url http://hdl.handle.net/10400.26/14358
identifier_str_mv TID:201215462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135487199281152