Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Maria Francisca do Nascimento Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42956
Resumo: O vigente relatório está bipartido: relatório da Prática Profissional (PP) e Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). Na primeira parte apresenta-se uma descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2022/2023, no Conservatório de Música do Porto (CMP). Este relatório, pretende evidenciar as atividades desenvolvidas na iniciação à prática de ensino supervisionada, na área de especialização do ensino de instrumento (Canto e Canto Gregoriano), assim como toda a investigação aplicada à conceção, elaboração, concretização e avaliação de um PIP, sob orientação científica da Professora Doutora Sofia Serra, e orientação pedagógica da Professora Liliana Coelho. O PIP, subordinado ao tema, “Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto”, tem como principal objetivo avaliar a eficácia da utilização de um website pedagógico, na motivação e autorregulação do estudo individual de canto das alunas participantes neste projeto, bem como o seu impacto no contexto de sala de aula. Esta intervenção foi implementada no CMP, durante o 3º período, do ano letivo 2022/2023 e teve como participantes quatro alunas, três do Curso Básico de Canto (CBC), que frequentavam o 7º, 8º e 9º ano de escolaridade e uma do Curso Básico de Canto Gregoriano (CBCG), que frequentava o 9º ano de escolaridade. A metodologia de investigação, de natureza qualitativa, seguiu uma abordagem de aproximação à Investigação-Ação, centrada num estudo de caso. Os instrumentos e técnicas de colheita e produção de dados usados foram: observação direta e participante, grelhas de observação, notas de campo registadas em diário de bordo, registos audiovisuais (vídeos, gravações de áudio e fotografias), dois inquéritos por questionário aplicados às alunas (um antes e outro após a intervenção pedagógica) e pesquisa documental, relativa ao registo de avaliação final das alunas. As técnicas utilizadas para interpretar e analisar todos os dados quantitativos e qualitativos desta investigação, foram a análise estatística e análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o uso de um website pedagógico demonstrou ter um impacto muito positivo na motivação e autorregulação do estudo individual de canto das alunas, pois estas conseguiram otimizar o tempo e melhorar a qualidade do seu estudo; aumentar a sua capacidade de autorregulação, tornando-se cada vez mais autónomas e , em contexto de sala de aula e performance, verificou-se um aumento da motivação, autoconfiança e nível de preparação, o que se refletiu em níveis de desempenho e resultados escolares de excelência.
id RCAP_cb39d454f8d082445e96e6c57344f607
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42956
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto no ensino básicoPrática profissionalWebsite pedagógicoMotivaçãoAutorregulaçãoEnsino básico de canto e canto gregorianoProfessional practicePedagogical websiteBasic teaching of chant and gregorian chantDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO vigente relatório está bipartido: relatório da Prática Profissional (PP) e Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). Na primeira parte apresenta-se uma descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2022/2023, no Conservatório de Música do Porto (CMP). Este relatório, pretende evidenciar as atividades desenvolvidas na iniciação à prática de ensino supervisionada, na área de especialização do ensino de instrumento (Canto e Canto Gregoriano), assim como toda a investigação aplicada à conceção, elaboração, concretização e avaliação de um PIP, sob orientação científica da Professora Doutora Sofia Serra, e orientação pedagógica da Professora Liliana Coelho. O PIP, subordinado ao tema, “Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto”, tem como principal objetivo avaliar a eficácia da utilização de um website pedagógico, na motivação e autorregulação do estudo individual de canto das alunas participantes neste projeto, bem como o seu impacto no contexto de sala de aula. Esta intervenção foi implementada no CMP, durante o 3º período, do ano letivo 2022/2023 e teve como participantes quatro alunas, três do Curso Básico de Canto (CBC), que frequentavam o 7º, 8º e 9º ano de escolaridade e uma do Curso Básico de Canto Gregoriano (CBCG), que frequentava o 9º ano de escolaridade. A metodologia de investigação, de natureza qualitativa, seguiu uma abordagem de aproximação à Investigação-Ação, centrada num estudo de caso. Os instrumentos e técnicas de colheita e produção de dados usados foram: observação direta e participante, grelhas de observação, notas de campo registadas em diário de bordo, registos audiovisuais (vídeos, gravações de áudio e fotografias), dois inquéritos por questionário aplicados às alunas (um antes e outro após a intervenção pedagógica) e pesquisa documental, relativa ao registo de avaliação final das alunas. As técnicas utilizadas para interpretar e analisar todos os dados quantitativos e qualitativos desta investigação, foram a análise estatística e análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o uso de um website pedagógico demonstrou ter um impacto muito positivo na motivação e autorregulação do estudo individual de canto das alunas, pois estas conseguiram otimizar o tempo e melhorar a qualidade do seu estudo; aumentar a sua capacidade de autorregulação, tornando-se cada vez mais autónomas e , em contexto de sala de aula e performance, verificou-se um aumento da motivação, autoconfiança e nível de preparação, o que se refletiu em níveis de desempenho e resultados escolares de excelência.This report is divided into two parts: Professional Practice Report (PP) and Pedagogical Intervention Project (PIP). The first part is a description of the journey accomplished within the professional internship done during the school year 2022/2023, at the Conservatório de Música do Porto (CMP). This report aims to highlight the activities developed in the initiation to Supervised Teaching Practice, in the specialty area of instrument teaching (Chant and Gregorian Chant), as well as all the research applied to the design, development, implementation and evaluation of a PIP, under the scientific guidance of Doctor Sofia Serra, and pedagogical guidance of Professor Liliana Coelho. The PIP, under the theme, "Case study about the use of a pedagogical website as a motivational and self-regulatory tool for the individual study of singing", has as main objective to evaluate the effectiveness of the use of a pedagogical website, in the