Analysis of the performance of students : the case of UP and UCP
Main Author: | |
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Publication Date: | 2018 |
Format: | Master thesis |
Language: | eng |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.14/27628 |
Summary: | O principal propósito desta tese consiste em analisar os determinantes de sucesso dos alunos universitários, focando no primeiro ano em que estes frequentam a universidade. O enfoque no primeiro ano universitário permite-nos fazer a ligação com o ensino secundário e perceber, entre outros factores a importância da escola de origem na preparação dos alunos. Assim, construímos um indicador compósito que nos permite fazer uma análise comparativa entre escolas secundárias tendo em conta o seu desempenho na forma como preparam os alunos para o sucesso universitário. Utilizamos a metodologia de Data Envelopment Analysis (DEA) para construir o indicador agregado de performance, análise de regressão para analisar determinantes de sucesso, e estatística descritiva para análise exploratória dos dados. As principais conclusões apontam para a importância do desempenho no secundário, do género e do tipo de escola frequentado na explicação dos resultados dos alunos no ensino superior. De notar que o tipo de curso superior dos alunos também tem impacto na forma como cada variável determina o sucesso dos alunos. Relativamente às escolas secundárias verifica-se que no topo do ranking se encontram escolas publicas que parecem contribuir mais para o sucesso universitário dos alunos do que as escolas privadas. |
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Analysis of the performance of students : the case of UP and UCPDesempenhoUniversidadeEnsino secundárioDEARegressão linearRegressão linear múltiplaPerformanceUniversityHigh schoolLinear regressionMultiple linear regressionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO principal propósito desta tese consiste em analisar os determinantes de sucesso dos alunos universitários, focando no primeiro ano em que estes frequentam a universidade. O enfoque no primeiro ano universitário permite-nos fazer a ligação com o ensino secundário e perceber, entre outros factores a importância da escola de origem na preparação dos alunos. Assim, construímos um indicador compósito que nos permite fazer uma análise comparativa entre escolas secundárias tendo em conta o seu desempenho na forma como preparam os alunos para o sucesso universitário. Utilizamos a metodologia de Data Envelopment Analysis (DEA) para construir o indicador agregado de performance, análise de regressão para analisar determinantes de sucesso, e estatística descritiva para análise exploratória dos dados. As principais conclusões apontam para a importância do desempenho no secundário, do género e do tipo de escola frequentado na explicação dos resultados dos alunos no ensino superior. De notar que o tipo de curso superior dos alunos também tem impacto na forma como cada variável determina o sucesso dos alunos. Relativamente às escolas secundárias verifica-se que no topo do ranking se encontram escolas publicas que parecem contribuir mais para o sucesso universitário dos alunos do que as escolas privadas.This thesis main purpose consists in the analysis of determinants of success for students at University, specifically for those attending the first year. The focus on the first year allows us to make the connection with secondary school and understand, among other factors, the importance of the preparation of the students’ school of origin. As such, we built a composite indicator which allows a comparative analysis between secondary schools taking into account the way in which they prepare their students for academic success. We used Data Envelopment Analysis (DEA) methodology to construct the aggregated indicator of performance, regression analysis to analyse the determinants of success and descriptive statistics for the exploratory analysis of the data. Our main findings point to the importance of the performance at secondary school, gender and type of school attended when explaining the results of students at University. Denote that the degree at University also has an impact on how these variables determine academic success. Regarding secondary schools we verify that at the top of the ranking are found public schools, which seem to contribute more to the academic success of students than private schools do.Silva, Maria da Conceição Andrade eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNatividade, Miguel Stella da Silva2019-05-13T14:38:03Z2018-07-0320182018-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27628TID:202101843enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:42.861300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O principal propósito desta tese consiste em analisar os determinantes de sucesso dos alunos universitários, focando no primeiro ano em que estes frequentam a universidade. O enfoque no primeiro ano universitário permite-nos fazer a ligação com o ensino secundário e perceber, entre outros factores a importância da escola de origem na preparação dos alunos. Assim, construímos um indicador compósito que nos permite fazer uma análise comparativa entre escolas secundárias tendo em conta o seu desempenho na forma como preparam os alunos para o sucesso universitário. Utilizamos a metodologia de Data Envelopment Analysis (DEA) para construir o indicador agregado de performance, análise de regressão para analisar determinantes de sucesso, e estatística descritiva para análise exploratória dos dados. As principais conclusões apontam para a importância do desempenho no secundário, do género e do tipo de escola frequentado na explicação dos resultados dos alunos no ensino superior. De notar que o tipo de curso superior dos alunos também tem impacto na forma como cada variável determina o sucesso dos alunos. Relativamente às escolas secundárias verifica-se que no topo do ranking se encontram escolas publicas que parecem contribuir mais para o sucesso universitário dos alunos do que as escolas privadas. |
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