Analysis of the performance of students : the case of UP and UCP

Bibliographic Details
Main Author: Natividade, Miguel Stella da Silva
Publication Date: 2018
Format: Master thesis
Language: eng
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.14/27628
Summary: O principal propósito desta tese consiste em analisar os determinantes de sucesso dos alunos universitários, focando no primeiro ano em que estes frequentam a universidade. O enfoque no primeiro ano universitário permite-nos fazer a ligação com o ensino secundário e perceber, entre outros factores a importância da escola de origem na preparação dos alunos. Assim, construímos um indicador compósito que nos permite fazer uma análise comparativa entre escolas secundárias tendo em conta o seu desempenho na forma como preparam os alunos para o sucesso universitário. Utilizamos a metodologia de Data Envelopment Analysis (DEA) para construir o indicador agregado de performance, análise de regressão para analisar determinantes de sucesso, e estatística descritiva para análise exploratória dos dados. As principais conclusões apontam para a importância do desempenho no secundário, do género e do tipo de escola frequentado na explicação dos resultados dos alunos no ensino superior. De notar que o tipo de curso superior dos alunos também tem impacto na forma como cada variável determina o sucesso dos alunos. Relativamente às escolas secundárias verifica-se que no topo do ranking se encontram escolas publicas que parecem contribuir mais para o sucesso universitário dos alunos do que as escolas privadas.
id RCAP_cb89e3f9082ccaf38ad93103294fa39a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Analysis of the performance of students : the case of UP and UCPDesempenhoUniversidadeEnsino secundárioDEARegressão linearRegressão linear múltiplaPerformanceUniversityHigh schoolLinear regressionMultiple linear regressionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO principal propósito desta tese consiste em analisar os determinantes de sucesso dos alunos universitários, focando no primeiro ano em que estes frequentam a universidade. O enfoque no primeiro ano universitário permite-nos fazer a ligação com o ensino secundário e perceber, entre outros factores a importância da escola de origem na preparação dos alunos. Assim, construímos um indicador compósito que nos permite fazer uma análise comparativa entre escolas secundárias tendo em conta o seu desempenho na forma como preparam os alunos para o sucesso universitário. Utilizamos a metodologia de Data Envelopment Analysis (DEA) para construir o indicador agregado de performance, análise de regressão para analisar determinantes de sucesso, e estatística descritiva para análise exploratória dos dados. As principais conclusões apontam para a importância do desempenho no secundário, do género e do tipo de escola frequentado na explicação dos resultados dos alunos no ensino superior. De notar que o tipo de curso superior dos alunos também tem impacto na forma como cada variável determina o sucesso dos alunos. Relativamente às escolas secundárias verifica-se que no topo do ranking se encontram escolas publicas que parecem contribuir mais para o sucesso universitário dos alunos do que as escolas privadas.This thesis main purpose consists in the analysis of determinants of success for students at University, specifically for those attending the first year. The focus on the first year allows us to make the connection with secondary school and understand, among other factors, the importance of the preparation of the students’ school of origin. As such, we built a composite indicator which allows a comparative analysis between secondary schools taking into account the way in which they prepare their students for academic success. We used Data Envelopment Analysis (DEA) methodology to construct the aggregated indicator of performance, regression analysis to analyse the determinants of success and descriptive statistics for the exploratory analysis of the data. Our main findings point to the importance of the performance at secondary school, gender and type of school attended when explaining the results of students at University. Denote that the degree at University also has an impact on how these variables determine academic success. Regarding secondary schools we verify that at the top of the ranking are found public schools, which seem to contribute more to the academic success of students than private schools do.Silva, Maria da Conceição Andrade eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNatividade, Miguel Stella da Silva2019-05-13T14:38:03Z2018-07-0320182018-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27628TID:202101843enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:42.861300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Analysis of the performance of students : the case of UP and UCP
title Analysis of the performance of students : the case of UP and UCP
spellingShingle Analysis of the performance of students : the case of UP and UCP
Natividade, Miguel Stella da Silva
Desempenho
Universidade
Ensino secundário
DEA
Regressão linear
Regressão linear múltipla
Performance
University
High school
Linear regression
Multiple linear regression
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Analysis of the performance of students : the case of UP and UCP
title_full Analysis of the performance of students : the case of UP and UCP
title_fullStr Analysis of the performance of students : the case of UP and UCP
title_full_unstemmed Analysis of the performance of students : the case of UP and UCP
title_sort Analysis of the performance of students : the case of UP and UCP
author Natividade, Miguel Stella da Silva
author_facet Natividade, Miguel Stella da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria da Conceição Andrade e
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Natividade, Miguel Stella da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho
Universidade
Ensino secundário
DEA
Regressão linear
Regressão linear múltipla
Performance
University
High school
Linear regression
Multiple linear regression
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Desempenho
Universidade
Ensino secundário
DEA
Regressão linear
Regressão linear múltipla
Performance
University
High school
Linear regression
Multiple linear regression
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O principal propósito desta tese consiste em analisar os determinantes de sucesso dos alunos universitários, focando no primeiro ano em que estes frequentam a universidade. O enfoque no primeiro ano universitário permite-nos fazer a ligação com o ensino secundário e perceber, entre outros factores a importância da escola de origem na preparação dos alunos. Assim, construímos um indicador compósito que nos permite fazer uma análise comparativa entre escolas secundárias tendo em conta o seu desempenho na forma como preparam os alunos para o sucesso universitário. Utilizamos a metodologia de Data Envelopment Analysis (DEA) para construir o indicador agregado de performance, análise de regressão para analisar determinantes de sucesso, e estatística descritiva para análise exploratória dos dados. As principais conclusões apontam para a importância do desempenho no secundário, do género e do tipo de escola frequentado na explicação dos resultados dos alunos no ensino superior. De notar que o tipo de curso superior dos alunos também tem impacto na forma como cada variável determina o sucesso dos alunos. Relativamente às escolas secundárias verifica-se que no topo do ranking se encontram escolas publicas que parecem contribuir mais para o sucesso universitário dos alunos do que as escolas privadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
2018
2018-07-03T00:00:00Z
2019-05-13T14:38:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27628
TID:202101843
url http://hdl.handle.net/10400.14/27628
identifier_str_mv TID:202101843
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131918917173248