Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiolhais, Carlos
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Trindade, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/40603
Resumo: As dificuldades dos alunos na aprendizagem da física são bem conhecidas. Diversos trabalhos permitem concluir, por um lado, a existência, de padrões de raciocínio nos alunos a uma pré-física ou "Física aristotélica" e, por outro, o facto deste problema afectar os alunos em todos os níveis de ensino, incluindo estudantes já graduados em Física. Os diversos modos de utilização do computador (simulação, aquisição e tratamento de dados, multimedia, telemática, etc.) e a crescente diversidade e qualidade de software permitem novas estratégias para a resolução deste problema.
id RCAP_cbc3031b4030d53ae9f1a68acd45c5df
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/40603
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionaisAs dificuldades dos alunos na aprendizagem da física são bem conhecidas. Diversos trabalhos permitem concluir, por um lado, a existência, de padrões de raciocínio nos alunos a uma pré-física ou "Física aristotélica" e, por outro, o facto deste problema afectar os alunos em todos os níveis de ensino, incluindo estudantes já graduados em Física. Os diversos modos de utilização do computador (simulação, aquisição e tratamento de dados, multimedia, telemática, etc.) e a crescente diversidade e qualidade de software permitem novas estratégias para a resolução deste problema.Escola Superior de Tecnologia - Instituto Politécnico de Tomar1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/40603http://hdl.handle.net/10316/40603porFIOLHAIS, Carlos ; TRINDADE, Jorge F. – Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais. In COLÓQUIO DE FÍSICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR, 1 ; SILVA, P. Pires da [et al.], ed. – A física no ensino, na arte e na engenharia. Tomar : Escola Superior de Tecnologia - Instituto Politécnico de Tomar, 1999. ISBN 9729473242. p. 185-202.Fiolhais, CarlosTrindade, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T10:34:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/40603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:59:33.079275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais
title Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais
spellingShingle Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais
Fiolhais, Carlos
title_short Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais
title_full Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais
title_fullStr Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais
title_full_unstemmed Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais
title_sort Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais
author Fiolhais, Carlos
author_facet Fiolhais, Carlos
Trindade, Jorge
author_role author
author2 Trindade, Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiolhais, Carlos
Trindade, Jorge
description As dificuldades dos alunos na aprendizagem da física são bem conhecidas. Diversos trabalhos permitem concluir, por um lado, a existência, de padrões de raciocínio nos alunos a uma pré-física ou "Física aristotélica" e, por outro, o facto deste problema afectar os alunos em todos os níveis de ensino, incluindo estudantes já graduados em Física. Os diversos modos de utilização do computador (simulação, aquisição e tratamento de dados, multimedia, telemática, etc.) e a crescente diversidade e qualidade de software permitem novas estratégias para a resolução deste problema.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/40603
http://hdl.handle.net/10316/40603
url http://hdl.handle.net/10316/40603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FIOLHAIS, Carlos ; TRINDADE, Jorge F. – Física para todos : concepções erradas em mecânica e estratégias computacionais. In COLÓQUIO DE FÍSICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR, 1 ; SILVA, P. Pires da [et al.], ed. – A física no ensino, na arte e na engenharia. Tomar : Escola Superior de Tecnologia - Instituto Politécnico de Tomar, 1999. ISBN 9729473242. p. 185-202.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Tecnologia - Instituto Politécnico de Tomar
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Tecnologia - Instituto Politécnico de Tomar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133887214911488