motivation and self-regulation of the individual study of singing of the students participating in this project, as well as its impact in the classroom context. This intervention was implemented in CMP, during the 3rd period of the school year 2022/2023 and had as participants four students, three from the Basic Singing Course (BSC), attending the 7th, 8th and 9th grades, and one from the Basic Gregorian Singing Course (BGSC), attending the 9th grade. The research methodology, qualitative in nature, followed an Action-Research approach, centered on a case study. The techniques and instruments used for collecting and producing results were: direct and participant observation, observation grids, field notes recorded in a logbook, audiovisual records (videos, audio recordings and photographs), two questionnaire surveys applied to the students (one before and one after the pedagogical intervention) and documentary research regarding the students' final assessment record. Statistical analysis and content analysis were the techniques used to interpret and analyze all the quantitative and qualitative results of this research. The results obtained show that the use of a pedagogical website has had a very positive impact on the motivation and self-regulation of the students' individual study of singing, as they were able to optimize their time and improve the quality of their study; increase their self-regulation capacity, becoming increasingly autonomous and, in the classroom and performance context, there was an increase in motivation, self-confidence and level of preparation, which was reflected in levels of performance and school results of excellence.Serra, Ana Sofia Almeida SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGarcia, Maria Francisca do Nascimento Lopes2023-07-17203-072024-05-01T00:00:00Z2023-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42956TID:203354915porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:36:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:51.992779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto no ensino básico
title Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto no ensino básico
spellingShingle Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto no ensino básico
Garcia, Maria Francisca do Nascimento Lopes
Prática profissional
Website pedagógico
Motivação
Autorregulação
Ensino básico de canto e canto gregoriano
Professional practice
Pedagogical website
Basic teaching of chant and gregorian chant
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto no ensino básico
title_full Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto no ensino básico
title_fullStr Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto no ensino básico
title_full_unstemmed Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto no ensino básico
title_sort Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto no ensino básico
author Garcia, Maria Francisca do Nascimento Lopes
author_facet Garcia, Maria Francisca do Nascimento Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Ana Sofia Almeida Sá
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Maria Francisca do Nascimento Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional
Website pedagógico
Motivação
Autorregulação
Ensino básico de canto e canto gregoriano
Professional practice
Pedagogical website
Basic teaching of chant and gregorian chant
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Prática profissional
Website pedagógico
Motivação
Autorregulação
Ensino básico de canto e canto gregoriano
Professional practice
Pedagogical website
Basic teaching of chant and gregorian chant
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O vigente relatório está bipartido: relatório da Prática Profissional (PP) e Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). Na primeira parte apresenta-se uma descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2022/2023, no Conservatório de Música do Porto (CMP). Este relatório, pretende evidenciar as atividades desenvolvidas na iniciação à prática de ensino supervisionada, na área de especialização do ensino de instrumento (Canto e Canto Gregoriano), assim como toda a investigação aplicada à conceção, elaboração, concretização e avaliação de um PIP, sob orientação científica da Professora Doutora Sofia Serra, e orientação pedagógica da Professora Liliana Coelho. O PIP, subordinado ao tema, “Estudo de caso sobre o uso de um website pedagógico como ferramenta motivacional e autorreguladora do estudo individual de canto”, tem como principal objetivo avaliar a eficácia da utilização de um website pedagógico, na motivação e autorregulação do estudo individual de canto das alunas participantes neste projeto, bem como o seu impacto no contexto de sala de aula. Esta intervenção foi implementada no CMP, durante o 3º período, do ano letivo 2022/2023 e teve como participantes quatro alunas, três do Curso Básico de Canto (CBC), que frequentavam o 7º, 8º e 9º ano de escolaridade e uma do Curso Básico de Canto Gregoriano (CBCG), que frequentava o 9º ano de escolaridade. A metodologia de investigação, de natureza qualitativa, seguiu uma abordagem de aproximação à Investigação-Ação, centrada num estudo de caso. Os instrumentos e técnicas de colheita e produção de dados usados foram: observação direta e participante, grelhas de observação, notas de campo registadas em diário de bordo, registos audiovisuais (vídeos, gravações de áudio e fotografias), dois inquéritos por questionário aplicados às alunas (um antes e outro após a intervenção pedagógica) e pesquisa documental, relativa ao registo de avaliação final das alunas. As técnicas utilizadas para interpretar e analisar todos os dados quantitativos e qualitativos desta investigação, foram a análise estatística e análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o uso de um website pedagógico demonstrou ter um impacto muito positivo na motivação e autorregulação do estudo individual de canto das alunas, pois estas conseguiram otimizar o tempo e melhorar a qualidade do seu estudo; aumentar a sua capacidade de autorregulação, tornando-se cada vez mais autónomas e , em contexto de sala de aula e performance, verificou-se um aumento da motivação, autoconfiança e nível de preparação, o que se refletiu em níveis de desempenho e resultados escolares de excelência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
2023-07-17T00:00:00Z
2024-05-01T00:00:00Z
203-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/42956
TID:203354915
url http://hdl.handle.net/10400.14/42956
identifier_str_mv TID:203354915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134150263832576